Questões de Pedagogia da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um dos objetivos gerais da educação infantil, expressos nos Referenciais Curriculares da Educação Infantil (RCEI) é o "conhecimento de mundo". Em termos de organização curricular isto significa que a escola deve:

  • A.

    proporcionar às crianças experiências ricas e diversificadas, para facilitar a interação com a realidade social, cultural e natural.

  • B.

    sistematizar o mundo para apresentá-lo à criança, de modo a facilitar a compreensão das disciplinas escolares da educação infantil.

  • C.

    proporcionar viagens às crianças a fim de conhecerem muitos lugares novos e assim se adaptarem ao currículo.

  • D.

    se preocupar em mostrar às crianças imagens do mundo todo, para facilitar a sua identificação quando passar para o ensino fundamental.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A educação de adultos tem sido tema de muitos estudos e debates. De um lado, estão os defensores dessa população que não teve a oportunidade de freqüentar a escola regular e, de outro, há quem afirme: "Papagaio velho não aprende a falar". É verdadeira essa afirmativa sobre a aprendizagem dos adultos?

  • A.

    Sim. Os adultos perdem a capacidade de aprender com a idade, pois há declínio das capacidades físicas: visão, audição, agilidade física e das capacidades mentais: memória, inteligência e da capacidade emocional: auto-estima e afetividade.

  • B.

    Não. O ser humano aprende em qualquer idade, pois possui potencial para se desenvolver e produzir em todo o tempo de sua existência, além de ser um direito de cidadania.

  • C.

    A educação é um direito de todos e o governo só deve investir recursos na educação das crianças e jovens, pois são eles o futuro do Brasil e não os adultos.

  • D.

    Sim. Uma pessoa adulta possui muitos obstáculos que a impedem de aprender, que demoraria mais tempo e consumiria os recursos já escassos do governo para escolarizar essa população. Mesmo assim, o Brasil precisa qualificar a mão-de-obra.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O brinquedo, dentre outras coisas, possibilita à criança demonstrar suas emoções e suas criações. Isto significa que:

  • A.

    quando a criança brinca, demonstra seus conhecimentos sobre os mais variados tipos de brinquedos e as emoções que eles fazem surgir.

  • B.

    as emoções da criança são proporcionais à sofisticação e ao preço pago pelo brinquedo e pela possibilidade de agir sobre ele.

  • C.

    o brinquedo permite à criança conhecer e demonstrar, com mais clareza, importantes funções mentais, vínculos afetivos e expressões artístico-culturais.

  • D.

    o brinquedo é um objeto através do qual uma criança pode se comportar da maneira como desejar, pois qualquer regra poderia torná-la infeliz.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Ao se referir à educação das pessoas com deficiência, Romeu Sassaki (1997) aponta quatro fases distintas. Assinale a alternativa em que as fases estão na seqüência evolutiva em que ocorrem:

  • A. exclusão, segregação, integração e inclusão.
  • B. segregação, exclusão, integração e inclusão.
  • C. integração, segregação, exclusão e inclusão.
  • D. exclusão, integração, segregação e inclusão.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As pessoas consideradas diferentes, seja por sua cor, condição social, situação econômica, deficiência física ou mental, ou qualquer outra característica que as diferencie das demais passam pela discriminação e pelo preconceito, um obstáculo que as impedem de exercer sua cidadania. Em contrapartida, um processo inclusivo, no âmbito escolar, diz respeito ao:

  • A.

    atendimento do aluno a partir da adaptação da escola para atender à demanda da diversidade humana.

  • B.

    preparo do aluno para ser integrado ao processo educacional dito normal.

  • C.

    atendimento do aluno em instituição especializada com vistas à reabilitação da sua deficiência.

  • D.

    preparo da família do aluno para providenciar os meios necessários à educação escolar.

NAS QUESTÕES 24 E 25 ESCREVA V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO, CONFORME SEJAM VERDADEIRAS OU FALSAS AS AFIRMATIVAS. EM SEGUIDA, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM A SEQÜÊNCIA CORRETA, DE CIMA PARA BAIXO.

São principais funções dos recursos didáticos ou meios auxiliares de ensino:

( ) Facilitar a percepção e a compreensão de fatos, conceitos e princípios em estudo.

( ) Tornar abstrato o que é exposto verbalmente.

( ) Tornar o ensino mais ativo e concreto, aproximar o aluno da realidade.

 ( ) Promover a fixação e a integração da aprendizagem.

A seqüência correta é:

  • A. F, F, V, V.
  • B. V, V, F, F.
  • C. V, V, F, V.
  • D. V, F, V, V.

NAS QUESTÕES 24 E 25 ESCREVA V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO, CONFORME SEJAM VERDADEIRAS OU FALSAS AS AFIRMATIVAS. EM SEGUIDA, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM A SEQÜÊNCIA CORRETA, DE CIMA PARA BAIXO.

Sobre a relação entre motivação e aprendizagem:

( ) Não há aprendizagem sem motivação, seja esta consciente ou inconsciente, intrínseca ou extrínseca.

( ) Motivação e incentivação são importantes em todas as fases de aprendizagem.

( ) O insucesso inicial numa tarefa pode desestimular todo aluno para novas aprendizagens.

( ) A motivação pode diminuir, na medida em que o aluno sabe o porque de estar realizando uma tarefa e a ela atribui significado.

A seqüência correta é:

  • A. V, F, V, F.
  • B. F, V, V, F.
  • C. V, V, F, F.
  • D. F, F, V, F.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um Projeto de Educação para o Trânsito é um bom exemplo de como a escola pode incluir, em seu currículo, projetos de interesse da comunidade e, ao mesmo tempo, trazer significados aos conteúdos das disciplinas. A professora Joana apresentou as seguintes sugestões para o desenvolvimento desse trabalho. Analise-as e assinale a alternativa que contém as opções corretas.

1- Desenvolver um debate sobre Acidentes de Trânsito, para trabalhar os aspectos da língua oral, atitude de saber ouvir o outro, fazer anotações e organizar a fala.

2- Trazer para uma visita aos alunos, um Técnico da Secretaria de Trânsito, para ser entrevistado sobre os principais problemas de trânsito da cidade.

3- A produção, pelos alunos, de um mural sobre atitudes corretas no trânsito, articulando conteúdos de Artes e de Língua Portuguesa.

4- Trabalhar o tema – Educação para o Trânsito – somente com conteúdos de Ciências, porque o tema está diretamente relacionado a esta área.

O correto está somente em:

  • A. 1, 2 e 3.
  • B. 1 e 2.
  • C. 2 e 4.
  • D. 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

 

O texto se refere ao conceito de:

  • A. alfabetização.
  • B. letramento.
  • C. fluência.
  • D. cognição.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A ação didática, com estratégias que envolvam trabalhos em grupo, tem como principal vantagem:

  • A.

    ajudar a memorização, processo mais importante na aprendizagem.

  • B.

    melhor fixação de aprendizagem através da memorização, devido a diversidade de características dos alunos.

  • C.

    estimular a competição e levar a agir impessoalmente.

  • D.

    facilitar troca de idéias e experiências e desenvolver o sentimento do "nós", o que vai favorecer o diálogo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...