Questões de Pedagogia da MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA.

Lista completa de Questões de Pedagogia da MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao acesso das crianças à cultura, podemos afirmar que:

  • A.

    Os textos para crianças devem ser resumidos e sempre com supressões.

  • B.

    As crianças podem e devem ter acesso à cultura erudita desde cedo.

  • C.

    Só a partir dos 14 anos pode haver uma assimilação satisfatória de manifestações artísticas e culturais.

  • D.

    Levar crianças a exibições de arte costuma ter efeito contrário: as crianças por não compreenderem se desestimulam.

Para Skliar, há três tipos de justificativas impróprias sobre o fracasso na educação dos surdos. Não é um deles:

  • A.

    A culpabilização dos surdos.

  • B.

    A culpabilização dos professores ouvintes pelo fracasso.

  • C.

    O fracasso da instituição-escola.

  • D.

    As limitações dos métodos de ensino como motivo do fracasso.

O "ouvintismo" para Skliar são:

  • A.

    As representações dos ouvintes sobre a surdez e sobre os surdos.

  • B.

    As representações dos surdos sobre a surdez.

  • C.

    As representações dos ouvintes sobre os surdos, descaracterizados de sua surdez.

  • D.

    As representações dos surdos sobre os surdos.

Wrigley, segundo Skliar e Madalena Klein propõe pensar a surdez não como uma questão de audiologia, mas a um nível:

  • A.

    Empírico.

  • B.

    Teórico.

  • C.

    Epistemológico.

  • D.

    Longitudinal.

Quando relacionado ao aluno, em face de suas necessidades especiais, o processo avaliativo deve focalizar, exceto:

  • A.

    Os aspectos do desenvolvimento.

  • B.

    O nível de competência curricular.

  • C.

    O estilo de aprendizagem.

  • D.

    O contexto da aula.

A não obrigatoriedade de que todos os alunos atinjam o mesmo grau de abstração ou de conhecimento, num tempo determinado chama-se:

  • A.

    Flexibilidade.

  • B.

    Emancipação.

  • C.

    Acomodação.

  • D.

    Trabalho simultâneo.

Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo, exceto:

  • A.

    A individualidade.

  • B.

    A diversidade.

  • C.

    A homogeneidade.

  • D.

    A resolução de problemas como forma de aprendizagem.

Para a fase de quatro a seis anos, os objetivos estabelecidos para a faixa etária de zero a três anos, no que se refere à pergunta anterior (questão 32) deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidades para que as crianças sejam capazes de:

  • A.

    Experimentar e utilizar os recursos de quem dispõe para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia.

  • B.

    Identificar e compreender a sua pertinência aos diversos grupos dos quais participam, respeitando suas regras básicas de convívio social e a diversidade que os compõe.

  • C.

    Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz.

  • D.

    Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.

A instituição deve criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças, garantindo oportunidades para que sejam capazes de várias atividades. Não é uma delas:

  • A.

    Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo.

  • B.

    Brincar.

  • C.

    Executar ações complexas relacionadas à saúde e higiene.

  • D.

    Todas as alternativas anteriores estão corretas.

"Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino" é uma competência mais específica presente em uma competência de referência, chamada:

  • A.

    Organizar e dirigir situações de aprendizagem.

  • B.

    Participar da administração da escola.

  • C.

    Administrar a progressão das aprendizagens.

  • D.

    Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...