Lista completa de Questões de Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na visão de Jussara Hoffman sobre a avaliação mediadora, indique a alternativa correta.
A avaliação mediadora está baseada numa relação dialógica, em que professores e alunos constroem seus conhecimentos, na medida em que confrontam seus pontos de vista, trocam idéias e reorganizam seus pensamentos com base nos saberes empíricos e científicos.
A influência teórica e a prática vivenciada pelos graduandos, durante o seu processo de formação, nos cursos de licenciatura, não se constituem em modelos e, portanto, não interferem na prática da avaliação desenvolvida por estes professores, quando atuam em suas áreas.
A avaliação mediadora está baseada nos princípios da psicologia comportamentalista da aprendizagem, na qual se enfatizam os resultados
A avaliação mediadora é diagnóstica, processual e classificatória. Neste sentido, os alunos precisam dominar os conteúdos básicos necessários para atingir os objetivos do processo ensino-aprendizagem, demonstrando competência e habilidade.
Em seu livro, Avaliação Mediadora, Jussara Hoffman (2001) aborda a questão da subjetividade no processo de construção do conhecimento e na prática da avaliação. Com base na visão da autora, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando as questões sugerem uma resposta pessoal do aluno, opiniões, considerações, dissertações sobre determinado assunto, o professor terá de interpretar (subjetivamente) a resposta para considerá-la certa ou errada... a subjetividade é inerente, também, à interpretação da questão pelo aluno.
II. Na prática da Avaliação Mediadora, as tarefas são elementos essenciais para a observação das hipóteses construídas pelos alunos ao longo do processo. Através delas, professores de todos os graus de ensino puderam estabelecer o diálogo com os educandos, no sentido de debruçar-se sobre sua produção de conhecimento para compreender em que momento se encontra, qual a dimensão do seu entendimento.
III. O trabalho em grupo permite uma melhor avaliação da aprendizagem, uma vez que é possível observar se o aluno compreendeu e desenvolveu o seu conhecimento, defendendo seus pontos de vista no grupo, com base em suas experiências e descobertas, sendo esta uma excelente forma para o professor avaliar seus alunos, observando o seu desenvolvimento individual e coletivo.
Assinale a alternativa correta.
Apenas a I e a II estão corretas.
Em seu livro, Pedagogia da autonomia, Freire aborda os saberes necessários à prática educativa. Analise as afirmativas a seguir.
I. Para Paulo Freire, a consciência de que somos seres inacabados é o que coloca homens e mulheres como sujeitos históricos que buscam e necessitam da educação para intervir na sociedade.
II. A curiosidade ao mesmo tempo em que é conhecimento, é também elemento fundamental no processo de produção do conhecimento, seja esta empírica ou epistemológica.
III. Freire faz referência à questão da Reforma Agrária, destacando que esta é uma invenção de falsos brasileiros interessados em se apropriarem das terras alheias.
Assinale a alternativa correta.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Vieira in Ferreira e Aguiar (2001) analisa a Função Social da Escola no contexto da sociedade globalizada e do desenvolvimento científico e tecnológico. Com base nesses estudos, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) e F (falso)
( ) No contexto da sociedade globalizada e do desenvolvimento científico e tecnológico, a Função Social da Escola é redimensionada, na medida em que se questionam os conteúdos, os métodos, a avaliação, a relação professor-aluno, a qualidade do ensino e a questão da Gestão Escolar.
( ) Na sociedade atual, a difusão do conhecimento em rede e o uso de Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação poderão constituir-se em mais um mecanismo de exclusão social.
( ) Através da Gestão Democrática das Escolas, o Estado possibilita a autonomia e a descentralização das ações, não sendo mais de responsabilidade direta ou indireta do poder público, Federal, Estadual e Municipal a gestão pedagógica e financeira.
( ) O sistema educacional brasileiro, através do MEC, tem dado ênfase às ações de políticas voltadas para o ensino fundamental, o ensino médio e o profissional.
( ) Cabe, exclusivamente, às escolas responder pela gestão pedagógica, financeira, tecnológica e de recursos humanos, de forma autônoma, envolvendo os diversos segmentos: pais, alunos, professores e comunidade escolar com base nos princípios da gestão democrática.
Indique a alternativa correta.
V V V V F.
Dentre as tentativas atuais de conceituação da Etnomatemática apresentadas abaixo, assinale a que melhor representa os propósitos de Ubiratan D'Ambrósio.
No âmbito da compreensão de um problema em termo de sua significação, são feitas três considerações:
I. Um aluno compreende um problema, quando ele compreende a linguagem e as expressões através das quais a sua proposição é expressa.
II. A maioria dos problemas em sua formulação não apresenta um contexto que tenha algum significado para o aluno.
III. A linguagem do nosso cotidiano tem um sentido mais ambíguo e impreciso, enquanto que na matemática o sentido é preciso.
Com respeito a essas considerações, assinale, no que se refere à abordagem de Pozo (1998), a alternativa correta.
Identificar qual alternativa não pode ser considerada como parte integrante de procedimentos que os professores podem utilizar para auxiliar seus alunos na elaboração de seus próprios caminhos, visando à solução de problemas, na abordagem do livro a solução de problemas (Pozo, 1998).
Transformar as informações apresentadas em forma de palavras para a forma escrita, do tipo: símbolos, expressões ou representações matemáticas.
Instruir e orientar na busca de passos ou etapas na resolução de problemas que permitam o treinamento.
Fazer referência e estabelecer uma analogia com algo que já tenha sido visto antes.
Avaliar quais os conhecimentos que o aluno dispõe e que possam ser utilizados na resolução do problema proposto.
Testar e analisar os resultados encontrados, até mesmo os próprios erros detectados.
Sobre a construção do Projeto Político Pedagógico da escola, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) A construção do PPP implica envolvimento direto e vontade política dos poderes públicos Estaduais, Municipais e Federal, com a participação indireta da comunidade escolar.
( ) Para construir o PPP, é necessário realizar uma análise e avaliação diagnóstica, para criar soluções às situações-problema da escola, dos grupos e dos indivíduos.
( ) Para construir o PPP, é necessário definir claramente os princípios e as diretrizes contextualizadas, que projetem o vir a ser da escola.
( ) Na construção do PPP, a equipe técnica da escola tem a responsabilidade de elaborar o documento com base nas sugestões da comunidade escolar.
( ) Para a construção do PPP, é necessária a prática do planejamento participativo que aprofunde compromissos, estabeleça metas claras e realizáveis, criando uma consciência coletiva com base nos diagnósticos: geral, das áreas, por componente curricular, por setor escolar, por grupos de professores e por pessoas nos grupos.
Indique a alternativa correta.
VVFFV.
Sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) e F(falso).
Indique a alternativa correta.
V V V F F.
V V F F V.
V F F V V.
V F V F V.
V V V V V.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Em sua obra, Paulo Freire (1996) explica "radicalidade" como atitude que implica
intransigência, ativismo, humildade.
passividade, comunicabilidade, criticidade.
ativismo, intransigência, imposição.
diálogo, criticidade, transigência.
ação, reflexão, imposição.
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