Questões de Pedagogia da Universidade da Amazônia (UNAMA)

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em 2006, o Brasil viveu um amplo e irrestrito exercício democrático, porém, há menos de 40 anos o estado era controlado pelos militares, através de uma violenta repressão política sobre a sociedade civil. No apogeu do autoritarismo, no período de 1964 a 1974, o campo da educação foi marcado por reformas institucionais. Sobre a relação entre o estado militar e a educação no Brasil, está correto afirmar:

1- O controle político e ideológico da educação escolar foi exercido em todos os níveis.

2- Instituiu-se a meta da universalização do 1º Grau e a superação do analfabetismo escolar.

3- Desenvolveu-se uma política de financiamento da escola pública e gratuita que valoriza a escola e seus profissionais.

4- Estabeleceu-se uma relação direta entre mercado de trabalho e formação escolar.

O correto está somente em:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    1 e 4.

  • C.

    2 e 3

  • D.

    3 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em relação à Pedagogia histórico-crítica é correto afirmar:

  • A.

    A tendência histórico-crítica em educação resulta da tentativa de aplicar na escola o modelo empresarial, que se baseia na "racionalização", própria do sistema de produção capitalista.

  • B.

    Os teóricos da pedagogia histórico-crítica, influenciados pela dialética marxista, consideram que não há uma natureza humana dada de uma vez por todas, porque o homem se constrói pelo trabalho, inserido na cultura em que vive

  • C.

    Um dos objetivos teóricos da pedagogia histórico-crítica é adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica, evidentemente com economia de tempo, esforços e custos.

  • D.

    Na pedagogia histórico-crítica, a função da escola é preparar indivíduos competentes para o mercado de trabalho, visando à especialização técnica.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O regimento escolar insere as normas de conduta, estabelecendo a forma de ação e direção instituída para gerenciamento do cotidiano da escola. Assim, podemos perceber que a importância da clareza do documento está contida em sua própria definição, que deve ser apresentada em:

  • A.

    capítulos, títulos, seções, artigos, parágrafos, alíneas e incisos.

  • B.

    títulos, capítulos, seções, artigos, parágrafos, alíneas e incisos.

  • C.

    títulos, capítulos, seções, artigos, parágrafos, incisos e alíneas.

  • D.

    capítulos, títulos, seções, artigos, parágrafos, incisos e alíneas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em virtude das condições econômicas e sociais desfavoráveis na sociedade brasileira, um grande contingente de crianças e adolescentes, na escola pública, requer uma ampliação do tempo pedagógico para alcançar o padrão de desempenho escolar desejável. Cabe à escola se organizar para garanti-lo. Ao Conselho Escolar, cabe acompanhar e verificar os resultados desses procedimentos pedagógicos. Neste sentido, sobre o Conselho Escolar, é correto afirmar que:

  • A.

    pode auxiliar a escola na ampliação de sua autonomia em relação à condução das atividades pedagógicas e administrativas, mesmo que ela perca sua vinculação com as diretrizes e normas do sistema público de ensino.

  • B.

    constitui o espaço inadequado para encontrar saídas alternativas e propor novas condutas de participação individual e coletiva no ambiente escolar.

  • C.

    incentiva as medidas que são tomadas, visando à instauração ou aprofundamento das relações democráticas, porém seu objetivo último não diz respeito, propriamente, às aprendizagens dos estudantes.

  • D.

    é de sua competência ficar atento aos sinais que evidenciam que os estudantes estão sendo respeitados em seu ritmo de aprendizagem e que, de fato, a reorganização do trabalho pedagógico favorece este ritmo.

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Para gerir e transformar a escola, necessita-se de um planejamento que seja capaz de explorar condições favoráveis e de apontar caminhos para alcançar os objetivos da escola. Se você, enquanto gestor da escola, tivesse como objetivo estratégico para o ano de 2008, diminuir o índice de abandono da escola por parte dos alunos, o que proporia como metas?

I- Promover reuniões sistemáticas com os pais dos alunos com menos freqüência na escola.

II- Criar alternativas de estudos de recuperação para alunos com baixo rendimento escolar.

III- Constituir um processo assistemático de levantamento e análise de informações relativas ao desempenho dos alunos.

IV-Criar e implementar um sistema contínuo de acompanhamento e avaliação dos alunos com dificuldades de aprendizagem, em 2007.

O correto está somente em:

  • A.

    II e III.

  • B.

    III e IV.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    I, III e IV.

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A cultura escolar possibilita a existência de determinadas características organizacionais que se manifestam na qualidade da proposta curricular da escola e no seu regimento. Quanto às características organizacionais que favorecem o sucesso escolar, podemos afirmar que:

I- a participação dos pais dos alunos nas ações da escola favorece o comprometimento destes em decisões que lhes dizem respeito.

II- a gestão democrática promove estratégias de ação compartilhada que desfavorecem o compromisso individual e coletivo na realização de projeto, que cabe ser elaborado pelo gestor escolar.

III- o reconhecimento público da escola fortalece sua identidade diante da comunidade interna e da externa.

IV- a capacitação dos profissionais da escola promove novas competências por meio da formação continuada, articulada ao Projeto Pedagógico.

O correto está somente em:

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    I, II e III.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O conhecimento histórico, como área científica, tem influenciado o ensino, afetando os conteúdos e os métodos tradicionais de aprendizagem. Contudo, não têm sido essas transformações as únicas a afetarem o ensino de História. As escolhas do que e como ensinar são provenientes de uma série de fatores e não exclusivamente das mudanças historiográficas. Assim, o que ensinar e como ensinar estão relacionados:

  • A.

    à série de transformação da sociedade, especialmente a expansão escolar para um público culturalmente diversificado, com a intensa relação entre os estudantes com as informações difundidas pelos meios de comunicação, com as contribuições pedagógicas e com propostas pedagógicas que defendem trabalhos de natureza interdisciplinar.

  • B.

    às transformações das concepções de ensino e das políticas públicas no contexto educacional brasileiro que buscam a (re)qualificação transdisciplinar para o ensino de Historia.

  • C.

    à necessidade de que cada sujeito tenha compreensão do "eu" e a percepção do "outro", do estranho, que se apresenta como alguém diferente de forma a permitir a identificação das diferenças no próprio grupo de convívio, considerando os jovens e os velhos, os homens e as mulheres, as crianças e os adultos.

  • D.

    à necessidade de divulgação da própria cultura de forma a preservar a identidade cultural, as especificidades de linguagens, de representações de mundo, de valores, de relações interpessoais e de criações cotidianas no contexto da sua comunidade.

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A efetivação de um projeto pedagógico pode ser dificultada por certos entraves, fatores que, ainda hoje caracterizam as escolas no Brasil, o que exige, tanto dos sistemas de ensino quanto das escolas um esforço para superá-los. São entraves à efetivação do projeto pedagógico:

1- Rotatividade do corpo docente; a falta de professores e a improvisação com professores não efetivos que ministram aulas em várias escolas e têm pouca participação na vida da escola.

2- Falta de espaço coletivo para estudo e discussão periódicas, para formação continuada, que é base para a efetivação do projeto, decorrente da forma de organização da escola, que não possibilita ação colegiada e reflexão permanente.

3- Gestão escolar descentralizada, colegiada e democrática; o caráter público da escola; a autonomia; o fato da construção do projeto ser algo processual; a coesão do grupo e a articulação.

4- A participação da comunidade e do Conselho Escolar; a gestão escolar descentralizada.

O correto está somente em:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    3 e 4.

  • C.

    1 e 4.

  • D.

    2 e 3.

Quanto à Educação Especial é correto afirmar:

I- É definida como a modalidade de educação escolar oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais, devendo existir, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.

II- O atendimento educacional deve ser feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível sua integração nas classes comuns de ensino regular.

III- Os sistemas de ensino devem assegurar aos educandos com necessidades especiais a educação especial para o trabalho, visando à sua efetiva integração na vida em sociedade.

IV-Deve ser assegurada terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar, para os superdotados.

O correto está em:

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II, III e IV, somente.

  • C.

    I, II e IV, somente.

  • D.

    I, II e III, somente.

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Analisando o texto, é correto concluir que ele:

1- revela a preocupação da autora em não se deixar enquadrar em teorias conservadoras de avaliação, propondo um redirecionamento do julgamento e da classificação, presentes nas concepções tradicionais.

2- se volta para uma visão diagnóstica na qual a avaliação passa a ser um processo de verificação e pesquisa das mudanças de estratégias e instrumentos que interferem na condução do processo educativo.

3- defende que a avaliação deve ser um instrumento do processo de decisão dos agentes escolares e deve procurar estabelecer uma comparação entre o que foi retido/memorizado diante do que foi transmitido, para então classificar.

4- evidencia uma postura classificatória da autora e considera a avaliação como julgamento de valor com base em padrões pré-definidos no projeto educativo.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    3 e 4.

  • D.

    1 e 4.

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