Questões de Pedagogia da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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A concepção crítica do currículo se caracteriza por compreendê-lo intrinsecamente relacionado às questões de:

  • A. Ensino, aprendizagem, classe social, cultura e eficiência.
  • B. Ideologia, poder, currículo oculto, emancipação e libertação.
  • C. Identidade, objetivos, discurso, gênero e multiculturalismo.
  • D. Avaliação, organização, objetivos, eficácia e eficiência.
  • E. Planejamento, poder, capitalismo, metodologia e meritocracia.

A diferença entre aprendizagem significativa e aprendizagem repetitiva refere-se ao vínculo entre o novo material de aprendizagem e os conhecimentos prévios dos alunos. Ao realizar aprendizagens significativas (Ausubel) o aluno

  • A. esgota suas possibilidades cognitivas.
  • B. ressalta as capacidades mentais repetitivas.
  • C. constrói a realidade atribuindo-lhes significados.
  • D. transfere suas capacidades cognitivas para as afetivas.
  • E. estuda a partir dos significados das coisas.

Uma perspectiva democrática de projeto político-pedagógico tem como característica:

  • A. centralização de papéis e ações.
  • B. tomada de decisões em âmbito hierárquico restrito.
  • C. processo coletivo de cunho classificatório.
  • D. reorganização da escola com a descontinuidade de ações passadas.
  • E. processo coletivo de cunho emancipatório.

Dentre as diferentes correntes teóricas de planejamento, há aquela que contempla modelos e instrumentos aptos a incluir a sociedade em seus processos com vistas à transformação social. A essa perspectiva teórica podemos afirmar que apóia-se nos preceitos do planejamento

  • A. estratégico.
  • B. por projetos.
  • C. operacional.
  • D. participativo.
  • E. de gerenciamento.

As teorias de Piaget e Vigotsky, embora possuam diferenças, contribuíram para fundamentar concepções de aprendizagem que entendem o conhecimento como algo que

  • A. é neutro e com fundamento científico forte.
  • B. se constitui uma construção tanto individual quanto coletiva.
  • C. se origina fora do sujeito e o constitui ao mesmo tempo.
  • D. é inato aos sujeitos e universal.
  • E. é um somatório entre fatores inatos e adquiridos.

Quando o professor entra na sala de aula e diz para seus alunos: - Hoje vamos fazer uma avaliação! - Podemos afirmar que nessa frase há um erro conceitual. Ele deveria dizer: - Hoje vamos fazer uma prova! Podemos explicar essa afirmativa, a partir da concepção de que:

I. avaliação é um processo que envolve inúmeras etapas;

II. prova não é a avaliação, mas um instrumento;

III. avaliação é sinônimo de testes e provas;

IV. o processo de avaliação se dá de maneira informal.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I e IV.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.

A concepção de avaliação que se preocupa com os percursos de aprendizagem dos alunos, sem ter como objetivo a atribuição de notas ou conceitos, denomina-se:

  • A. somativa.
  • B. formal.
  • C. normativa.
  • D. certificativa.
  • E. formativa.

As novas tecnologias, especialmente as mídias via internet, os novos aplicativos, trazem dados, imagens, informações, textos, hipertextos que modificam o papel da escola e dos professores. A aquisição da informação dos dados dependerá cada vez menos do professor.

Nesse novo cenário, o papel do professor é

  • A. expor informações que sejam relevantes e pertinentes para cada componente curricular.
  • B. filtrar o acesso a algumas tecnologias, uma vez que podem acelerar os processos de aprendizagem.
  • C. ponderar o uso excessivo das mídias e tecnologias por parte dos jovens e crianças.
  • D. ajudar o aluno a interpretar os dados, a relacioná-los e a contextualizá-los.
  • E. manter a ordem na sala de aula, fazendo com que os alunos não se dispersem com tablets, celulares e notebooks.

O projeto educacional é, respectivamente, político e pedagógico, porque

  • A. perpetua valores da cultura da sociedade a que atende e impõe as opções pedagógicas da unidade de ensino.
  • B. reproduz os valores sociais e culturais e propõe opções educativas que levam à construção de ideais pedagógicos.
  • C. favorece a formação dos sujeitos para um tipo de sociedade que se deseja e define as ações para que a escola cumpra suas intenções educativas.
  • D. responde às demandas da sociedade e organiza as estratégias pedagógicas traçadas pela direção e coordenação pedagógicas escola.
  • E. repete as estruturas sociais e especifica o trabalho pedagógico em linhas científicas, acadêmicas e educativas.

Os componentes do planejamento escolar relativos ao o que ensinar, como ensinar e quando ensinar, dizem respeito respectivamente a:

  • A. sequenciação, didatização e seleção dos conteúdos.
  • B. problematização, seleção e sequenciação dos conteúdos.
  • C. seleção, metodologia e sequenciação dos conteúdos.
  • D. didatização, sequenciação e metodologia dos conteúdos.
  • E. sequenciação, metodologia e ordenação dos conteúdos.
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