Questões de Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

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Na visão de Jussara Hoffman sobre a avaliação mediadora, indique a alternativa correta.

  • A.

    A avaliação mediadora está baseada numa relação dialógica, em que professores e alunos constroem seus conhecimentos, na medida em que confrontam seus pontos de vista, trocam idéias e reorganizam seus pensamentos com base nos saberes empíricos e científicos.

  • B.

    A influência teórica e a prática vivenciada pelos graduandos, durante o seu processo de formação, nos cursos de licenciatura, não se constituem em modelos e, portanto, não interferem na prática da avaliação desenvolvida por estes professores, quando atuam em suas áreas.

  • C.

    A avaliação mediadora está baseada nos princípios da psicologia comportamentalista da aprendizagem, na qual se enfatizam os resultados

  • D. Avaliar, numa perspectiva mediadora, implica desenvolver juízos de valor com vistas nos resultados e na classificação dos alunos.
  • E.

    A avaliação mediadora é diagnóstica, processual e classificatória. Neste sentido, os alunos precisam dominar os conteúdos básicos necessários para atingir os objetivos do processo ensino-aprendizagem, demonstrando competência e habilidade.

Em seu livro, Avaliação Mediadora, Jussara Hoffman (2001) aborda a questão da subjetividade no processo de construção do conhecimento e na prática da avaliação. Com base na visão da autora, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando as questões sugerem uma resposta pessoal do aluno, opiniões, considerações, dissertações sobre determinado assunto, o professor terá de interpretar (subjetivamente) a resposta para considerá-la certa ou errada... a subjetividade é inerente, também, à interpretação da questão pelo aluno.

II. Na prática da Avaliação Mediadora, as tarefas são elementos essenciais para a observação das hipóteses construídas pelos alunos ao longo do processo. Através delas, professores de todos os graus de ensino puderam estabelecer o diálogo com os educandos, no sentido de debruçar-se sobre sua produção de conhecimento para compreender em que momento se encontra, qual a dimensão do seu entendimento.

III. O trabalho em grupo permite uma melhor avaliação da aprendizagem, uma vez que é possível observar se o aluno compreendeu e desenvolveu o seu conhecimento, defendendo seus pontos de vista no grupo, com base em suas experiências e descobertas, sendo esta uma excelente forma para o professor avaliar seus alunos, observando o seu desenvolvimento individual e coletivo.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Apenas a I está correta.
  • B. Apenas a II está correta.
  • C.

    Apenas a I e a II estão corretas.

  • D. II e III estão corretas.
  • E. I, II e III estão corretas.

Em seu livro, Pedagogia da autonomia, Freire aborda os saberes necessários à prática educativa. Analise as afirmativas a seguir.

I. Para Paulo Freire, a consciência de que somos seres inacabados é o que coloca homens e mulheres como sujeitos históricos que buscam e necessitam da educação para intervir na sociedade.

II. A curiosidade ao mesmo tempo em que é conhecimento, é também elemento fundamental no processo de produção do conhecimento, seja esta empírica ou epistemológica.

III. Freire faz referência à questão da Reforma Agrária, destacando que esta é uma invenção de falsos brasileiros interessados em se apropriarem das terras alheias.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Apenas a I está correta.
  • B. Apenas a II está correta.
  • C. Apenas I e II estão corretas
  • D. Apenas I e III estão corretas.
  • E. I, II e III estão corretas.

Vieira in Ferreira e Aguiar (2001) analisa a Função Social da Escola no contexto da sociedade globalizada e do desenvolvimento científico e tecnológico. Com base nesses estudos, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) e F (falso)

( ) No contexto da sociedade globalizada e do desenvolvimento científico e tecnológico, a Função Social da Escola é redimensionada, na medida em que se questionam os conteúdos, os métodos, a avaliação, a relação professor-aluno, a qualidade do ensino e a questão da Gestão Escolar.

( ) Na sociedade atual, a difusão do conhecimento em rede e o uso de Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação poderão constituir-se em mais um mecanismo de exclusão social.

( ) Através da Gestão Democrática das Escolas, o Estado possibilita a autonomia e a descentralização das ações, não sendo mais de responsabilidade direta ou indireta do poder público, Federal, Estadual e Municipal a gestão pedagógica e financeira.

( ) O sistema educacional brasileiro, através do MEC, tem dado ênfase às ações de políticas voltadas para o ensino fundamental, o ensino médio e o profissional.

( ) Cabe, exclusivamente, às escolas responder pela gestão pedagógica, financeira, tecnológica e de recursos humanos, de forma autônoma, envolvendo os diversos segmentos: pais, alunos, professores e comunidade escolar com base nos princípios da gestão democrática.

Indique a alternativa correta.

  • A. F V V F V.
  • B. V V F V F.
  • C. V F F F V.
  • D.

    V V V V F.

  • E. F F V F F.

Dentre as tentativas atuais de conceituação da Etnomatemática apresentadas abaixo, assinale a que melhor representa os propósitos de Ubiratan D'Ambrósio.

  • A. O estudo das várias maneiras, técnicas, habilidades de explicar, de entender, de lidar e conviver nos distintos contextos naturais e sócio-econômicos, espacial e temporalmente.
  • B. Conhecimento de povos não letrados, retirando o termo "primitivo", por este estar carregado da conotação evolucionista, que pode ser tão complexa como a das idéias matemáticas ocidentais
  • C. A investigação das concepções, tradições e práticas matemáticas de um determinado grupo social, no intuito de incorporá-las ao currículo do conhecimento escolar.
  • D. O estudo das idéias matemáticas dos chamados povos sem escrita.
  • E. O conhecimento matemático de culturas tradicionais que têm uma abordagem antropológica, enfocando o conhecimento particular e a prática por diferentes culturas.

No âmbito da compreensão de um problema em termo de sua significação, são feitas três considerações:

I. Um aluno compreende um problema, quando ele compreende a linguagem e as expressões através das quais a sua proposição é expressa.

II. A maioria dos problemas em sua formulação não apresenta um contexto que tenha algum significado para o aluno.

III. A linguagem do nosso cotidiano tem um sentido mais ambíguo e impreciso, enquanto que na matemática o sentido é preciso.

Com respeito a essas considerações, assinale, no que se refere à abordagem de Pozo (1998), a alternativa correta.

  • A. Apenas I
  • B. Apenas II e III.
  • C. Apenas II.
  • D. Apenas II.
  • E. Apenas II.

Identificar qual alternativa não pode ser considerada como parte integrante de procedimentos que os professores podem utilizar para auxiliar seus alunos na elaboração de seus próprios caminhos, visando à solução de problemas, na abordagem do livro a solução de problemas (Pozo, 1998).

  • A.

    Transformar as informações apresentadas em forma de palavras para a forma escrita, do tipo: símbolos, expressões ou representações matemáticas.

  • B.

    Instruir e orientar na busca de passos ou etapas na resolução de problemas que permitam o treinamento.

  • C.

    Fazer referência e estabelecer uma analogia com algo que já tenha sido visto antes.

  • D.

    Avaliar quais os conhecimentos que o aluno dispõe e que possam ser utilizados na resolução do problema proposto.

  • E.

    Testar e analisar os resultados encontrados, até mesmo os próprios erros detectados.

Sobre a construção do Projeto Político Pedagógico da escola, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) A construção do PPP implica envolvimento direto e vontade política dos poderes públicos Estaduais, Municipais e Federal, com a participação indireta da comunidade escolar.

 ( ) Para construir o PPP, é necessário realizar uma análise e avaliação diagnóstica, para criar soluções às situações-problema da escola, dos grupos e dos indivíduos.

 ( ) Para construir o PPP, é necessário definir claramente os princípios e as diretrizes contextualizadas, que projetem o vir a ser da escola.

 ( ) Na construção do PPP, a equipe técnica da escola tem a responsabilidade de elaborar o documento com base nas sugestões da comunidade escolar.

( ) Para a construção do PPP, é necessária a prática do planejamento participativo que aprofunde compromissos, estabeleça metas claras e realizáveis, criando uma consciência coletiva com base nos diagnósticos: geral, das áreas, por componente curricular, por setor escolar, por grupos de professores e por pessoas nos grupos.

Indique a alternativa correta.

  • A.

    VVFFV.

  • B. FFVFV.
  • C. FVFVV.
  • D. VFVFF
  • E. FVVFV

Sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) e F(falso).

Indique a alternativa correta.

  • A.

    V V V F F.

  • B.

    V V F F V.

  • C.

    V F F V V.

  • D.

    V F V F V.

  • E.

    V V V V V.

Em sua obra, Paulo Freire (1996) explica "radicalidade" como atitude que implica

  • A.

    intransigência, ativismo, humildade.

  • B.

    passividade, comunicabilidade, criticidade.

  • C.

    ativismo, intransigência, imposição.

  • D.

    diálogo, criticidade, transigência.

  • E.

    ação, reflexão, imposição.

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