Lista completa de Questões de Pedagogia da MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Podemos definir afetividade ou dimensão afetiva como:
Uma das dimensões constituintes do psiquismo humano.
As paixões, ou seja, como Kant afirma: "A enfermidade da alma".
Algo negativo que submete o ser humano às contingências do corpo.
Fator de distorção da percepção da realidade.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Assinale a alternativa incorreta. Ao participar em atividades conjuntas de escrita a criança aprende a:
Repetir palavras do texto original.
Escrever de forma cada vez mais rápida e mecânica.
Diferenciar entre o que o texto diz e a intenção que se teve antes de escrever.
Repetir expressões literais do texto original.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Participar de brincadeiras de roda ou de danças circulares, como "A Galinha do Vizinho" ou "Ciranda, Cirandinha":
Favorece a noção de ritmo individual e coletivo na criança.
Favorece apenas a noção de ritmo coletivo na criança.
É um fator de alienação e deve ser evitado pelo professor.
É algo inerente à idade, mas deve ser evitado no ambiente escolar.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Das alternativas abaixo:
I- A concepção construtivista propõe que considere os conhecimentos que o aluno já possui sobre o conteúdo concreto que se propõe aprender.
II- Como professores, não devemos estar interessados em indagar porque os erros ocorrem, e sim corrigi-los.
Ambas estão corretas.
Ambas estão incorretas.
Apenas I está correta.
Apenas II está correta.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Das medidas abaixo, constituem adaptações de acesso ao currículo:
I- Criar condições físicas, ambientais e materiais para o aluno na sua unidade escolar de atendimento.
II- Propiciar os melhores níveis de comunicação e interação com as pessoas com as quais convive na comunidade escolar.
III- Fornecer ou atuar para a aquisição dos equipamentos e recursos materiais específicos necessários.
Apenas I.
I e II.
I, II e III.
II e III.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Nas "Adaptações Curriculares Significativas", consta no quesito "objetivo":
Introdução de métodos e procedimentos complementares.
Introdução de critérios específicos de avaliação.
Eliminação de objetivos básicos.
Eliminação de conteúdos básicos do currículo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Constitui adaptações de acesso ao currículo:
Favorecer a participação nas atividades escolares.
Propiciar o mobiliário específico necessário.
Adaptar materiais de uso comum em sala de aula.
Todas as anteriores estão corretas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Assinale a alternativa correta quanto à educação de crianças com deficiências:
Todas as crianças com deficiência visual são capazes de aprender, não importando o grau de severidade da deficiência; crianças com múltiplas deficiências, em grau alto de severidade, não são capazes de aprender.
Todas as crianças com deficiência visual e múltipla deficiência são capazes de aprender, não importando o grau de severidade da deficiência.
Todas as crianças com deficiência visual e múltipla deficiência são incapazes de aprender a partir do grau médio de severidade.
A capacidade de aprender de crianças deficientes visuais ou com múltiplas deficiências dependerá de análise clínica.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A proposta de Ana Maria Salomon quanto ao atendimento do portador de visão subnormal compromete-se mais com uma concepção:
Voltada para a tecnologia a serviço da educação do cego.
Holística, simultaneamente funcional e dinâmica.
Que leva em conta a análise tecnológica redutiva.
Todas as respostas anteriores estão corretas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Visão reduzida, sob o enfoque educacional, trata-se de:
Resíduo visual que permite ao educando ler impressos à tinta, desde que se empreguem recursos didáticos e equipamentos especiais.
Resíduo visual que permite ao educando ler impressos de qualquer espécie, sem necessidade de equipamentos especiais desde que se empreguem recursos didáticos especiais.
Resíduo visual que permite ao educando ler impressos à tinta, sem que se empreguem recursos didáticos ou equipamentos especiais.
Resíduo visual que permite ao educando ler impressos de qualquer espécie sem necessidade de recursos didáticos ou equipamentos especiais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...