Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Já há alguns anos, a noção de avaliação começou a se transformar, tomando um sentido bem diferente do modelo anterior. Essa transformação se deu, sobretudo:
no sentido de eliminar a avaliação subjetiva ("questão aberta") pela avaliação objetiva ('múltipla escolha").
no sentido de adotar a avaliação pontual e terminal, onde a "prova" tem uma função legitimamente eliminatória e classificatória.
no sentido de suprimir integralmente a avaliação, considerada como ultrapassada, meritocrática e baseada numa concepção "bancária" de educação.
no sentido da avaliação processual e contínua, sem a perspectiva classificatória e normativa e partindo de uma nova relação com o saber
no sentido de aceitar apenas as representações que o aluno faz do "saber", independentemente do "certo" ou "errado", conceitos vazios e relativos.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Um conceito que tem sido bastante discutido pelos educadores é aquele de "transposição didática" (Chevallard). Este conceito se refere:
ao modo de transmitir uma matéria pelo professor que pode ter "didática" ou não.
às críticas à Escola Nova que centra todo o processo pedagógico no aluno e esquece que educar é transmitir.
às cinco etapas do processo didático: rememoração, apresentação, problematização, aplicação e fixação.
à forma como os livros didáticos estão estruturados, partindo do "simples" para o "complexo".
à trajetória cumprida pelo saber, desde a sua produção, na comunidade científica, até a sua inserção na sala de aula.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Uma das competências atuais exigidas do professor é a de que ele saiba administrar a heterogeneidade dos alunos. A esse respeito, os educadores estão minimamente de acordo sobre o ponto seguinte:
Trata-se apenas de respeitar as diferenças individuais, mas garantindo um conteúdo único e uma avaliação classificatória.
Esse é um dos grandes problemas da escola: a matéria- prima com que ela trabalha –os alunos- não é homogênea, daí a desigualdade de resultados ser inevitável.
Essa heterogeneidade implica um trabalho individual com cada aluno, evitando o trabalho em equipe, que esconde as deficiências pessoais.
Trata-se de respeitar os ritmos de aprendizagem de cada um, aliando o trabalho individual com o trabalho coletivo, aumentando, assim, as chances de uma construção significativa do conhecimento.
Essa competência é exigida apenas nas escolas privadas, que dispõem de auxiliares de ensino e professores exclusivamente dedicados e bem remunerados.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa que indica corretamente em qual das abordagens o jogo possui papel de destaque, assumindo características peculiares.
Desenvolvimentista, enfatizando a tradição do jogo na relação com o desenvolvimento do homem.
Crítico-superadora, estruturando-o como construção psicogenética
Sociológica, reconhecendo-o como possibilidade da aprendizagem do, pelo e para o movimento
Construtivista-interacionista, considerando que, enquanto a criança joga e brinca, ela aprende e se utiliza de ambientes lúdicos e prazerosos.
Promoção da saúde, enfatizando a aptidão física e objetivando informar, promover, mudar sobre um novo estilo de vida.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre a abordagem construtivista-interacionista que se fundamenta nos trabalhos de Jean Piaget, é correto afirmar:
Defende a idéia de que o movimento é o principal meio e fim da educação física.
Possibilita uma maior integração com uma proposta pedagógica ampla e integrada à educação física nos primeiros anos da educação formal
A seleção de conteúdos para as aulas de educação física leva em consideração a relevância social, a contemporaneidade e adequação as características sociocognitivas dos alunos
Preocupação em garantir a especificidade da educação física, a partir do binômio corpo/movimento como meio e fim da educação física.
Fundamenta-se em esquemas de assimilação e acomodação num processo de constante reorganização.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Dentre as características de um currículo elaborado a partir das competências estão:
aprendizagem centrada no aluno e adequação do fluxo escolar
adequação do fluxo escolar e aprendizagem por conceitos- chave.
aprendizagem por conceitos-chave e aprendizagem centrada no aluno.
aprendizagem centrada no aluno e resolução de problemas de aprendizagem.
resolução de problemas de aprendizagem e adequação do fluxo escolar.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O currículo por competência surge como "novo" paradigma, construindo a idéia de que a Escola deve estar sintonizada com as mudanças da sociedade. A complexa conjuntura que se apresenta tanto nos Referenciais (1999) como nas Diretrizes (2001) indica para a escola novas tarefas entre as quais a resignificação do ensino face aos desafios contemporâneos. Dias e Lopes (2003).
Assinale a alternativa incorreta em relação aos novos paradigmas curriculares:
Uma escola que visa apenas a atender às necessidades do mercado de trabalho, fortalecendo a vinculação entre educação e interesse do mercado
Uma escola mais voltada à comunidade, especialmente com o envolvimento maior dos pais e da própria comunidade
Uma escola que desenvolve as competências para inserção em diferentes contextos de trabalho, em sintonia com as demandas de uma sociedade constantemente em mudança
Uma escola comprometida com a construção das competências requeridas para a convivência e o trabalho em equipe
Uma escola comprometida com prática reflexiva, trabalho por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Organizar o currículo por área de conhecimento significa:
exigir a dedicação integral dos professores.
exigir a dedicação total dos alunos.
integrar mais especialistas das diferentes áreas do conhecimento ao currículo escolar.
superar a concepção tradicional de currículo.
modificar a estrutura organizacional da escola.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Organizar o currículo a partir das disciplinas significa
dar preferência ao trabalho de cada professor, pois este detém o saber específico segundo sua formação docente
favorecer o saber específico de cada disciplina, pois permite o aprofundamento em cada área do conhecimento
não confundir as diferentes disciplinas, respeitando suas especificidades.
respeitar o ritmo do aluno que só consegue assimilar os conteúdos que são apresentados seqüencialmente.
privilegiar os conteúdos específicos a fim de favorecer a aprendizagem do aluno, pois ele não assimila todos os conteúdos necessários ao mesmo tempo.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considerando a teoria de Vygotsky, é correto afirmar:
A aprendizagem escolar orienta e estimula processos de desenvolvimento nos indivíduos.
Aprendizagem e desenvolvimento são processos completamente separados.
O curso do desenvolvimento precede sempre ao curso da aprendizagem.
As relações entre aprendizagem e desenvolvimento não foram discutidas por Vygotsky.
As intervenções do professor exercem maiores transformações quando atuam na consolidação de conhecimentos já adquiridos
Em cada uma das questões abaixo, marque a única alternativa correta de acordo com o enunciado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...