Lista completa de Questões de Pedagogia da MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A possibilidade de elaboração de um currículo multicultural na educação de surdos precisa ser construída a partir:
Da idéia de diferença que constitui o surdo a partir de um déficit.
Da idéia de diferença que constitui o surdo a partir de uma perda.
Da idéia de diferença construída historicamente, a partir de uma determinada cultura, onde se instauram relações de poder e ideologia.
Não se deve elaborar o currículo na educação para surdos (sob risco de discriminar), e sim adaptá-lo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
São elementos de apoio, entre outros:
Os recursos técnicos e tecnológicos.
Os recursos materiais.
Os amigos.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Pertence exclusivamente ao currículo do Ciclo II:
Sintetizar e expressar oralmente as idéias de um texto lido por outro ou por si próprio.
Resolver situações-problema envolvendo as quatro operações, utilizando-se de recursos pessoais ou convencionais.
Saber utilizar a técnica operatória em situações que envolvam a adição e subtração.
Estabelecer semelhanças e diferenças entre os objetos, pela observação de suas formas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A classificação de "limitado", para apoio, corresponde a:
Episódio.
De pouca duração.
Por tempo determinado e com fim definido.
Regular.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
O apoio tende a favorecer a autonomia, a produtividade, a integração e a funcionalidade no ambiente escolar e comunitário. No que tange a intensidade do apoio a ser oferecido, não corresponde à sua classificação:
Extensivo.
Evasivo.
Pervasivo.
Intermitente.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
O deslocamento do aluno na sala de aula para obter materiais ou informações:
Deve ser facilitado pela disposição do mobiliário.
Deve ser evitado, por razões óbvias.
Deve ser incentivado com qualquer disposição de mobiliário, pois o aluno deve aprender a superar obstáculos.
Não tem nenhuma necessidade dentro do processo ensino-aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
O posicionamento do aluno deficiente visual na sala de aula:
Deve favorecer sua possibilidade de ouvir o professor.
É irrelevante.
Deve ser sempre de costas para o professor para facilitar a audição.
Deve ser em distância mediana porque isso favorece a acústica para os alunos portadores de deficiência visual.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, a partir da:
Terceira série.
Quarta série.
Quinta série.
Sexta série.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Quando direcionado ao contexto familiar, o processo avaliativo deve focalizar, exceto:
As condições socioeconômicas.
As atitudes com relação ao aluno.
As expectativas com relação ao aluno.
O contexto escolar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Mudar a temporalidade das disciplinas do curso, série ou ciclo, ou seja, cursar menos disciplinas durante o ano letivo e, desse modo estender o período de duração do curso, série ou ciclo que freqüenta é:
Irrelevante.
Improdutivo.
Fator de desestímulo ao portador de deficiência.
Exemplo de adaptação metodológica e didática.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...