Lista completa de Questões de Pedagogia da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O Projeto Pedagógico tem de partir, necessariamente, de uma concepção de educação que se constitua como o referencial teórico que norteará os procedimentos, processos, atividades, organização administrativa e pedagógica, estruturação curricular, organização de tempos e espaços da escola. Assim, uma vez definida a concepção de educação que subsidiará a elaboração do Projeto, passa-se a explicitar os princípios que devem orientar a sua construção. Sobre os princípios, é correto afirmar que:
I- a democracia deve ser um princípio substantivo da gestão da educação, enfatizado na Lei 9394/96.
II- é preciso que haja a ação coletiva, que envolva a participação de todos na análise dos problemas escolares, para que a discussão/reflexão não se dilua, perdendo a visão do todo.
III- na gestão, a autonomia da escola é relativa, impede que a escola construa seus próprios caminhos, sua trajetória, sua cultura, que a distinguem das outras escolas.
IV- a qualidade, na sua dimensão positiva, deve ser priorizada, pois é ela que garante a formação do indivíduo, enquanto cidadão.
O correto está somente em:
I, II e IV.
II e III.
I, II e III.
III e IV.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Numere a coluna da direita procurando relacionar as Tendências Pedagógicas predominantes na Educação Infantil apresentadas na coluna da esquerda com as situações apresentadas à direita.
A seqüência correta de cima para baixo, está em:
A, A, B, C
B, B, C, A
C, A, C, B
B, A, B, C
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A teoria interdisciplinar da educação enfatiza o papel do professor como mediador, modificando a aula, o espaço onde esta se desenvolve e a forma de intervenção didática. Neste sentido, escreva V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, nos parênteses. Assinale depois, a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo:
( ) O novo papel do professor é de formar iguais, ou seja, formar-se professor-pesquisador para que nas práticas pedagógicas lance mão da pesquisa como princípio educativo e assim, forme novos sujeitos críticos e reflexivos.
( ) A aula modifica a postura do professor de "ensinante" para "estar com", de "transmissor" para "parceiro de troca", por meio de uma ação conjunta de grupo, que visa a formação do cidadão, do profissional, do pesquisador, e favorece a iniciativa, a criatividade e a participação no processo.
( ) O professor propõe atividades de pesquisa e estudo individual e juntos " professor e aluno " buscam informações e dados novos para os debates em aula. Desde o início, os alunos são colocados em situações concretas, e são orientados para aprender na ação.
( ) O espaço da sala de aula é o espaço privilegiado das construções e (re)construções. Deve constituir-se num ambiente de transmissão de valores socioculturais. A realidade social é o ponto de partida dos fenômenos educativos, desde que se observe a ordem social vigente.
( ) A (re)significação do espaço escolar em sintonia com o tempo criativo e com a escuta sensível, rompe com a dimensão temporal e constrói o desenho de formação do aluno e do professor.
A seqüência correta é:
F, V, V, F, V
V, V, V, F, V
F, V, V, V, F
V, V, F, V, F
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em uma classe de Educação Infantil, duas crianças disputam um brinquedo e após discussão pela disputa deste, uma das crianças fica quieta, senta-se isolada e chora. A professora Maria Alice a observa sem intervir. Após alguns instantes, conversa com ela e depois a leva para que lave o rosto, a fim de retomarem as atividades pedagógicas, incentivando-a a participar. A professora considera o sentimento como uma construção social e se preocupa em observar, escutar e aprender com a criança. Entende também, que o choro pode ser considerado uma manifestação de medo, insegurança, raiva ou tristeza, sensações que:
I- exigem a intervenção da professora para acalmar a ansiedade da criança.
II- provocam a agressividade entre as crianças e, portanto, devem ser impedidas.
III- fazem sofrer e, por isso, devem ser evitadas ou reduzidas nas situações escolares.
IV- precisam ser estimuladas de modo a fortalecer a criança para enfrentar as situações de violência
V- necessitam ser vivenciadas pela criança da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer.
O correto está somente em:
I, II e III.
III, IV e V.
V.
III.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
"A Avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias. A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos."
Libâneo,1994. A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, o processo avaliativo deve ser visto como:
instrumento indispensável a constituição de uma prática pedagógica e educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento das crianças.
momento final do trabalho que culmina com a realização de provas e atribuição de notas visando a classificação dos alunos.
tarefa permanente do professor e deve cumprir a função de controle, mediante a qual se faz uma classificação quantitativa dos alunos relativa às notas que obtiveram nas provas.
processo que cumpre uma função pedagógico-didática de certificação.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O trabalho com as Artes Visuais na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental deve ser concebido como uma linguagem que tem estrutura e características próprias, cuja aprendizagem, no âmbito prático e reflexivo, se dá por meio da articulação dos seguintes aspectos:
Fazer artístico, centrado na exploração, expressão e comunicação de produção de trabalhos de arte por meio de praticas artísticas; apreciação, compreendida como a capacidade de analisar e identificar obras de artes e seus produtores; reflexão, considerado tanto no fazer artístico como na apreciação um pensar sobre todos os conteúdos do objeto artístico.
Fazer artístico, compreendido como as práticas de colorir imagens feitas pelos adultos em folhas mimeografadas; apreciação, compreendida como a capacidade do professor de organizar as produções dos alunos para que possam ser apreciadas por outros; reflexão, considerado tanto no fazer artístico como na apreciação a capacidade de julgar o objeto artístico.
Fazer artístico, compreendido como exercícios de coordenação motora para fixação e memorização de letras e números; apreciação, capacidade de observação de obras de artes; fruição, emoção e sensação da criança diante do objeto artístico.
Fazer artístico, compreendido como o ensino de práticas que visam formar artistas; apreciação, capacidade de reconhecer que os objetos existem, independentes de sua presença física; reflexão e ou fruição, considerado como a capacidade de ler imagens.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
"A Profª Marilda não tem muita intimidade com a literatura. Assim, encontra dificuldades para utilizar como recurso pedagógico os diferentes suportes de escrita. Ela trabalha com uma turma de Ensino Fundamental que está em fase inicial de aquisição do processo da língua escrita. A sua Coordenadora Pedagógica está um tanto quanto preocupada pois tem percebido que os alunos não estão avançando como esperado. Ela tem chegado a conclusão de que a Profª Marilda, sem perceber, pode estar constituindo uma barreira para que os alunos aprendam a ter o prazer da leitura, a curiosidade pela literatura e o gosto pelo aprendizado através dos textos literários." Considerando o caso acima e os seus conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar que:
os hábitos de "não-leitura" do professor não interferem na sua prática pedagógica.
a desinformação do professor em relação à função social e pedagógica do texto literário, não pode ser responsabilizada pelo insucesso do processo de letramento dos alunos, considerando que existem "analfabetos" que possuem um "certo grau de letramento".
a desinformação do professor, decorrente dos seus próprios hábitos " não ler, ou ler pouco " é uma possível explicação para a dificuldade que têm os professores de utilizar em sua práxis pedagógica diferentes suportes de textos.
o sucesso do processo de alfabetização / letramento das crianças independe do ambiente alfabetizador criado em sala de aula e dos vários suportes de escrita utilizados pelo professor.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Para a maioria dos jovens e adultos que iniciam sua escolarização, a principal motivação é, certamente, aprender a ler e escrever. Entretanto, muitos jovens e adultos que já viveram essa experiência referem-se a outras conquistas a ela relacionadas, igualmente importantes: ganhar autoconfiança, entender melhor as coisas, falar sem constrangimento e conhecer gente nova. Para que isto aconteça, é correto afirmar que:
I- o professor-alfabetizador deve trabalhar o processo de aprendizagem da leitura e escrita a partir de unidades significativas, para o aluno ter mais oportunidades de realizar outras aprendizagens.
II- o professor-alfabetizador deve trabalhar o processo de aprendizagem da leitura e escrita somente por meio da cópia e estudos de sílabas, palavras e frases.
III- o professor-alfabetizador deve trabalhar o processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita a partir de temas geradores, extraídos do meio cultural dos alunos.
IV- a produção de textos, na alfabetização de jovens e adultos, deve ser realizada somente após os alunos identificarem as sílabas nas palavras.
O correto está somente em:
I, II e III.
I e III.
III e IV.
II e IV.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um modelo de currículo segue uma orientação a partir de quatro (4) elementos básicos: Objetivos, Conteúdos, Experiências de Aprendizagem e Avaliação. Considerando a integração desses elementos, qual das afirmações a seguir corresponde ao Modelo Técnico-Linear?
Trata os elementos básicos de forma menos hierárquica e apresenta resquícios do paradigma linear.
Apresenta uma forma de tomada de decisão para o planejamento curricular com a intenção de garantir o controle e a maximização do rendimento.
Amplia a visão do currículo e exige, ao mesmo tempo, uma maior abrangência e mais detalhamento para a organização.
Apresenta uma postura mais democrática, crítica, acentuando um interesse emancipatório.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considere o texto abaixo para responder às questões 12 a 14
Para que o ensino seja bem sucedido, os professores precisam considerar alguns pontos fundamentais. Quais dos itens abaixo são corretos?
I- Toda atividade da criança deve ser sempre elogiada.
II- Elogios e recompensas devem ser específicos para cada aluno.
III- A crítica é o melhor motivador para a aprendizagem.
IV- Acertos devem ser sempre elogiados.
V- O esforço do aluno deve ser constantemente valorizado.
O correto está somente em:
I e III.
II, IV e V.
I, II e V.
I, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...