Questões de Pedagogia da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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“No contexto da emergência da sociedade do conhecimento, os requisitos educacionais do emprego ampliaram-se” (Márcio Pochmann)

O trecho acima pode ser compreendido no sentido de que

  • A. novos conhecimentos têm surgido das necessidades da indústria e do comércio.
  • B. a sociedade precisa formar trabalhadores que sejam mais requisitados temporalmente.
  • C. a educação profissional deve respeitar a emergência do mercado de trabalho.
  • D. novas demandas do mercado de trabalho relacionam-se com requisitos curriculares mais ampliados.
  • E. a sociedade do conhecimento faz com que o mercado de trabalho fique mais exigente em relação à formação profissional.

Na contemporaneidade, a busca por uma concepção unitária do ser humano, onde diversas áreas de conhecimento interagem dialogando, sem a supremacia de certa ciência em detrimento da outras, e essas áreas dão sua contribuição, preservando sua integridade, métodos e conceitos seria chamada de prática

  • A. multidisciplinar.
  • B. interdisciplinar.
  • C. transdisciplinar.
  • D. pluridisciplinar.
  • E. utópica.

A questão da interdisciplinaridade em sua teoria original é fundamentalmente uma tentativa de

  • A. conservar a existência material.
  • B. preservar a epistemologia.
  • C. buscar a unidade do saber.
  • D. fragmentar os conhecimentos.
  • E. diferenciar a consciência e o agir profissional.

Em relação à educação escolar, não raramente, associa-se inclusão aos portadores de deficiência apenas. Entretanto, quase sempre ficam fora dessa categoria, e que não deveriam ficar, os portadores de altas habilidades; os que apresentam dificuldades de aprendizagem sem serem portadores de deficiência e muito menos outros grupos, como é o caso dos negros, ciganos, anões, índios, etc. O convívio com as diferenças potencializa as aprendizagens. A partir dessa perspectiva, o sentido da busca de uma educação inclusiva, fundamenta-se em uma escola:

  • A. aberta à comunidade que possua crianças e jovens comprometidos cognitivamente para garantir que os direitos dessas minorias excluídas seja exercido.
  • B. de educação especial com recursos diferenciados e que possa atender apenas aqueles que estudantes que necessitam de ações educativas especiais.
  • C. que tenha turmas diferenciadas, onde os alunos com necessidades educativas especiais possam compor classes específicas para eles.
  • D. ressignificada em suas funções sociais e políticas e em suas práticas pedagógicas para garantir a aprendizagem e a participação de qualquer estudante.
  • E. que discrimine as diferenças e as categorize a fim de poder atender às necessidades especiais educativas de cada criança ou jovem de maneira eficiente.

“Tudo parece sugerir que existem alguns universais cognitivos, porém o fato de serem efetivamente postos em prática depende da natureza dos aprendizados específicos propiciados pelas experiências educativas.” (César Coll) Com o trecho acima, podemos afirmar que:

  • A. O crescimento individual e psicológico de uma pessoa é marcado fortemente por suas experiências sensoriais vividas ainda em seu processo uterino.
  • B. Os processos psicológicos superiores sempre aparecem em primeiro lugar na vida de uma pessoa e por essa razão não sofrem a mediação da cultura.
  • C. Todos os processos psicológicos que configuram o crescimento de uma pessoa são fruto da interação constante que mantém com um meio culturalmente organizado.
  • D. A competência cognitiva dos sujeitos está fortemente vinculada aos processos psicológicos superiores que são a experiência primeira, independente da interação social e cultural.
  • E. O crescimento pessoal é o processo pelo qual o ser humano torna sua a cultura do grupo social em que vive de tal forma que as experiências educativas ficam anuladas.

Numa escola de abordagem sociointeracionista de aprendizagem, perto do final do ano, alguns professores consideraram que um grupo significativo de alunos seria reprovado. Coube à coordenadora pedagógica, a partir dessa avaliação:

  • A. estimular os alunos a estudar, pois a dificuldade de aprendizagem passa exclusivamente pela falta de estudo.
  • B. elaborar exercícios de fixação, para que os alunos retenham os conteúdos, usando o recurso da memória.
  • C. estimular os professores a estudarem, pois a dificuldade dos alunos passa pelo desinteresse dos professores.
  • D. fazer ponderações pertinentes, buscando estimular a equipe de professores na busca de soluções viáveis e produtivas.
  • E. traçar metas para que cada professor possa repetir todos os conteúdos com os alunos em dificuldade.

O planejamento e a gestão participativos e democráticos são tratados por diversos autores na educação. As diferentes concepções e práticas da gestão escolar vão configurar sua natureza: tradicional ou democrática. Para Gandin, podemos dizer que uma gestão democrática prioriza:

  • A. tomadas de decisão entre toda a comunidade escolar.
  • B. consulta aos professores da escola nos casos específicos.
  • C. envolvimento dos professores nas decisões do gestor e sua equipe.
  • D. colaboração dos pais nos projetos elaborados pela escola.
  • E. participação de cada profissional em seu setor particular.

A concepção de aprendizagem que possui como fundamento teórico o sociointeracionismo tem como princípio que:

  • A. o somatório entre fatores inatos e adquiridos é o propulsor das aprendizagens entre os sujeitos
  • B. a interação dialética entre os seres humanos e o meio social e cultural é definidora da constituição humana.
  • C. a mediação pedagógica deve se dar entre os sujeitos que possuem hierarquias de conhecimento diferenciadas
  • D. as tentativas de ensaio e erro desenvolvem capacidades inovadoras nos sujeitos conhecidas como insights.
  • E. os sujeitos são uma tábula rasa e que tudo aprendem desde cedo a partir da interação e mediação com o meio ambiente.

Pode-se dizer que o portfólio é:

  • A. um instrumento de avaliação que permite a quantificação dos erros e acertos dos estudantes, sendo de grande valia para a atribuição das notas finais.
  • B. uma ferramenta de trabalho para o professor que pode utilizá-lo como um dossiê para comprovar as notas finais que cada estudante tirará.
  • C. eficiente na obtenção de dados acerca das aprendizagens dos estudantes, constituindo-se num conjunto despretensioso de tarefas realizadas ao longo do ano.
  • D. usualmente utilizado nas salas de aula, propiciando trocas e feedbacks constantes entre professores e alunos, posto que cada um elabora o seu.
  • E. um dossiê da trajetória do estudante, constituindo-se em um instrumento de registro que propicia a memória dos processos de ensino e de aprendizagem.

Avaliar não é medir. A avaliação envolve um processo maior do que lançar notas, quantificar erros e acertos. A concepção de ensino e aprendizagem que compreende o conhecimento como algo quantificável, compreende a avaliação como um processo:

  • A. formativo.
  • B. qualitativo.
  • C. investigativo.
  • D. diagnóstico.
  • E. classificatório.
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