Questões de Pedagogia da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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A tarefa primordial de um processo reflexivo no ensino é a de proporcionar a si e a toda a educação um caminho metodológico que possibilite a formação de cidadãos autônomos. Educar para e na reflexão é a tarefa essencial do presente. Formar mentes reflexivas é lançar-se num projeto de inovação que rompa com as formas e modelos tradicionais de educação, implicando num novo horizonte de compreensão do sentido da existência humana. Portanto, podemos dizer que a educação reflexiva

  • A.

    reproduz os modelos pedagógicos.

  • B.

    permite a aquisição de conhecimentos.

  • C.

    propicia práticas diferenciadas.

  • D.

    regula as informações recebidas.

  • E.

    possibilita a autêntica cidadania.

“O sucesso de um programa de desenvolvimento interpessoal não se limita ao plano técnico. A qualificação do coordenador é, sem dúvida, um fator essencial para o aproveitamento da experiência de aprendizagem do grupo. Outros componentes precisam ser considerados importantes no processo de aprendizagem do grupo como componentes culturais, de atitudes, de valores, crenças e ideologias que predispõem as pessoas a criar, analisar e avaliar possíveis linhas de ação e soluções, além do respaldo moral”. No texto acima, Fela Moscovici afirma que

  • A.

    o componente ético está sempre presente no trabalho de desenvolvimento interpessoal.

  • B.

    o processo vivencial de aprendizagem sempre obtém resultados desejáveis.

  • C.

    o coordenador não é responsável pelas conseqüências do programa.

  • D.

    o resultado do desenvolvimento interpessoal é concreto e imediato.

  • E.

    a competência interpessoal é um componente secundário do sistema humano.

Abordar as diferenças não deve contribuir para isolar grupos, para criar guetos, para aumentar na sociedade a fragmentação que se pretende neutralizar. Separações não promovem igualdades. Na tentativa de articular as diferenças existentes na sociedade, um caminho mais eficaz é a promoção de

  • A.

    espaços para que todos tenham que falar.

  • B.

    espaços que aproximem os diferentes através de estratégias interativas, lúdicas e pedagógicas.

  • C.

    espaços de sensibilização e transmissão de informação.

  • D.

    trocas em que os diversos grupos possam participar como produtores de cultura e ampliar seus horizontes culturais.

  • E.

    espaços de troca entre grupos de diversas regiões do país para estudo e sistematização do conhecimento.

Os estudos que tratam das diversas modalidades de educação costumam caracterizar as influências educativas como nãointencionais. A educação não-intencional refere-se às influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Tal influência, também denominada de educação informal, corresponde processos de aquisição de conhecimentos que não estão ligados a uma instituição. Portanto, são experiências de educação informal as ações

  • A.

    educativas e processos formativos e espontâneas que ocorram no meio social, nos quais os indivíduos se envolvem pelo fato de existirem socialmente.

  • B.

    educativas sistematizadas e intencionais para suscitar conhecimentos, valores e crenças.

  • C.

    educativas compostas de métodos e técnicas que criem situações para suscitar idéias, valores e atitudes.

  • D.

    sistematizadas ligadas às igrejas, escolas e movimentos sociais organizados.

  • E.

    educativas com finalidade de instrução e ensino mediante uma ação consciente e planejada.

A teoria, como cultura objetivada, é importante na formação docente porque tem o poder formativo e dota os sujeitos de pontos de vistas variados para uma ação contextualizada. Por esse ponto de vista, a teoria oferece aos educadores perspectivas de análise para compreenderem

  • A.

    as organizações escolares e os sistemas de ensino.

  • B.

    os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e profissionais.

  • C.

    a conseqüência das mudanças na empregabilidade para a organização.

  • D.

    o processo de trabalho e as relações capitalistas de produção.

  • E.

    as dimensões formadoras na produção de metas em todas as disciplinas desenvolvidas.

Ao se reunirem na Escola X para elaborarem o Projeto Político-Pedagógico, a equipe técnico-pedagógica pediu para que todos os presentes refletissem sobre o seu significado para a comunidade escolar. Segundo Vasconcelos, "do ponto de vista conceitual, há necessidade de se precisar o próprio conceito de Projeto Político-Pedagógico, pois, embora se tenha avançado bastante neste campo, ainda persistem algumas confusões, como por exemplo, achar que Projeto é o mesmo que regimento, ou ainda confundir Projeto com o mero agrupamento dos planos de ensino ou dos vários planos setoriais da escola." Entendendo-se o Projeto Político-Pedagógico como sendo o plano global da instituição, o que deve estar dando suporte formal, legal e jurídico para aquilo que a equipe pedagógica se propõe a realizar?

  • A.

    o plano de curso

  • B.

    o plano de aula

  • C.

    os centros de interesse

  • D.

    o regimento

  • E.

    o planejamento educacional

Para desenvolver o fazer docente em sala de aula, o professor precisa traçar uma conjunto de relações interativas necessárias para facilitar a aprendizagem, que tem como ponto de partida o próprio planejamento. Em "(...) a influência da concepção construtivista na estruturação das interações educativas na aula", Zaballa nos aponta que entre as funções docentes, ao se fazer o planejamento, deve-se cuidar de:

I - Planejar a atuação docente de uma maneira suficientemente flexível para permitir a adequação às necessidades dos alunos em todo o processo de ensino / aprendizagem.

II - Contar com as contribuições e os conhecimentos dos alunos, tanto no início das atividades como durante sua realização.

III - Ajudá-los a encontrar sentido no que estão fazendo para que conheçam o que devem fazer, sintam que podem fazê-lo e que é interessante fazê-lo.

Está (ão) correta (s):

  • A.

    II e III apenas

  • B.

    I e III apenas

  • C.

    I, II e III

  • D.

    I e II apenas

  • E.

    III apenas

Na escola onde trabalha Luiza, muitos professores divergem sobre o que é projeto. Acreditam, como nos diz Gandin, que o projeto deverá ser muito mais simples, "estando às considerações que o embasam já contidas no plano do qual brotou a decisão do projeto. Precisa ser tão claro e tão simples que qualquer pessoa possa coordenar sua execução". Para Gandin, "O projeto é a máxima aproximação - junto com a orientação da rotina - entre a elaboração (pensar) e a execução (agir): constam nele apenas as especificações para a ação". Assim sendo, o autor conceitua projeto como uma ação desencadeada:

  • A.

    dentro de um período de tempo determinado, geralmente para criar algo que não existia antes

  • B.

    sem um período de tempo determinado, geralmente para criar algo que não existia antes

  • C.

    em qualquer período de tempo, geralmente para dar asas ao que já existia antes

  • D.

    dentro de um período de tempo indeterminado, para concretizar o que já existia antes

  • E.

    dentro de um período de tempo indeterminado, para concretizar o combinado no planejamento prévio

Para Libâneo, "... ao considerar os objetivos gerais e suas implicações para o trabalho docente em sala de aula, o professor deve conhecer os objetivos estabelecidos no âmbito do sistema escolar oficial, seja no que se refere à valores e ideais educativos, seja quanto às prescrições de organização curricular e programas básicos das matérias." Uma vez que o trabalho escolar está vinculado a diretrizes nacionais, estaduais e municipais de ensino, esse conhecimento se faz necessário, pois precisamos saber que concepções de homem e sociedade os caracterizam, uma vez que expressam os interesses dominantes dos que controlam os órgãos públicos. Com base na afirmativa acima, indique os níveis de abrangência que devem ser considerados no momento em que os objetivos gerais são traçados:

I - O sistema escolar, que expressa as finalidades educa-tivas de acordo com ideais e valores dominantes na sociedade.

II - A escola, que estabelece princípios e diretrizes de orientação do trabalho escolar com base num plano pedagógico-didático que represente o consenso do corpo docente em relação à filosofia da educação e à prática escolar.

III - O professor, que concretiza no ensino da matéria a sua própria visão de educação e de sociedade.

IV - O aluno, que absorve, na aquisição da matéria, os conhecimentos culturais necessários para a sua inserção no mercado de trabalho.

Está (ão) correto (s) apenas:

  • A.

    I, II e IV

  • B.

    II, III e IV

  • C.

    I e III

  • D.

    I, III e IV

  • E.

    I, II e III

Ao afirmar que ensinar é uma especificidade humana, Paulo Freire mostra que "(...) a arrogância farisaica, malvada, com que julga os outros e a indulgência macia com que se julga ou com que julga os seus. A arrogância que nega (...) a humildade, não é virtude dos que ofendem nem tampouco dos que se regozijam com sua humilha-ção."

Considerando-se o clima de respeito que nasce na relação docente/discente, Freire afirma que "Ensinar exige":

  • A.

    segurança, competência profissional e generosidade

  • B.

    segurança, formação profissional e autoritarismo

  • C.

    conhecimento científico, competência profissional e autoridade

  • D.

    segurança, formação profissional e transmissão de conhecimento

  • E.

    domínio pedagógico, transmissão de conhecimento e igualdade

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