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A Deficiência Mental vem, necessariamente associada a:
Debilidade motora.
Alterações das funções perceptivas e de atenção.
Dificuldades na estruturação da função simbólica e da linguagem.
Conduta hiperativa.
Sobre o Projeto Político Pedagógico da escola, devemos afirma que:
É um documento que deve ser escrito por um especialista da educação e entregue aos gestores de escola para que eles o cumpram.
É um documento que deve ser elaborado por toda a comunidade escolar e que tem como finalidade descrever os objetivos, diretrizes e ações do processo educativo, ou seja, deve revelar a identidade da escola.
É um documento que deve ser elaborado somente por diretores e coordenadores e que tem como finalidade descrever os objetivos, diretrizes e ações do processo educativo, ou seja, deve revelar a identidade da escola.
Todas as alternativas estão corretas.
NÃO incumbe aos estabelecimentos de ensino:
Articular-se com as famílias e a comunidade, integrando a sociedade com a escola.
Recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso.
Elaborar e executar sua própria proposta pedagógica.
Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.
Entende-se por Educação Especial:
Uma modalidade de educação que visa separar os educandos com necessidades especiais, em salas especiais, com o objetivo de desenvolver um trabalho mais direcionado e com maior atenção.
A modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com necessidades especiais.
Uma modalidade da educação básica e superior que visa formar indivíduos com necessidades espaciais para o mercado de trabalho.
Uma modalidade de educação escolar, onde a sua oferta é dever exclusivo do setor privado, tendo inicio na educação infantil, na faixa etária de zero a seis anos.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), os sistemas de ensino NÃO deverão assegurar, aos educandos com necessidades especiais:
O acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível de ensino regular.
Currículos, métodos e técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.
Professores com vasta experiência, porém sem especialização adequada.
Educação especial para o trabalho, visando sua efetiva integração na vida em sociedade.
As Teorias Psicogenéticas se baseiam em três grandes autores: Piaget, Vygotsky e Wallon. Com base nestes teóricos analise os itens a seguir:
I- Piaget divide em quatro os estágios de desenvolvimento do individuo, são eles: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
II- Segundo Vygotsky, o individuo não necessita do meio social para desenvolver-se.
III- Wallon acredita que as emoções têm um papel preponderante no desenvolvimento da pessoa, pois são através delas que demonstramos nossos desejos e vontades.
Marque a alternativa verdadeira.
Somente a I está correto.
I e III estão corretos.
Somente a III está correto.
Somente II está correto.
Redigir documentos oficiais constitui-se tarefa de grande importância no processo de comunicação institucional. Não raras vezes, a imagem da escola e dos seus profissionais são comprometidas por erros na elaboração dos atos administrativos. Assinale abaixo, as afirmativas conceitualmente corretas.
a. ( ) Portaria é uma opinião fundamentada em dispositivos legais ou em informações sugerindo solução favorável ou contrária a uma situação ou caso proposto em processo.
b. ( ) Atestado é um documento emitido, a pedido do interessado, por pessoa credenciada ou repartição pública, assegurando a verdade acerca de determinado fato ou de uma situação que se tenha conhecimento.
c. ( ) Parecer é um instrumento de comunicação de que se utilizam os órgãos públicos com a finalidade de convocar funcionários ou interessados, dar avisos, informar sobre curso, concurso público, prestação de serviços e sobre outros assuntos.
d. ( ) O Atestado difere da Declaração porque esta pode ser feita por qualquer pessoa, sem a necessidade de apoiarse em provas diretas, instrumentos legais, exames ou outros documentos comprobatórios.
e. ( ) Memorando é um documento através do qual se transmitem informações sobre determinada situação, apresentando análise e sugestões de uma autoridade superior.
f. ( ) A Declaração difere da Certidão porque esta atesta a existência de fatos permanentes e não transitórios.
Na Certidão a comprovação faz-se por transcrição de livros, documentos, peças de um processo.
Somente a alternativa a está correta.
Estão corretas as alternativas b, d e f.
Estão corretas as alternativas b, c e f.
Estão corretas as alternativas c, d e f.
A atividade de planejar, invisível para os estudantes, é considerada complicada, chata e burocrática. Durante décadas, o professor foi obrigado a fazer planejamentos que não tinham nada a ver com o seu contidiano. Com base nisso, marque a alternativa que apresenta as etapas do planejamento de ensino.
Observação, resolução de problemas e pesquisa.
Objetividade, coerência, flexibilidade, ordem sequencial.
Objetivos, conteúdos e métodos.
Sondagem (diagnóstico), elaboração, execução e avaliação.
Objetivos e métodos.
Entende-se por Educação Especial:
A modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com necessidades especiais.
Uma modalidade de educação que visa separar os educandos com necessidades especiais, em salas especiais, com o objetivo de desenvolver um trabalho mais direcionado e com maior atenção.
Uma modalidade da educação básica e superior que visa formar indivíduos com necessidades espaciais para o mercado de trabalho.
Uma modalidade de educação escolar, onde a sua oferta é dever exclusivo do setor privado, tendo inicio na educação infantil, na faixa etária de zero a seis anos.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei 9394/96) é correto afirma:
O ensino religioso deve ser obrigatório para a educação básica.
O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
O ensino religioso assegura o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil e o proselitismo.
O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino infantil e fundamental.
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