Questões de Pedagogia da Instituto Ludus

Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto Ludus para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Mizukami (1997) apresenta cinco concepções a respeito do ensinar e aprender. Marque a alternativa que apresenta característica da concepção sócio-cultural:

  • A.

    educador e educando são sujeitos de um processo em que crescem juntos, como meio de superação das contradições sociais.

  • B.

    o ensino dos fatos é substituído pelo ensino de relação, pela proposição de problemas.

  • C.

    o ensino é centrado na pessoa; a atitude básica do professor é a de confiança e respeito ao aluno.

  • D.

    os alunos recebem uma variedade e quantidade de noções, conceitos e informações.

  • E.

    os elementos a serem considerados no processo de ensino são: aluno, objetivo e um plano para alcançar o objetivo proposto.

A avaliação de desempenho está presente em toda a atividade humana. Na sua atuação o supervisor escolar deve realizar a avaliação para:

  • A.

    verificar os problemas particulares dos alunos e dos professores e tentar resolvê-los.

  • B.

    prioritariamente controlar a ação do professor e divulgar os resultados obtidos.

  • C.

    investigar e avaliar a sua área de trabalho, na busca de uma ressignificação de seu fazer pedagógico.

  • D.

    cumprir uma rotina burocrática e garantir o controle das situações ocorridas no âmbito da escola.

  • E.

    N.D.A

São competências do supervisor escolar:

  • A.

    perfil de liderança educacional, instalando um clima de harmonia como forma de manter o bom relacionamento entre os profissionais da escola.

  • B.

    perfil autoritário, mas comprometido com a melhoria do ensino.

  • C.

    desenvolve seu trabalho de forma impositiva, como forma de envolver todos os responsáveis pelo processo educativo.

  • D.

    manter-se afastado da administração da escola, esclarecendo os limites de trabalho de cada setor.

  • E.

    utiliza constantemente de críticas, sem o uso de uma avaliação mais criteriosa da equipe.

Tendo em vista a LDB.9394/96 a formação do supervisor educacional deve ocorrer:

  • A.

    em cursos de licenciatura em áreas específicas.

  • B.

    apenas no ensino médio, em cursos profissionalizantes.

  • C.

    somente nos cursos de pós-graduação.

  • D.

    em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação.

  • E.

    todas estão corretas.

Numa perspectiva contemporânea o papel da supervisão escolar, pode ser entendido como, exceto:

  • A.

    assessorias, acompanhamento e orientação de todo o processo educativo.

  • B.

    mediação de prática avaliativa da escola.

  • C.

    restringe-se ao controle do corpo docente.

  • D.

    melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem.

  • E.

    participação na construção da autonomia da escola com competência técnica e política.

A pedagogia pode ser definida como:

  • A.

    ciência da e para a educação, composta de estudos próprios sobre a educação e o ensino.

  • B.

    ciência que somente estuda as metodologias específicas do fenômeno educativo.

  • C.

    ciência que estuda apenas a organização dos conteúdos e das disciplinas próprias do ensino fundamental.

  • D.

    ciência que estuda apenas a organização dos conteúdos e das disciplinas próprias do ensino fundamental.

  • E.

    todas alternativas estão corretas.

Para as afirmativas abaixo escreva V(verdadeiro) e F(falso) e em seguida marque a sequência correta:

( ) Os fenômenos educacionais independem dos fenômenos sociais.

( ) As instituições pedagógicas são antes de tudo instituições sociais.

( ) Os sistemas pedagógicos mudam, quando mudam as relações de poder entre os seus membros.

( ) As instituições educacionais não refletem as características do sistema social.

( ) As ações dos professores são muitas vezes influenciadas pelas correntes políticas vigentes.

A sequência correta é:

  • A.

    F. V. V. F. V.

  • B.

    V. F. V. F. V.

  • C.

    V. V. F. F. V.

  • D.

    F. F. V. F. F.

  • E.

    Todas são verdadeiras.

Libâneo (1994) afirma que “dentro da escola há diferenças no modo de conduzir o processo de ensino”. Marque a afirmativa que destaca característica básica de uma escola.

  • A.

    o papel da escola é apenas o de adaptar as crianças ao meio social e a preparação para exercício de uma profissão.

  • B.

    a origem social dos alunos é determinante para o tipo de ensino a ser desenvolvido.

  • C.

    a escola deve garantir o acesso e a permanência do aluno, levando em conta as suas condições específicas.

  • D.

    a transformação da escola depende das instâncias superiores e não dos professores.

  • E.

    não cabe à escola envolver-se com as questões sociais e pessoais do aluno.

Em geral, os estudiosos em educação afirmam que o planejamento é importante porque:

  • A.

    explicita os valores, a participação coletiva e a diretrizes do processo educativo escolar.

  • B.

    apenas uma reunião na qual se discute o funcionamento geral da escola.

  • C.

    dispensa a integração e a coerência entre os vários níveis de ensino existentes na escola.

  • D.

    instrui no âmbito escolar como todos profissionais devem garantir seu trabalho.

  • E.

    todas estão corretas.

A aplicação dos termos interdisciplinaridade e transdisciplinaridade são comumente usados no meio educacional. Classifique os conceitos na ( 2ª coluna) de acordo com o termo destacado na (1ª coluna). Marque em seguida a sequência correta:

1ª Coluna

1 – Interdisciplinaridade.

2 – Transdisciplinaridade.

2ª Coluna

( ) Busca superar o conceito de disciplina.

( ) Os interesses próprios de cada disciplina são preservados.

( ) Há comunicação entre campos do saber, possibilitando a interação do conhecimento.

( ) Etapa superior de integração, não existe fronteira entre as disciplinas.

( ) Adota uma perspectiva teórica-metodológica comum para todas as disciplinas envolvidas.

Está correta a sequência:

  • A.

    2, 2, 1, 1, 1.

  • B.

    1, 1, 2, 2, 2.

  • C.

    2, 1, 1, 1, 2.

  • D.

    2, 1, 2, 1, 1.

  • E.

    2, 1, 1, 2, 1.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...