Lista completa de Questões de Pedagogia da MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Com relação ao acesso das crianças à cultura, podemos afirmar que:
Os textos para crianças devem ser resumidos e sempre com supressões.
As crianças podem e devem ter acesso à cultura erudita desde cedo.
Só a partir dos 14 anos pode haver uma assimilação satisfatória de manifestações artísticas e culturais.
Levar crianças a exibições de arte costuma ter efeito contrário: as crianças por não compreenderem se desestimulam.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Skliar, há três tipos de justificativas impróprias sobre o fracasso na educação dos surdos. Não é um deles:
A culpabilização dos surdos.
A culpabilização dos professores ouvintes pelo fracasso.
O fracasso da instituição-escola.
As limitações dos métodos de ensino como motivo do fracasso.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
O "ouvintismo" para Skliar são:
As representações dos ouvintes sobre a surdez e sobre os surdos.
As representações dos surdos sobre a surdez.
As representações dos ouvintes sobre os surdos, descaracterizados de sua surdez.
As representações dos surdos sobre os surdos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Wrigley, segundo Skliar e Madalena Klein propõe pensar a surdez não como uma questão de audiologia, mas a um nível:
Empírico.
Teórico.
Epistemológico.
Longitudinal.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Quando relacionado ao aluno, em face de suas necessidades especiais, o processo avaliativo deve focalizar, exceto:
Os aspectos do desenvolvimento.
O nível de competência curricular.
O estilo de aprendizagem.
O contexto da aula.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A não obrigatoriedade de que todos os alunos atinjam o mesmo grau de abstração ou de conhecimento, num tempo determinado chama-se:
Flexibilidade.
Emancipação.
Acomodação.
Trabalho simultâneo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo, exceto:
A individualidade.
A diversidade.
A homogeneidade.
A resolução de problemas como forma de aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para a fase de quatro a seis anos, os objetivos estabelecidos para a faixa etária de zero a três anos, no que se refere à pergunta anterior (questão 32) deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
Experimentar e utilizar os recursos de quem dispõe para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia.
Identificar e compreender a sua pertinência aos diversos grupos dos quais participam, respeitando suas regras básicas de convívio social e a diversidade que os compõe.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz.
Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A instituição deve criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças, garantindo oportunidades para que sejam capazes de várias atividades. Não é uma delas:
Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo.
Brincar.
Executar ações complexas relacionadas à saúde e higiene.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
"Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino" é uma competência mais específica presente em uma competência de referência, chamada:
Organizar e dirigir situações de aprendizagem.
Participar da administração da escola.
Administrar a progressão das aprendizagens.
Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...