Questões de Pedagogia da Universidade da Amazônia (UNAMA)

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A presença da Arte no currículo do Ensino Fundamental justifica pelo fato de a criança:

  • A.

    ter necessidade de saber usar tesoura, lápis de cor, tinta e pincel para favorecer a aprendizagem do desenho e da pintura, sem os quais não pode concluir o ensino fundamental.

  • B.

    poder desenvolver habilidades de representar papéis por meio do teatro de máscara, de fantoches, de sombra e de marionetes, para valorizar esta arte milenar.

  • C.

    obter da escola as condições necessárias para o desenvolvimento global da personalidade, valendo-se de formas diversificadas de atividades expressivas, criativas e sensibilizadoras.

  • D.

    chegar à escola com muitas deficiências culturais e problemas sócio-econômicos, razões pelas quais as atividades artísticas compensariam a falta de motricidade provocada pela pobreza.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

 Considerando a concepção fenomenológica da educação é correto afirmar:

  • A.

    Na atitude fenomenológica, a educação é entendida como cuidado com o pro-jeto do humano em suas possibilidades de ser mundano e temporal.

  • B.

    O aluno egresso (produto) da escola tem que ser integrado à cadeia competitiva do mercado de trabalho.

  • C.

    Centra-se nos métodos e técnicas de ensino, ou seja, no aspecto objetivo e operacional do trabalho pedagógico, na busca de uma eficiência técnica e de uma produtividade no ensino.

  • D.

    O professor é o executor do processo educativo: o professor treina de forma eficiente o aluno para o trabalho produtivo e o aluno pela técnica "aprende a fazer", isto é, recebe e fixa informações para executar as tarefas educativas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A professora Magda Soares (1998, p.47) afirmou que "o ideal seria alfabetizar letrando". Isto significa que:

  • A.

    corresponde ao processo pelo qual se adquire uma tecnologia sobre a escrita alfabética.

  • B.

    deve relacionar-se ao exercício competente da tecnologia da escrita.

  • C.

    busca ampliar as experiências das crianças sobre os vários tipos de jogos e brincadeiras.

  • D.

    trabalha com o ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Conforme a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial estabelecida na 32ª Conferência Geral da UNESCO, realizada em 17 de outubro de 2003, em Paris, o Patrimônio Cultural Imaterial se manifesta de forma plural nos seguintes domínios:

  • A.

    Esculturas e práticas sociais, rituais e festivais.

  • B.

    Prédios históricos e conhecimentos e práticas relacionados com a natureza e o universo.

  • C.

    Pintura e expressões orais.

  • D.

    Artes do espetáculo e as técnicas próprias do artesanato local.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre a pedagogia humanista-libertadora é correto afirmar:

1- Compreende o ser humano como "inconcluso", que por perceber que "não sabe tudo", busca o saber e o seu aprimoramento enquanto ser humano.

2- O ser humano é visto como um "ser de relações" com o mundo (reflexivo, conseqüente, transcendente e temporal) e �ser de práxis" (reflexão-ação).

3- A educação é compreendida como comunicação, diálogo, na medida em que não é transferência de saber, mas um encontro de sujeitos que buscam o conhecimento.

4- A educação apresenta-se como "situação gnosiológica" e "

prática da liberdade", na qual os sujeitos, mediatizados pelo mundo, conhecem e comunicam-se sobre a realidade conhecida.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    1, 2, 3 e 4.

  • B.

    2 e 4, somente.

  • C.

    1 e 3, somente.

  • D.

    2 e 3, somente.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando o pensamento pedagógico existencialista é correto afirmar:

  • A.

    O ensino é meritocrático e conteudista, requerendo disciplina e esforço por parte do aluno.

  • B.

    A tarefa da educação consiste em afirmar a existência concreta da criança, aqui e agora. A existência do ser humano não é igual à de outra coisa qualquer. Sua existência está sendo, se formando; não estática.

  • C.

    O método é o da exposição oral dos conteúdos, pressupondo-se que todos os alunos tenham a capacidade racional de aprendê-los e assimilá-los.

  • D.

    A função política da escola é reproduzir a estrutura social, através da transmissão de conhecimentos e valores estabelecidos historicamente na sociedade.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As questões relativas ao ensino da arte no Brasil estiveram presentes em todos os momentos de crise de revisão dos parâmetros educacionais, sendo usadas como uma alavanca para ajudar a definir mudanças. Completando essa afirmação, Barbosa explica que "isso se dá porque a arte foi o nosso primeiro elemento de auto-identificação nacional." (Ana Mae Barbosa, 1985, p.41). A partir dessa proposição, pode-se afirmar:

1- O ensino de arte tem incorporado, por meio de suas representações no tocante à identidade nacional, as confluências sócio-político-culturais de cada época.

2- Os parâmetros educacionais estão em estreita harmonia com a pesquisa e o ensino de arte no Brasil.

3- As mudanças havidas nos parâmetros educacionais, nas duas últimas décadas, têm trazido uma influência positiva, mais efetivamente, da articulação advinda dos estudiosos e movimentos organizados no que concerne à arte no Brasil.

4- As mudanças estruturais nas políticas educacionais têm atendido totalmente as demandas dos novos paradigmas no ensino de arte no Brasil.

O correto está em:

  • A.

    1 e 4, somente.

  • B.

    2 e 3, somente.

  • C.

    1 e 3, somente.

  • D.

    1, 2, 3 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O paradigma da educação popular, inspirado originalmente no trabalho de Paulo Freire nos anos 60, encontrava na conscientização sua categoria fundamental. A prática e a reflexão sobre a prática levaram a incorporar outra categoria não menos importante: a da organização. Paulo Freire e Adriano Nogueira (1989) afirmaram-na:

"Como o esforço de mobilização, organização e capacitação das classes populares; capacitação científica e técnica. Entendo que esse esforço não se esquece, que é preciso poder, ou seja, é preciso transformar essa organização do poder burguês que está aí, para que se possa fazer escola de outro jeito." (Freire & Nogueira, 1989, p. 19).

Sobre Educação Popular, é correto afirmar:

1- A educação popular surgiu na margem da sociedade, muitas vezes francamente contra a educação formal. Nas discussões das décadas de 1970 e 1980 era muito corriqueiro depararmo- nos com argumentos contra e a favor da possibilidade de uma autêntica educação popular dentro do sistema escolar, uma vez que o caráter controlador era visto como inerente à ordem institucional da qual a escola faz parte.

2- Talvez uma característica definidora da educação popular seja exatamente a busca de alternativas, a partir de lugares sociais e espaços pedagógicos distintos, que têm em comum a existência de necessidades que levam a querer mudanças na sociedade.

3- Defender para a educação popular uma ortodoxia que ela jamais teve, ou pretendia ter, não seria tão sensato. Pelo contrário, uma de suas especificidades estava exatamente no seu caráter iconoclasta e, em conseqüência, na quase impossibilidade de enquadrar as práticas em algum tipo de definição que lhes fizesse jus.

4- De início pela polissemia do conceito popular, que incorpora conotações muito distintas entre si, tais como: classe social, classes subaltern

  • A.

    1, 2 e 4, somente.

  • B.

    1 e 2, somente.

  • C.

    3 e 4, somente.

  • D.

    1, 2, 3 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No Brasil, desde o processo de colonização portuguesa, apenas a elite brasileira teve acesso à Educação, em detrimento das outras camadas sociais. Assim, os movimentos sociais são respostas coletivas aos problemas que vivenciam, procurando lutar por suas reivindicações, construindo e refazendo sua própria história em determinado tempo. Neste sentido, sobre a história dos movimentos sociais em torno da educação no Brasil é correto afirmar que são:

  • A.

    fenômenos políticos, organizados pelos partidos políticos e existirão enquanto seus interesses ideológicos, relativos à educação, não forem atendidos.

  • B.

    fenômenos históricos, e existirão enquanto a humanidade não resolver seus problemas relacionados ao acesso, permanência e qualidade da escola.

  • C.

    organizações propostas pelo poder público quando há impasses entre as esferas de poder do estado em matéria de educação.

  • D.

    organizações de trabalhadores, filiados a sindicatos, que vislumbram o atendimento das necessidades e dificuldades cotidianas dos seus filhos nas escolas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No final da década de 70, a noção de democratização do direito à educação conviveu com a idéia dos direitos da cidadania. Na luta contra a ditadura e na busca de caminhos para a transição, nasceu a idéia de participação da sociedade civil, através de grupos e movimentos organizados, na formulação, implantação e acompanhamento das políticas públicas, algumas incorporadas na legislação federal em setores diversos, inclusive na educação. Assim, emanam dos movimentos sociais relacionados à educação os seguintes temas/reivindicações:

1- A gestão democrática da unidade escolar.

2- A superação de desigualdades entre os gêneros, através do debate sobre a interação entre os sexos, as concepções e práticas socializadoras na sala de aula.

3- O atendimento das metas traçadas pelo Banco Mundial, no que se refere às novas linguagens tecnológicas.

4- A formação da parceria entre os EUA e o Brasil, para a reestruturação do sistema de ensino brasileiro, que culminou no acordo MEC/USAID.

O correto está somente em:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    3 e 4

  • D.

    1 e 4.

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