Questões de Pedagogia da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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O que diferencia a educação a distância do ensino presencial, é o efeito que o uso da internet faz trazendo novos desafios para os processos de aprendizagem no que tange à utilização do tempo e espaço por parte dos estudantes. É possível afirmar isso porque estudar a distância faz com que o aluno:

  • A. trabalhe a partir de seu ritmo próprio e navegue por hipertextos e conexões que não são lineares.
  • B. pesquise em conjunto com o professor em busca de informações em textos impressos.
  • C. aprenda a trabalhar em equipe e desenvolva uma aprendizagem mais linear.
  • D. busque alternativas para se ajustar ao ritmo dos colegas de sua turma.
  • E. organize as tarefas de forma que possa refazer sempre a mesma navegação.

A tecnologia apresenta-se como meio, como instrumento para colaborar no desenvolvimento do processo ensinoaprendizagem. A tecnologia reveste-se de um valor relativo e dependente desse processo. Com a afirmação acima podemos dizer que a tecnologia:

  • A. é fundamental para o desenvolvimento do processo de aprendizagem dos sujeitos.
  • B. garante, por si só, um processo de ensino e aprendizagem exitoso e eficaz.
  • C. permite que os avanços nos processos de aprendizagens sejam compartilhados entre os diferentes sujeitos que dele participam.
  • D. não é um fim em si mesmo e a mediação dos sujeitos em aprendizagem torna-se fundamental para garantir o sucesso do processo.
  • E. inexiste enquanto instrumento de mediação pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem.

O Projeto pedagógico de um curso deve expressar:

I. as intenções educativas do curso

II. os anseios de estudantes e professores

III. os planejamentos de aula

IV. os rumos da sociedade a que serve

V. os critérios de avaliação e correção de testes e provas

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, III e V.
  • E. III, IV e V.

O planejamento das ações educativas constitui-se basicamente das dimensões:

  • A. técnica, política e cultural.
  • B. curricular, social e meritocrática
  • C. metodológica, avaliativa e tecnológica
  • D. gerencialista, administrativa e didática
  • E. econômica, política e social.

Em relação às Diretrizes Curriculares do Ensino Técnico Profissional podemos afirmar que a educação profissional observará as seguintes premissas:

I - organização, por áreas profissionais, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica

II - articulação entre escola de nível médio e empresas conveniadas

III - interdisciplinaridade entre o mundo do trabalho e a escola

IV – articulação de esforços das áreas da educação, do trabalho e emprego, e da ciência e tecnologia

Estão corretas apenas as afirmações

  • A. I e II.
  • B. I, II e III.
  • C. I e III.
  • D. I e IV.
  • E. I, II, III e IV.

Uma professora trabalha com temas como água, animais, Dengue, Copa do Mundo, etc. a partir de uma metodologia de trabalho com projetos. Os temas são escolhidos pelas crianças a cada dois meses, aproximadamente. Essa forma de trabalho traz implícita uma concepção de organização curricular que se caracteriza pela:

  • A. disciplinaridade dos conhecimentos.
  • B. interdisciplinaridade entre conceitos.
  • C. transversalidade dos temas.
  • D. identidade dos conhecimentos.
  • E. multidisciplinaridade das matérias escolares.

Embora professor e aluno sejam diferentes e desiguais, o docente deve se pôr a serviço do discente, sem imposições de idéias e concepções, transformando o aluno em sujeito de sua própria aprendizagem, sendo um professor estimulador, orientador e um catalisador no meio dos educandos, promovendo situações de reflexão em comum. Quando o professor valoriza a aprendizagem informal, via grupo, e a negação de toda forma de repressão, visa-se favorecer o desenvolvimento de pessoas mais livres. LUCKESI (1990) afirma que “se os alunos são livres frente ao professor, também este o é em relação aos alunos”. No que se refere a relação professor/aluno, a tendência pedagógica que considera os alunos livres no seu pensar e agir, frente ao do professor, que deve ter uma postura empática, exercendo a função de "conselheiro" e, em outras vezes, de instrutor-monitor à disposição do grupo é a

  • A.

    liberal tecnicista.

  • B.

    progressista crítico-social dos conteúdos.

  • C.

    progressista libertária.

  • D.

    liberal renovada não-diretiva.

  • E.

    liberal renovada não-diretiva.

Na Educação, o conceito de multiculturalismo, enquanto campo teórico e político voltado para a valorização da pluralidade cultural e para o desafio à construção das diferenças, tem-se colocado em destaque frente à necessidade de se promover a inclusão dos sujeitos, em seu processo de aprendizagem. Na atualidade educacional, com a inclusão social preconizada na LDB/ 96, não há mais como se pensar em excluir os discentes de seu direito a ter uma educação de efetiva, garantindo-lhe o acesso, a permanência e a qualidade do ensino em nossa realidade. Faz-se mister perceber a prática pedagógica multicultural sob novos ângulos, uma vez que essa prática se constrói no discurso, causada por intenções desafiantes em torno das diferenças e preconceitos referentes. Saber lidar com as diferenças, com as diferenças das diferenças, promovendo uma educação eficaz, eficiente, efetiva e relevante, que coloca em cheque as propostas educacionais mais tradicionais, vem ao encontro dos ditames educacionais contemporâneos, possibilitando as transformações necessárias para tanto. Esse fato coloca a profissão docente no centro das atenções, desde o seu curso de formação, de sua capacitação continuada até a sua atuação como professor(a) regente de turma, em sala de aula, bem como as ações dos demais profissionais da educação dentro e fora dos muros escolares, envolvidos com a formação do cidadão e cidadã, sob a sua responsabilidade. Essas e outras razões apontam a necessidade do professor ser um profissional reflexivo. Segundo Pimenta (1998), na profissão docente há três saberes que se complementam. O primeiro está ligado ao saber adquirido no espaço da docência e com a prática, buscando a superação dos problemas cotidianos; o segundo, trabalhar com as informações, classificando-as, analisando-as e contextualizando-as e o terceiro, tem a ver com técnica, como se fossem receitas desarticuladas da realidade e sem a devida contextualização e atualização. Esses saberes são denominados como saber

  • A.

    oculto, o clássico e o científico.

  • B.

    vulgar, o científico e o pedagógico.

  • C.

    oculto, o pedagógico e o da experiência.

  • D.

    da experiência, o oculto e o clássico.

  • E.

    da experiência, o científico e o pedagógico.

Enquanto ferramenta, o planejamento estratégico possibilita organicidade, dinamicidade e contribui para melhorar qualidade da intervenção de diversos profissionais que trabalham na área da violência contra a mulher, crianças, adolescentes e jovens, proporcionando mais objetividade, racionalidade e direcionamento ao trabalho proposto. Como um instrumento de ação, deve estar atrelado à modernização, pois possibilita maior e melhor modo de intervenção na realidade, de forma mais instrumentalizada e capacitada, auxiliando em como se deve promover o enfrentamento das questões, que afligem os vitimizados pela violência. Como instrumento de intervenção, o planejamento estratégico busca alcançar a efetivação de melhores resultados, a obtenção de soluções alternativas para os processos decisórios, assim como a redução de riscos e incertezas. Possibilita estabelecer propostas e projetos de atuação, ajudando a definir ações e metas objetivas, propondo desafios desejáveis de serem alcançados. Planejar significa pensar o futuro, portanto é preciso se organizar. Em Vasconcellos (2000), vemos que a realidade não se dá a conhecer explícita e diretamente, que somente o “esforço de decifração e interpretação visa a apreender o dinamismo do real já configurado, tendo em vista nele entrar, seja no sentido de usufruir, seja de transformar”. Para que haja um planejamento comprometido com o real, deve-se levar em conta as experiências anteriores e o engajamento futuro dos sujeitos para que se possa realizar as ações de forma relevante. Logo, para o autor, ao se planejar, deve-se levar em consideração as experiências anteriormente vividas pelo docente, assim como o engajamento para que se torne viável de acontecer. Por isso, ele diz que, para se planejar, é importante e necessário

  • A.

    cumprir regras e normas fechadas.

  • B.

    estabelecer normas e objetivos fixos.

  • C.

    adotar uma postura docente laissez-fair.

  • D.

    ter uma postura profissional autoritária.

  • E. imaginar de forma comprometida.

LIBÂNEO (1999), em seu livro “Pedagogia e Pedagogos para que”?, nos fala que a educação é um fenômeno/prática social a ser compreendida no quadro do funcionamento geral da sociedade da qual faz parte. Defende, também, que as práticas educativas não se restringem apenas à escola ou à família, podendo ocorrer em todos os âmbitos e contextos da vida individual e social humana, institucionalizados ou não, nas mais variadas modalidades de ensino. Para Libâneo, o objeto de estudo da Pedagogia é constituído por esses processos, enquanto espaço próprio de investigação. Apresenta a Pedagogia como ciência que estuda as práticas educativas, com vista a explicitar finalidades, objetivos sociopolíticos e formas de intervenção pedagógica para a educação. Segundo o autor, o pedagógico da ação educativa se expressa, justamente

  • A.

    nas práticas docentes, dentro das escolas públicas.

  • B.

    nas atividades executadas exclusivamente na escola.

  • C.

    no desejo dos professores em cumprir o currículo oficial.

  • D.

    nas práticas docentes, dentro das escolas privadas.

  • E.

    na intencionalidade e no direcionamento dessa ação.

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