Lista completa de Questões de Pedagogia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
No contexto organizacional contemporâneo, as empresas perceberam a urgência em se implantar uma cultura de aprendizagem. Diante de tal realidade, o papel estratégico do conhecimento difunde-se cada vez mais. Considerando-se que a aprendizagem pode ser concebida como um processo de mudança, analise as teorias abaixo:
I - Para a teoria interacionista, o ser humano se desenvolve intelectualmente a partir da maturação do potencial de que dispõe.
II - O modelo behaviorista entende que as mudanças no comportamento podem ser provocadas pelas conseqüências chamadas de reforçamento.
III - A perspectiva cognitivista foca tanto aspectos objetivos e comportamentais quanto subjetivos, levando em consideração as crenças e percepções dos indivíduos que influenciam seu processo de apreensão da realidade.
A respeito dessas teorias, é/são correta(s) somente a(s) afirmativa(s):
I;
II;
III;
I e III;
I, II e III.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A estratégia organizacional refere-se ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Profissionais de Recursos Humanos planejam as práticas táticas que podem e devem ser utilizadas para desenvolver a estratégia e implementá-la. São práticas fundamentais para a implementação de estratégias:
desenvolvimento de atitudes e de novas habilidades voltadas para o mercado;
engajamento dos gerentes em discussões sobre a missão, a imagem que a organização desenvolve a respeito de si mesma e do seu futuro e sobre os valores e objetivos;
desenvolvimento de equipes: uma técnica de alteração comportamental sob a coordenação de um líder;
persuasão racional e habilidade para ouvir;
priorização do instrumental e do previsível na abordagem do comportamento.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Em seu trabalho A Quinta Disciplina, Peter Senge propõe uma nova e revolucionária concepção de liderança e gerenciamento empresarial para inovar as organizações. Considerando que o trabalho está cada vez mais ligado ao aprendizado, cinco novos componentes vêm emergindo nas organizações da aprendizagem, quais sejam:
raciocínio sistêmico; cultura voltada para resultados; capacidade de agregação; especialização na aquisição do conhecimento; transferibilidade;
objetivo comum; aprendizado em grupo; raciocínio sistêmico; domínio pessoal e modelos mentais;
cultura flexível quanto a padrões de comportamentos; construção da memória organizacional; redução de subjetividade; clareza das regras; excelência;
agilidade, flexibilidade, dinamismo, visão global e local e comprometimento pessoal;
simplicidade, organicidade, honestidade, lucro e integridade.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O paradigma organizacional emergente de gestão no campo educacional implica a substituição dos controles sobre o processo pelo controle sobre resultados. Nesse contexto, o treinamento é um processo contínuo que se impõe visando os objetivos organizacionais. Na elaboração do desenho do programa de treinamento, deve-se considerar:
basicamente a análise da estrutura de cargos;
unicamente a análise do custo / benefício;
resultados da avaliação de desempenho;
as necessidades estratégicas e o diagnóstico organizacional;
dados concretos e medidas de resultados, como número de clientes atendidos.
A educação "on line" é a educação a distância. Ela é geralmente destinada a adultos e os adultos a utilizam num sistema de comunicação mediada por computador, através de uma plataforma informática como entorno, através da qual professores e alunos se comunicam.
Assinale a opção que não caracteriza uma plataforma informática:
multidirecionalidade, interatividade e múltiplas formas de codificação;
flexibilidade na recepção, interatividade e tempo determinado e rígido;
multidirecionalidade, flexibilidade sincrônica, recepção restrita da informação;
unidirecionalidade dos broadcast média, imagens e vídeos, flexibilidade de campo;
flexibilidade de tempo, recepção reduzida da informação e unidirecionalidade.
A aplicação de novas tecnologias na área educacional tem gerado mudanças significativas. Embora não esteja presente ainda no cotidiano educacional de muitas escolas, seu impacto maior refere-se a:
um deslocamento de pequena ênfase na linguagem multimídia;
materiais didáticos que operam com linguagens multimídias e se aproximam da experiência cotidiana;
acesso à navegação na internet de maneira definitiva e fácil;
metamorfose da visão da educação e da produtividade;
representação de um alfabeto multimidiático que só dá acesso a uns poucos consumidores
A avaliação faz parte do processo educativo. Ela permite que os responsáveis pelo processo ensino-aprendizagem reformulem ou não seus procedimentos didático-pedagógicos.
Sobre a avaliação é correto afirmar que:
se utiliza de modo indiscriminado de provas e testes, mensurando os resultados para conhecer os sujeitos avaliados;
reforça tanto a classificação dos aprendentes de forma sistemática e global, como conduz à reprovação;
é uma intervenção no processo ensino-aprendizagem, medindo quantitativamente a capacidade dos sujeitos envolvidos;
é apenas um ato concluso, processo que se realiza para determinado momento;
representa um dos atos vitais para o alcance de uma prática pedagógica.
Nos projetos educativos buscamos desenvolver a capacidade do aluno em estabelecer conexões interdisciplinares entre os diferentes conteúdos e áreas do conhecimento constitutivos da aprendizagem escolar. A partir desse fragmento avalie as afirmativas a seguir:
I – estamos estabelecendo relações e construindo significados através das experiências e noções que os sujeitos estabelecem independentemente de suas capacidades cognitivas, afetivas e relacionais;
II – estamos oferecendo condições para que o aluno construa sua autonomia através da proposição de novas questões a partir do que já conhece e do (re)significado de seus registros simbólicos- representacionais acerca do aprendido;
III – estamos tornando a aprendizagem sistemática, quando o aluno percebe a informação ou o conhecimento que lhe está sendo apresentado através de reforço audiovisual;
IV – estamos utilizando a avaliação como um processo a ser encarado tanto nos seus aspectos teórico-conceituais, quanto nos aspectos referentes à construção de instrumentos ao que se está avaliando.
As afirmativas corretas são:
I e II;
II e III;
I e IV;
II e IV
III e IV.
Quando se fala em aprendizagem, estamos nos referindo ao fenômeno que ocorre no dia –a- dia desde o nascimento. Todo ato de aprendizagem depende de uma série de acontecimentos externos ao aprendiz, projetados para estimular os processos internos da aprendizagem. Sobre a aprendizagem avalie as afirmativas:
I- implica em um treinamento repetitivo e memorizante por parte do sujeito que aprende;
II- promove uma modificação relativamente duradoura do comportamento, através de treinos, experiências e observações;
III - provoca alterações superficiais do comportamento, embora exija um excessivo treinamento de habilidades;
IV- implica num esforço reconstrutivo pessoal do educando, inserindo-se num processo tipicamente formativo.
Estão corretas somente as afirmativas;
I e III;
II e III;
II e IV;
III e IV;
I e IV.
Ausubel assinala que a característica essencial da aprendizagem por descoberta, seja na forma de conceitos ou soluções de problemas exige que:
o conteúdo principal deva fornecer o agrupamento de informações para que possa ser integrado pelos alunos à sua estrutura cognitiva;
o conteúdo deva ser trazido ao aluno, na proposição de estímulos para provocar uma resposta padrão esperada e possa ser percebido no comportamento manifesto;
o professor seja o manipulador da informação, cabendo-lhe treinar o aluno para eliciar um comportamento significativo;
o aluno trabalhe sozinho sem a atuação do professor, bastando que responda a uma instrução programada préconstruída;
a solução de problemas seja uma atividade que exija do aluno o movimento de hipotetizar sobre os dados e, portanto, não se aplica a qualquer série ou ano escolar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...