Questões de Pedagogia da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Analise as afirmativas abaixo:

I - A verdadeira aprendizagem é a construção ativa de conhecimentos realizada pelo sujeito que aprende.

II - Os professores têm a responsabilidade de conhecer e de considerar os limites e os pontos fortes dos alunos, provocá-los, situá-los onde se encontram e convidá-los a dar um passo à frente, avançar.

III - Os professores devem reduzir sua força e estimular os alunos a debater seus pontos de vista a fim de promover o desenvolvimento da autonomia intelectual.

O correto está em:

  • A.

    I e III, somente.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I, somente.

  • D.

    II, somente.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Tendo o texto acima como referência, julgue os pontos a seguir:

I. A formação inicial e continuada é uma estratégia para que os educadores se capacitem para enfrentar as mudanças ocorridas no mundo.

II. A construção de uma autonomia intelectual e ética configura-se como uma das respostas exigidas pelas novas formas de mediação entre o homem e o conhecimento.

III. Torna-se necessária a proposição de uma Pedagogia rigidamente definida e planejada, com vistas o permanente ajuste dos alunos às constantes inovações do mundo.

O correto está em:

  • A.

    I e II, somente.

  • B.

    I e III, somente.

  • C.

    II e III, somente.

  • D.

    I, II e III.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A partir da ilustração e de seus conhecimentos sobre educação como processo social julgue os itens a seguir:

I. Como espaço privilegiado de socialização, a escola cumpre sua missão quando ajuda os indivíduos a conviver, aprender e passar do mundo infantil à adolescência e da adolescência à fase adulta.

II. Desde o final da década de 90 do século XX, diversos estudiosos da educação têm alertado que tanto o ensino público quanto o privado têm perdido a qualidade. Um dos fatores que contribui sobremaneira para isso é a incapacidade de memorização dos alunos, provocada pelo bombardeio de informações.

III. A aprendizagem significativa caracteriza-se como a formação de conceitos relevantes, mesmo sem associação aos conceitos preexistentes na estrutura cognitiva do indivíduo.

IV. No contexto da aprendizagem significativa, o aluno é o construtor do seu conhecimento de maneira autônoma, ou seja, o papel do professor e a metodologia de ensino são considerados os aspectos menos importantes.

V. Em uma proposta pedagógica voltada para habilidades e competências, os atributos intelectuais e cognitivos são aprendidos a partir da ação educativa e estarão disponíveis em qualquer situação de vida.

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e V.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I, III, IV e V.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A orientação educacional, hoje, caracteriza-se por um trabalho muito mais abrangente, no sentido de sua dimensão pedagógica. Possui caráter mediador junto aos demais educadores, atuando com todos os protagonistas da escola no resgate de uma ação mais efetiva e de uma educação de qualidade nas escolas." (GRINSPUN.M.P.A. A orientação educacional – conflito de paradigmas e alternativas para a escola. 3ª ed. São Paulo. Cortez, 2006)

De acordo com o conceito acima é correto afirmar que:

I- a orientação educacional está comprometida com a formação da cidadania do aluno.

II- a orientação educacional deve analisar as dificuldades de aprendizagem dos alunos tendo como referência o sistema educacional.

III- a orientação educacional possibilita a construção do conhecimento por meio de intervenção pedagógica junto aos professores.

IV- a orientação educacional busca a construção coletiva da escola, sem perder de vista que o coletivo é composto por pessoas, que devem pensar e agir a partir de questões contextuais.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A. I, III e IV.
  • B. II e III.
  • C. I, II e III.
  • D. II e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Por ocasião das reuniões para a organização da Semana de Alfabetização da Escola Itaituba, os alfabetizadores destacaram a escrita e o letramento como os temas mais importantes. Em relação aos temas, é correto afirmar que:

I - o letramento é um processo aprendido somente na escola.

II - o letramento focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição da escrita por uma sociedade.

III - a produção de textos na alfabetização deve ser realizada após a aprendizagem da leitura.

IV- ao analisar a evolução das hipóteses de escrita, o professor perceberá a relação que o aluno faz da escrita e da fala.

O correto está somente em:

  • A.

    III e IV

  • B.

    I, II e III

  • C.

    II e IV

  • D.

    II, III e IV

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A professora Clara tem uma turma de Educação Infantil e defende que suas crianças precisam estimular o trabalho de corpo e, neste momento, seus alunos estão aprendendo a pular corda. A professora conta alto até cinco antes de mover a corda. Essa atividade desenvolve nas crianças o (a):

  • A.

    coordenação motora fina e a concentração.

  • B.

    atenção e o raciocínio temporal.

  • C.

    noção de espaço e a coordenação motora fina.

  • D.

    conhecimento lógico e o conhecimento físico.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A professora Vera, que atua no Ensino Fundamental de uma escola pública, acredita que os alunos não devem ser considerados como seres passivos no processo de ensino-aprendizagem. Ela compreende que a aprendizagem ocorre quando os alunos interagem com seus objetos de conhecimento, formulam hipóteses sobre os mesmos, testam essas hipóteses e, se for o caso, modificam-nas. Assim, Vera planeja suas ações pedagógicas de modo a criar situações-problema que levem a desafiar seus alunos e os levem a buscar as soluções. A prática pedagógica dessa professora inspira-se nas idéias de:

  • A.

    Piaget.

  • B.

    Skinner.

  • C.

    Freud.

  • D.

    Vygotsky.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O projeto é uma forma de trabalho, em equipe, que favorece a articulação entre os diferentes conteúdos da área de Ciências Naturais. É desenhado como uma seqüência de etapas, compartilhadas com os estudantes e seus representantes, que conduzem ao produto desejado. Essas etapas são:

I- Definição do tema.

II- Escolha do problema principal a ser investigado.

III- Estabelecimento do conjunto de conteúdos.

IV- Estabelecimento das intenções educativas.

V- Realização de exercícios finais e auto-avaliação dos estudantes.

As etapas corretas são:

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, III, IV e V.

  • C.

    II, III. IV e V.

  • D.

    II, III e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os autores que discutem a temática da Formação Continuada reconhecem que os saberes sistematizados pelos professores, no cotidiano das salas de aulas devem ser socializados para permitir o aprofundamento e o diálogo reflexivo baseado não somente na experiência individual, por vezes limitada, mas, sobretudo, na discussão coletiva. Isto significa que os professores precisam:

I- reconhecer que os saberes da experiência se referem aos saberes produzidos no exercício da docência; brotam da experiência e são por ela validados; podem se manifestar como crenças explícitas, imagens, metáforas e princípios de atuação.

II- compreender que é no espaço da sala de aula que os saberes docentes se consolidam e se manifestam.

III- conhecer as estratégias de construção do Projeto Pedagógico da escola.

IV- aprofundar o estudo dos saberes dos professores para possibilitar uma melhoria das estratégias do trabalho pedagógico.

O correto está somente em:

  • A. II e IV.
  • B. I, III e IV.
  • C. I, II e III.
  • D. I, II e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Há vários caminhos para a construção de um projeto pedagógico. Alguns autores os caracterizam como movimentos de construção, outros como atos distintos, mas interdependentes. Ilma Passos Veiga, aponta três atos:

(1) ato situacional _ que descreve a realidade na qual desenvolvemos nossa ação e é o desvelamento da realidade sóciopolítica, econômica, educacional e ocupacional.

(2) ato conceitual _ que diz respeito à concepção ou visão de sociedade, homem, educação, escola, currículo, ensino e aprendizagem.

(3) ato operacional _ que orienta-nos a como realizar nossa ação [...] atividades a serem assumidas para transformar a realidade da escola [...] a tomada de decisão de como vamos atingir nossas finalidades.

Numere nos parênteses abaixo, (1) (2) ou (3) conforme as indagações estejam relacionadas com (1) ato situacional, (2) ato conceitual ou (3) ato operacional. Em seguida, assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo.

( ) Que tipo de aluno queremos formar? Para qual sociedade? O que significa ser uma escola voltada para a educação básica? Que concepção de escola, de educação e de ensino queremos?

( ) Como compreendemos a sociedade atual? Qual é a população-alvo da escola? Quais suas características em termos socioeconômicos, culturais e educacionais? Qual o papel da educação/escola nessa realidade?

( ) Quais as decisões básicas referentes a: o que, para que e como ensinar, articuladas ao para quem ensinar?

( ) Como redimensionar a organização do trabalho pedagógico? Qual tipo de gestão? O que é prioritário realizar? As ações propostas são exeqüíveis?

( ) Qual o papel específico de cada membro da comunidade escolar? De que recursos a escola dispõe para realizar seu projeto? Quais as decisões necessárias para sua concretização?</

  • A.

    2, 3, 2, 1, 1

  • B.

    2, 1, 2, 1, 3

  • C.

    1, 3, 2, 1, 3

  • D.

    2, 1, 2, 3, 3

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...