Lista completa de Questões de Pedagogia da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Enquanto processos de transformação social, mais lentos e profundos, reproduzidos também na cultura entendida como modo de vida característico de determinado grupo, lugar e/ou momento da história uma luta social, entendida no movimento da história, tem um peso maior, quando produz e reproduz um movimento sociocultural que é maior do que ela mesma, evidenciando as dimensões relacionadas às formas de vida dos sujeitos, expondo seus valores, posturas, visão de mundo, tradições, costumes..., acabando por exigir uma reflexão da sociedade sobre si mesma. Para GENTILLE & FRIGOTTO (2001), a luta social que produz e reproduz um movimento sociocultural, maior que si mesma, é a que forma
pessoas de sucesso, conscientes de seu poder.
sujeitos trabalhadores, numa sociedade plural.
pessoas capazes para exercer sua profissão liberal.
sujeitos sociais, políticos e humanos.
homens e mulheres fortes e saudáveis para conviver em sociedade.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A opção pelo diálogo com os Estados na construção e na implementação de uma política pública setorial no sistema penitenciário tem sido, sem dúvida, decisiva para o consolidar uma trajetória de mudança, e isso se verifica pela própria iniciativa dos participantes em propor a institucionalização de um coletivo destinado a prosseguir com essa experiência. O desafio é garantir que a abertura à participação gire em torno de uma pauta politicamente objetiva e tecnicamente densa.
(Coordenação Geral de Ensino/DEPEN/MJ, 2006)
Essa fala do DEPEN (2006) nos mostra que os paradigmas presentes já não davam conta da realidade do sistema penitenciário, até aquela data, e que novo paradigma precisava ser criado, a partir da promoção de uma mudança conceitual que desse conta da crise dos paradigmas, indo em busca de novas possibilidades de respostas para atender às necessidades, que a realidade exigia. Essa transformação deveria partir da proposta de uma mudança de visão de mundo que propusesse soluções aos problemas existentes, dando conta da insatisfação que os modelos anteriores apresentavam. Logo, a necessidade da mudança de paradigmas geralmente advém da crise dos paradigmas. Segundo Kuhn, em Brandão (1994), existem causas internas e externas que provocam essas mudanças, entendendo como causas internas o resultado de desenvolvimentos teóricos e metodológicos dentro de uma mesma teoria e também do esgotamento dos modelos tradicionais de explicação oferecidos pela própria teoria, o que leva à busca de alternativas e como causas externas
os princípios que norteiam a tradição institucional.
as crenças dos que trabalham no sistema penitenciário.
as opções de ação do gestor das empresas privadas.
as mudanças na sociedade e na cultura de uma época.
os espaços físicos dos sistemas penitenciários existentes.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A gestão educacional é de fundamental importância para a atuação do pedagogo. Entretanto, há diferenças no que concerne às concepções e práticas que configuram sua natureza - tradicional ou democrática.
Qual das situações abaixo exemplifica uma gestão democrática?
Pedagogia - Planejamento de Ensino - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Por que alguns autores têm debatido e afirmado que trabalhar na perspectiva de uma avaliação formativa significa provocar a mudança da própria instituição educativa em seu aspecto conceitual?
Pedagogia - Planejamento de Ensino - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Uma nova indústria, instalada na foz de um rio, tem afetado a saúde das pessoas de uma comunidade que vive no interior de Palmas, no Tocantins. Técnicos visitaram a comunidade e viram que a base da alimentação da comunidade é a pesca. Do ponto de vista avaliativo, só se pode chegar a essa conclusão porque foi realizada uma avaliação
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Há diferentes concepções acerca da função do currículo para a educação. A concepção pós-crítica do currículo apresenta, em sua vertente multiculturalista, uma perspectiva em que:
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Em educação, a pesquisa tem grande importância para o desenvolvimento do trabalho dos profissionais da área. No caso do pedagogo que trabalha junto a comunidades que têm questões práticas a serem resolvidas, um tipo de pesquisa se torna fundamental: a pesquisa-ação. A pesquisa-ação considera fundamental
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Qual perspectiva de educador Paulo Freire nos ensinou com essa afirmação?
Pedagogia - Fundamentos da Educação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Apesar de sua difusão, a Educação para Todos é amiúde interpretada, equivocadamente, como escolaridade para todos e considerada equivalente à Educação Primária Universal (EPU), uma meta amplamente proclamada pela comunidade internacional. E mais: o importante conceito de satisfação de necessidades básicas de aprendizagem recebeu bem menos atenção que o esforço por garantir a cada menino e menina um lugar na escola. (Rosa Maria Torres)
De acordo com o trecho acima, a Educação para Todos deve ser entendida como
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Segundo Pimenta (1998:59), no exercício da profissão se complementam os saberes advindos da experiência, da ciência e da formação pedagógica. Sobre o saber da experiência, a autora diz que mesmo não sendo professores (as), as pessoas tem uma experiência socialmente acumulada sobre essa profissão e seu exercício. Sobre o saber científico, a autora afirma que o conhecimento não se reduz à informação e a inteligência, mas implica também em
problematizar, propor e desenvolver projetos.
aprofundar os estudos sobre a ciência da educação.
classificar, analisar e contextualizar projetos.
reproduzir experiências anteriores acumuladas.
oferecer os fundamentos necessários aos alunos.
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