Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
No contexto do currículo por competências o ensino- aprendizagem também está voltado para a administração de situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos. Dessa maneira, a noção de situação-problema compreende, dentre outras, as características apresentadas abaixo, exceto:
a organização em torno da resolução de um obstáculo pela classe.
a atividade trabalhada respeitando o alcance cognitivo dos alunos.
o estudo organizado em torno de uma situação de caráter concreto.
o trabalho didático que não estimula os conflitos sociocognitivos.
a concepção da situação proposta como um enigma a ser resolvido.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A oferta de Educação Especial é considerada:
facultativa e circunstancial, dependendo da vontade política do governante.
temporária e restrita aos casos considerados desesperadores.
oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
de pouca importância em função do número de portadores de necessidades especiais que ela atende, sendo considerada pela LDB como uma modalidade 'menor'.
não prioritária e condicionada aos recursos financeiros municipais, responsáveis por essa modalidade.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Diversos sistemas nacionais de educação, em várias partes do mundo ocidental, têm optado pelo modelo dos Ciclos de Aprendizagem na Educação Básica (Ensinos Fundamental e Médio). Sua adoção se deve, entre outras razões:
à intenção de mascarar os índices de fracasso escolar regularmente aferidos pela UNESCO.
à falência do modelo serial que obedece apenas ao critério de 'idade-conteúdo', desrespeitando o ritmo próprio do desenvolvimento cognitivo do aluno que os Ciclos procuram resgatar baseado nas pesquisas da psicologia genética e do sociointeracionismo.
ao fato de que os Ciclos subjetivam excessivamente os instrumentos de avaliação e dão ao aluno a impressão de progresso escolar.
ao fato de que o fracasso escolar e os Ciclos de Aprendizagem não têm, entre si, nenhuma relação, já que o fracasso tem causas sociais – especialmente na desigualdade econômica- e os Ciclos tem razões puramente pedagógicas.
ao fato de que, recentemente, em documento do Bureau International d´Evaluation Scolaire da UNESCO, os Ciclos foram abertamente condenados como prejudiciais à aprendizagem, sobretudo dos alunos oriundos das classes populares.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A teoria da escola como "violência simbólica", anunciada por Pierre Bourdieu nos anos 70, afirmava basicamente que
a escola era uma forma institucional que só pode se afirmar historicamente após uma longa luta "simbólica" contra a alienação imposta pela religião.
os símbolos culturais veiculados pela escola, municiam os alunos para as lutas contra a violência das classes dominantes
os conteúdos e valores, explícitos ou latentes, veiculados pela escola estão distanciados da vida dos alunos, impondo uma cultura (simbólica) alienada e, neste sentido, exerce uma espécie de violência
esta teoria é o resultado da crise do modelo escolar e afirma qual a violência na escola não pode ser resolvida apenas com medidas pedagógicas
a maior parte dos intelectuais foram vítimas da "violência simbólica" escolar e, no entanto, isto não tinha impedido sua formação intelectual, concluindo que a teoria era uma "criação do radicalismo pedagógico"
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A abordagem desenvolvimentista tem nas obras de Tani (1987), Tani et alii (1988) e Manoel (1994) a sua principal fundamentação no Brasil. Sobre essa abordagem é correto afirmar.
Utiliza-se do discurso da justiça social como ponto de apoio e bases nas teorias marxistas e neomarxistas
Tem a alfabetização como seu objeto de estudo.
Deve proporcionar ao aluno condições para seu comportamento motor ser desenvolvido através da interação entre o aumento da diversidade e a complexidade dos movimentos.
Tem o objetivo de oferecer experiências de movimento adequadas ao nível de crescimento e desenvolvimento, a fim de ser alcançada as habilidades motoras.
Considera a seleção de conteúdos para as aulas de educação física leva em consideração a relevância social, a contemporaneidade e adequação as características sócio- cognitivas dos alunos
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação à abordagem desenvolvimentista é correto afirmar que valoriza:
os elementos biológicos e de rendimento corporal.
o conhecimento de origem psicológica.
o desenvolvimento do conteúdo através de uma hierarquia de habilidades básicas e específicas.
as habilidades e conhecimentos trazidos pelos alunos sobre jogos e brincadeiras.
o desenvolvimento da criança, seus processos cognitivos e afetivos, buscando a formação integral.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Complete a afirmação de acordo com a seqüência correta das palavras propostas abaixo: Segundo Vygotsky, aquilo que é ________________ hoje será ____________________ amanhã, ou seja, aquilo que uma criança pode fazer ___________________ hoje, ela será capaz de fazer _________________ amanhã
Zona de Desenvolvimento Proximal, nível de desenvolvimento real, auxiliada, sozinha
Nível de desenvolvimento real, Zona de Desenvolvimento Proximal, auxiliada, sozinha
Nível de desenvolvimento real, nível de desenvolvimento potencial, sozinha, auxiliada.
Nível de desenvolvimento potencial, Zona de Desenvolvimento Proximal, sozinha, auxiliada.
Zona de Desenvolvimento Proximal, Nível de desenvolvimento potencial, sozinha, auxiliada
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A-1, B-2, C-3.
A-1, B-3, C-2.
A-3, B-2, C-1.
A-2, B-3, C-1.
A-2, B-1, C-3.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação ao trabalho com funções, os Parâmetros Curriculares do ensino médio recomendam que a ênfase deve ser dada em alguns aspectos, que podem contribuir para o desenvolvimento de competências.
De acordo com esse documento, no trabalho com funções, a ênfase deve ser dada:
ao estudo de conjuntos e relações binárias.
à resolução de equações logarítmicas e exponenciais.
ao estudo sobre funções injetoras, sobrejetoras, compostas e modulares.
ao estudo das funções seno, cosseno e tangente na primeira volta do círculo trigonométrico.
ao cálculo algébrico das identidades e equações trigonométricas.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, resolver um problema em uma situação de aprendizagem de matemática pressupõe que o aluno adote certos posicionamentos.
Dentre os posicionamentos abaixo, qual NÃO se encontra adequado às orientações desse documento?
Elaborar um ou vários procedimentos de resolução.
Comparar seus resultados com os de outros alunos.
Validar seus procedimentos.
Realizar simulações, fazer tentativas e formular hipóteses.
Demonstrar que sabe utilizar as estratégias ensinadas pelo professor.
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