Questões de Pedagogia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No contexto organizacional contemporâneo, as empresas perceberam a urgência em se implantar uma cultura de aprendizagem. Diante de tal realidade, o papel estratégico do conhecimento difunde-se cada vez mais. Considerando-se que a aprendizagem pode ser concebida como um processo de mudança, analise as teorias abaixo:

I - Para a teoria interacionista, o ser humano se desenvolve intelectualmente a partir da maturação do potencial de que dispõe.
II - O modelo behaviorista entende que as mudanças no comportamento podem ser provocadas pelas conseqüências chamadas de reforçamento.
III - A perspectiva cognitivista foca tanto aspectos objetivos e comportamentais quanto subjetivos, levando em consideração as crenças e percepções dos indivíduos que influenciam seu processo de apreensão da realidade.

A respeito dessas teorias, é/são correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I;

  • B.

    II;

  • C.

    III;

  • D.

    I e III;

  • E.

    I, II e III.

A estratégia organizacional refere-se ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Profissionais de Recursos Humanos planejam as práticas táticas que podem e devem ser utilizadas para desenvolver a estratégia e implementá-la. São práticas fundamentais para a implementação de estratégias:

  • A.

    desenvolvimento de atitudes e de novas habilidades voltadas para o mercado;

  • B.

    engajamento dos gerentes em discussões sobre a missão, a imagem que a organização desenvolve a respeito de si mesma e do seu futuro e sobre os valores e objetivos;

  • C.

    desenvolvimento de equipes: uma técnica de alteração comportamental sob a coordenação de um líder;

  • D.

    persuasão racional e habilidade para ouvir;

  • E.

    priorização do instrumental e do previsível na abordagem do comportamento.

Em seu trabalho A Quinta Disciplina, Peter Senge propõe uma nova e revolucionária concepção de liderança e gerenciamento empresarial para inovar as organizações. Considerando que o trabalho está cada vez mais ligado ao aprendizado, cinco novos componentes vêm emergindo nas organizações da aprendizagem, quais sejam:

  • A.

    raciocínio sistêmico; cultura voltada para resultados; capacidade de agregação; especialização na aquisição do conhecimento; transferibilidade;

  • B.

    objetivo comum; aprendizado em grupo; raciocínio sistêmico; domínio pessoal e modelos mentais;

  • C.

    cultura flexível quanto a padrões de comportamentos; construção da memória organizacional; redução de subjetividade; clareza das regras; excelência;

  • D.

    agilidade, flexibilidade, dinamismo, visão global e local e comprometimento pessoal;

  • E.

    simplicidade, organicidade, honestidade, lucro e integridade.

O paradigma organizacional emergente de gestão no campo educacional implica a substituição dos controles sobre o processo pelo controle sobre resultados. Nesse contexto, o treinamento é um processo contínuo que se impõe visando os objetivos organizacionais. Na elaboração do desenho do programa de treinamento, deve-se considerar:

  • A.

    basicamente a análise da estrutura de cargos;

  • B.

    unicamente a análise do custo / benefício;

  • C.

    resultados da avaliação de desempenho;

  • D.

    as necessidades estratégicas e o diagnóstico organizacional;

  • E.

    dados concretos e medidas de resultados, como número de clientes atendidos.

A educação "on line" é a educação a distância. Ela é geralmente destinada a adultos e os adultos a utilizam num sistema de comunicação mediada por computador, através de uma plataforma informática como entorno, através da qual professores e alunos se comunicam.
Assinale a opção que não caracteriza uma plataforma informática:

  • A.

    multidirecionalidade, interatividade e múltiplas formas de codificação;

  • B.

    flexibilidade na recepção, interatividade e tempo determinado e rígido;

  • C.

    multidirecionalidade, flexibilidade sincrônica, recepção restrita da informação;

  • D.

    unidirecionalidade dos broadcast média, imagens e vídeos, flexibilidade de campo;

  • E.

    flexibilidade de tempo, recepção reduzida da informação e unidirecionalidade.

A aplicação de novas tecnologias na área educacional tem gerado mudanças significativas. Embora não esteja presente ainda no cotidiano educacional de muitas escolas, seu impacto maior refere-se a:

  • A.

    um deslocamento de pequena ênfase na linguagem multimídia;

  • B.

    materiais didáticos que operam com linguagens multimídias e se aproximam da experiência cotidiana;

  • C.

    acesso à navegação na internet de maneira definitiva e fácil;

  • D.

    metamorfose da visão da educação e da produtividade;

  • E.

    representação de um alfabeto multimidiático que só dá acesso a uns poucos consumidores

A avaliação faz parte do processo educativo. Ela permite que os responsáveis pelo processo ensino-aprendizagem reformulem ou não seus procedimentos didático-pedagógicos.
Sobre a avaliação é correto afirmar que:

  • A.

    se utiliza de modo indiscriminado de provas e testes, mensurando os resultados para conhecer os sujeitos avaliados;

  • B.

    reforça tanto a classificação dos aprendentes de forma sistemática e global, como conduz à reprovação;

  • C.

    é uma intervenção no processo ensino-aprendizagem, medindo quantitativamente a capacidade dos sujeitos envolvidos;

  • D.

    é apenas um ato concluso, processo que se realiza para determinado momento;

  • E.

    representa um dos atos vitais para o alcance de uma prática pedagógica.

Nos projetos educativos buscamos desenvolver a capacidade do aluno em estabelecer conexões interdisciplinares entre os diferentes conteúdos e áreas do conhecimento constitutivos da aprendizagem escolar. A partir desse fragmento avalie as afirmativas a seguir:

I – estamos estabelecendo relações e construindo significados através das experiências e noções que os sujeitos estabelecem independentemente de suas capacidades cognitivas, afetivas e relacionais;
II – estamos oferecendo condições para que o aluno construa sua autonomia através da proposição de novas questões a partir do que já conhece e do (re)significado de seus registros simbólicos- representacionais acerca do aprendido;
III – estamos tornando a aprendizagem sistemática, quando o aluno percebe a informação ou o conhecimento que lhe está sendo apresentado através de reforço audiovisual;
IV – estamos utilizando a avaliação como um processo a ser encarado tanto nos seus aspectos teórico-conceituais, quanto nos aspectos referentes à construção de instrumentos ao que se está avaliando.

As afirmativas corretas são:

  • A.

    I e II;

  • B.

    II e III;

  • C.

    I e IV;

  • D.

    II e IV

  • E.

    III e IV.

Quando se fala em aprendizagem, estamos nos referindo ao fenômeno que ocorre no dia –a- dia desde o nascimento. Todo ato de aprendizagem depende de uma série de acontecimentos externos ao aprendiz, projetados para estimular os processos internos da aprendizagem. Sobre a aprendizagem avalie as afirmativas:

I- implica em um treinamento repetitivo e memorizante por parte do sujeito que aprende;
II- promove uma modificação relativamente duradoura do comportamento, através de treinos, experiências e observações;
III - provoca alterações superficiais do comportamento, embora exija um excessivo treinamento de habilidades;
IV- implica num esforço reconstrutivo pessoal do educando, inserindo-se num processo tipicamente formativo.

Estão corretas somente as afirmativas;

  • A.

    I e III;

  • B.

    II e III;

  • C.

    II e IV;

  • D.

    III e IV;

  • E.

    I e IV.

Ausubel assinala que a característica essencial da aprendizagem por descoberta, seja na forma de conceitos ou soluções de problemas exige que:

  • A.

    o conteúdo principal deva fornecer o agrupamento de informações para que possa ser integrado pelos alunos à sua estrutura cognitiva;

  • B.

    o conteúdo deva ser trazido ao aluno, na proposição de estímulos para provocar uma resposta padrão esperada e possa ser percebido no comportamento manifesto;

  • C.

    o professor seja o manipulador da informação, cabendo-lhe treinar o aluno para eliciar um comportamento significativo;

  • D.

    o aluno trabalhe sozinho sem a atuação do professor, bastando que responda a uma instrução programada préconstruída;

  • E.

    a solução de problemas seja uma atividade que exija do aluno o movimento de hipotetizar sobre os dados e, portanto, não se aplica a qualquer série ou ano escolar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...