Questões de Pedagogia da MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA.

Lista completa de Questões de Pedagogia da MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A possibilidade de elaboração de um currículo multicultural na educação de surdos precisa ser construída a partir:

  • A.

    Da idéia de diferença que constitui o surdo a partir de um déficit.

  • B.

    Da idéia de diferença que constitui o surdo a partir de uma perda.

  • C.

    Da idéia de diferença construída historicamente, a partir de uma determinada cultura, onde se instauram relações de poder e ideologia.

  • D.

    Não se deve elaborar o currículo na educação para surdos (sob risco de discriminar), e sim adaptá-lo.

São elementos de apoio, entre outros:

  • A.

    Os recursos técnicos e tecnológicos.

  • B.

    Os recursos materiais.

  • C.

    Os amigos.

  • D.

    Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Pertence exclusivamente ao currículo do Ciclo II:

  • A.

    Sintetizar e expressar oralmente as idéias de um texto lido por outro ou por si próprio.

  • B.

    Resolver situações-problema envolvendo as quatro operações, utilizando-se de recursos pessoais ou convencionais.

  • C.

    Saber utilizar a técnica operatória em situações que envolvam a adição e subtração.

  • D.

    Estabelecer semelhanças e diferenças entre os objetos, pela observação de suas formas.

A classificação de "limitado", para apoio, corresponde a:

  • A.

    Episódio.

  • B.

    De pouca duração.

  • C.

    Por tempo determinado e com fim definido.

  • D.

    Regular.

O apoio tende a favorecer a autonomia, a produtividade, a integração e a funcionalidade no ambiente escolar e comunitário. No que tange a intensidade do apoio a ser oferecido, não corresponde à sua classificação:

  • A.

    Extensivo.

  • B.

    Evasivo.

  • C.

    Pervasivo.

  • D.

    Intermitente.

O deslocamento do aluno na sala de aula para obter materiais ou informações:

  • A.

    Deve ser facilitado pela disposição do mobiliário.

  • B.

    Deve ser evitado, por razões óbvias.

  • C.

    Deve ser incentivado com qualquer disposição de mobiliário, pois o aluno deve aprender a superar obstáculos.

  • D.

    Não tem nenhuma necessidade dentro do processo ensino-aprendizagem.

O posicionamento do aluno deficiente visual na sala de aula:

  • A.

    Deve favorecer sua possibilidade de ouvir o professor.

  • B.

    É irrelevante.

  • C.

    Deve ser sempre de costas para o professor para facilitar a audição.

  • D.

    Deve ser em distância mediana porque isso favorece a acústica para os alunos portadores de deficiência visual.

Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, a partir da:

  • A.

    Terceira série.

  • B.

    Quarta série.

  • C.

    Quinta série.

  • D.

    Sexta série.

Quando direcionado ao contexto familiar, o processo avaliativo deve focalizar, exceto:

  • A.

    As condições socioeconômicas.

  • B.

    As atitudes com relação ao aluno.

  • C.

    As expectativas com relação ao aluno.

  • D.

    O contexto escolar.

Mudar a temporalidade das disciplinas do curso, série ou ciclo, ou seja, cursar menos disciplinas durante o ano letivo e, desse modo estender o período de duração do curso, série ou ciclo que freqüenta é:

  • A.

    Irrelevante.

  • B.

    Improdutivo.

  • C.

    Fator de desestímulo ao portador de deficiência.

  • D.

    Exemplo de adaptação metodológica e didática.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...