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Sobre os novos caminhos para a ação do pedagogo, alguns autores defendem que cabe a este profissional assumir com os educadores uma postura de parceria, ao invés de imposição. Esta forma de atuar pode servir tanto à burocracia estatal quanto à escola, ajudando a torná-la viável, autônoma e sedutora. Com base nesta reflexão, analise as afirmativas abaixo.
I. "Agir de modo autoritário não combina com a educação, mas perder a autoridade também não." (Pedro Demo)
II. "A questão fundamental é realmente a nova maneira de conceber a autoridade dentro da organização."(Myrthes Alonso)
III. "(...) o poder não é principalmente manutenção e reprodução das relações econômicas, mas, acima de tudo, uma relação de força." (Michel Foucault)
Indique a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
Apenas I está correta
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e III estão corretas
Apenas II e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
O Pedagogo que pretende atuar junto às camadas populares, precisa levar em consideração aspectos sociais, psicológicos e educativos. Com base neste pensamento, analise as afirmativas abaixo.
I. Ao considerar a dimensão individual e a social em relação ao trato com crianças e adolescentes em situação de risco ou exclusão social, é preciso respeitar as diferenças. Para isso, as medidas sócio-educativas devem ter um caráter disciplinador, isolando-os e evitando a sua interação com outros menores, repressor e punitivo para evitar desvios de conduta, baseando-se nas experiências negativas como exemplos, para evitar que estes adolescentes e jovens retornem às situações de risco e/ou à criminalidade.
II. Em relação à questão da identidade cultural, Freire apresenta contribuições ao destacar que assumir a si próprio não significa a exclusão dos outros, ao contrário, implica reconhecer-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva e de amar. Capaz de assumir-se como sujeito, porque também é capaz de reconhecer-se como objeto. Este é um dos desafios postos ao educador na sociedade atual.
III. O Pedagogo, ao trabalhar com crianças e jovens em situação de risco, precisa compreender o valor dos sentimentos, das emoções, do desejo e da insegurança a ser superada através do exercício da criatividade e do resgate da auto-estima.
Indique a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
Apenas I está correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
I, II e III estão corretas
Em seu livro, Jussara Hoffman (2003) destaca aspectos importantes que caracterizam a prática da avaliação na escola. No que se refere à concepção de avaliação mediadora defendida pela autora, analise as afirmativas abaixo.
I. Consiste em corrigir tarefas e provas do aluno para verificar respostas corretas e incorretas, visando tomar decisões quanto ao seu aproveitamento escolar, sua aprovação ou reprovação em cada série ou grau de ensino.
II. A ação avaliativa está presente justamente entre uma tarefa do aluno e a tarefa posterior. Consiste na ação educativa decorrente da análise dos seus entendimentos, de modo a favorecer a essa criança o alcance de um saber competente, a aproximação com a verdade científica.
III. Se a escola cumpre exigências burocráticas do sistema, tais exigências não ditam normas de correção das tarefas. O que se pede aos professores são menções finais sob a forma de graus numéricos, conceitos ou letras (bimestrais, semestrais e anuais), que representem definições em termos de promoção ou não do aluno para a série ou grau subseqüente (aprovado-reprovado). Legalmente e no regimento das escolas não está claramente configurado a obrigatoriedade do uso dessas menções nas tarefas das crianças. Tais procedimentos são práticas tradicionais que vêm sendo repetidas pelos professores, sem que reflitam sobre o seu significado ou coerência.
Assinale a alternativa correta.
Apenas a I está correta.
Apenas a II está correta.
Apenas a III está correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
A questão da democratização da Educação Pública está inserida no contexto da reflexão sobre o papel do Estado e da qualidade do ensino. Diante deste cenário, analise as afirmativas a seguir.
I. O uso dos termos Sistema de Educação Superior e Sistema de Educação Básica é inadequado, uma vez que não contribui para a compreensão global da Educação Pública. No contexto atual, a Educação Básica e Educação Superior complementam e compõem o Sistema Educacional Brasileiro.
II. Através do processo de democratização do ensino, a questão do acesso à Educação é contemplada através da garantia de vagas tanto na zona urbana quanto na zona rural, havendo uma melhor distribuição espacial e temporal das vagas.
III. A partir dos anos 90, a luta pela qualidade do ensino, através das pressões populares, implica exigência do acesso à educação e da qualidade dessa educação. O Estado atende a essas exigências sociais de forma ambivalente, na medida que garante o acesso, mas, por outro lado, imprime uma política de contenção de gastos públicos, que compromete a garantia da qualidade da educação.
Indique a alternativa correta
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
O processo de comunicação sofre interferências ou barreiras, que limitam o desenvolvimento da ação pedagógica. Neste contexto, barulhos, mesas desarrumadas, arquivos desorganizados e interrupção de equipamentos são exemplos de barreiras conhecidas como
físicas.
pessoais.
semânticas.
institucionais.
estruturais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
No processo ensino-aprendizagem, são freqüentes as críticas feitas à memorização excessiva de dados que os professores cobram de seus alunos, o que revela uma concepção bancária de educação. Para que a prática pedagógica objetive uma aprendizagem crítico-reflexiva, é fundamental que o educador leve em consideração a diferença entre
técnica / saber científico
informação / construção de conceitos.
conteúdo / abordagem metodológica.
conhecimento / competência cognitiva
teoria/prática.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Vygotsky sustenta que é relevante para a educação conhecer a zona de desenvolvimento proximal de cada criança, conceituando-a como sendo à distância entre dois níveis: o de desenvolvimento atual, avaliado pela capacidade da criança para resolver problemas sozinha e o nível de desenvolvimento avaliado pela capacidade da criança para resolver problemas auxiliada por alguém. Qual a importância dessa afirmação para o ato pedagógico?
Auxiliar a compreender o potencial social, cognitivo e afetivo da criança.
Apontar para a mediação sociocultural, uma vez que irá sempre existir a interação aluno-professor.
Valorizar a transdisciplinaridade e a multiculturalidade.
Realizar a integração entre professor, aluno, comunidade, sempre na percepção do todo.
Organizar os saberes, de acordo com o planejamento previamente estabelecido.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Conforme as abordagens desenvolvidas por Philips,
a afetividade docente não é compatível com o desempenho da profissão de professor
a afetividade docente deve atuar de forma harmoniosa no ensino.
o professor deve priorizar a afetividade na sua prática docente.
Philips não trata de afetividade na prática docente.
o professor não deve considerar as questões afetivas na sua prática docente.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Assinale a afirmação que caracteriza o processo ensino-aprendizagem na dimensão cognitiva.
Valoriza o conhecimento enquanto descoberta, sendo a experimentação planejada à base do conhecimento.
Considera que o sujeito é responsável pela sua própria aprendizagem.
Define o ensinar, enquanto um ato de planejamento e de reforço através dos quais os alunos aprendem.
Considera as emoções articuladas ao conhecimento, as formas de como as pessoas lidam com o ambiente e resolvem problemas.
Entende que a aprendizagem é um processo de construção de liberdades e de desalienação pedagógica e política.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
O capítulo I do livro Pedagogia da Autonomia, Freire (1996) aborda a temática "não há docência sem discência", em que aponta algumas exigências ao exercício da prática docente.
Dentre as alternativas a seguir, indique a que não corresponde ao pensamento de Paulo Freire.
O ato de ensinar exige estética, ética e rigorosidade metódica.
Ensinar não exige riscos, cabe ao educador escolher o grupo e a classe social com a qual deseja trabalhar.
Ensinar exige pesquisa, criatividade e respeito aos saberes dos educandos.
Ensinar exige coerência entre o discurso e a prática através do exemplo.
Ensinar exige do docente uma reflexão crítica sobre a prática, reconhecendo e assumindo sua identidade cultural.
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