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Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Sobre o "Construtivismo em sala de aula" analise as afirmativas a seguir.
I. As construções de autoconceitos, representações e atribuições só poderão ser realizadas e sistematizadas no contexto da educação escolar.
II. Quando aprendemos, e ao mesmo tempo em que aprendemos, estamos forjando nossa forma de ver o mundo e nos relacionar com ele. Como parte dessa aprendizagem é realizada na escola, precisamos de uma explicação integrada sobre o funcionamento de alguns aspectos afetivos, relacionais e cognitivos na aprendizagem escolar.
III. Segundo Cool, atribuir significados aos conteúdos concretos é um processo que nos mobiliza em nível cognitivo e que nos leva a revisar e recrutar nossos esquemas de conhecimento, para dar conta de uma nova situação, tarefa ou conteúdo de aprendizagem, estabelecendo novos esquemas, conexões e relações.
Indique a alternativa correta.
Apenas a I está correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Autores, dentre eles, Paulo Freire (1996), defendem que a educação popular deve ter como objetivo a emancipação humana. Nessa perspectiva, a concepção de educação pressupõe um método
ativo, retórico e mnemônico.
dialógico, crítico e participante.
mnemônico, participativo, acrítico.
impositivo, retórico e crítico.
bancário, progressista, dialógico.
De acordo com a Visão de Veiga (1996) sobre o Projeto Político Pedagógico da Escola, analise as proposições abaixo.
I. O PPP deve estar norteado pelos princípios da igualdade de condições de acesso à escola e de permanência nela, na qualidade da educação, na gestão democrática, na liberdade e valorização do magistério.
II. O PPP é um documento que revela as ações pedagógicas e políticas da escola, devendo ser elaborado pelos gestores e pela equipe técnica da escola.
III. O PPP se constitui num instrumento de gestão democrática que expressa o desejo coletivo de mudança, caracterizando-se como um documento que organiza o planejamento pedagógico da escola em sua globalidade, visando superar a fragmentação do trabalho, o autoritarismo e a centralização do poder.
Indique a alternativa correta.
Apenas I e II estão corretas
Sobre a construção do Projeto Político-Pedagógico, analise as afirmativas abaixo.
I. Para construir projetos sócio-educativos, é necessário definir claramente os princípios e as diretrizes contextualizadas que projetem o vir-a-ser das instituições formadoras.
II. Atualmente as equipes técnicas multidisciplinares poderão contribuir, de forma mais efetiva, para o trabalho sócioeducativo, desde a diagnose até a responsabilidade de elaborar o documento, com base nas sugestões e participação das comunidades interna e externa.
III. A prática do planejamento participativo aprofunda compromissos, estabelece metas claras e realizáveis, criando uma consciência coletiva com base nos diagnósticos.
Indique a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
Apenas I está correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
Sobre a avaliação mediadora, analise as afirmativas a seguir.
I. As tarefas são elementos essenciais para a observação das hipóteses construídas pelos alunos ao longo do processo. Através delas professores e alunos de todos os níveis de ensino poderão estabelecer o diálogo com os educandos, no sentido de se debruçarem sobre sua produção de conhecimento, para compreender em que momento se encontram, qual a dimensão do seu entendimento.
II. Na concepção mediadora de avaliação, a subjetividade inerente à elaboração e correção de tarefas avaliativas não é um problema mas, um elemento a ser trabalhado positivamente, na medida que tanto os "erros" dos alunos como as dúvidas dos professores em interpretá-los deverão retornar à sala de aula para serem discutidos por todos.
III. O momento de correção das atividades avaliativas deverá existir como um momento de reflexão sobre as hipóteses que foram construídas pelos alunos e não para considerá-las como definitivamente certas ou erradas. As tarefas na escola deveriam ter um caráter problematizador e dialógico, deveria ser um momento de troca de idéias entre educadores e educandos na busca de um conhecimento aprofundado.
Assinale a alternativa correta.
Apenas a I está correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Sobre a avaliação mediadora na visão de Jussara Hoffman, indique a alternativa que não corresponde aos seus princípios. Cabe ao educador
realizar várias tarefas individuais, menores e sucessivas, investigando teoricamente, procurando entender razões para as respostas apresentadas pelos alunos.
avaliar o desenvolvimento do aluno, atribuindo notas ou conceitos ao seu desempenho em todas as atividades de forma processual.
ao invés de certo ou errado e da atribuição de pontos, fazer comentários sobre as tarefas dos alunos, auxiliando-os a localizar as dificuldades, oferecendo-lhes oportunidades de descobrirem melhores soluções.
oferecer aos alunos muitos momentos e oportunidades de expressar suas idéias.
transformar os registros de avaliação em anotações significativas sobre o acompanhamento dos alunos em seu processo de construção do conhecimento.
A avaliação da aprendizagem possui várias funções, dentre as quais a
Função de dialogar e interagir, promovendo a ética, a aprendizagem e a intervenção no contexto social.
Função de diagnosticar, selecionar e qualificar.
Função de verificar o grau em que as mudanças de aprendizagem estão ocorrendo.
Função de desenvolver competências e habilidades assim como aprimorar os conhecimentos existentes.
Função de formar cidadãos modificadores do contexto da realidade em que vivem.
Ao entregar suas avaliações aos alunos, o professor corrige as questões no quadro e oportuniza a quem errou refazer a questão. Podemos afirmar que o modelo de avaliação desse docente orienta-se por uma perspectiva
emancipatória.
tradicional.
liberal
organizativa.
transpessoal.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
A discussão sobre gestão da educação abrange diversos aspectos, dentre eles, a questão da democracia, autonomia e participação. O Conselho Escolar é uma das instâncias de gestão democrática nas escolas. Sobre o conceito de conselho, em seu sentido mais amplo, analise as afirmativas a seguir.
I. Conselho vem do latim "conselium" que, por sua vez, origina-se de "consulo-consulere", tanto ouvir alguém quanto submeter algo a uma deliberação de alguém após uma ponderação refletida, prudente e de bom senso que implica ouvir e ser ouvido.
II. Conselho também é lugar onde se delibera. Deliberar implica tomada de decisão, precedida de uma análise e um debate que, por sua vez, implica publicidade dos atos da audiência e visibilidade destes.
III. Os conselhos são órgãos colegiados cabendo-lhes fazer a articulação entre sociedade e o estado no campo educacional, sendo plural, dialógico e zeloso da aprendizagem de qualidade.
Indique a alternativa que contém os itens corretos.
Apenas a I está correta.
Apenas a II está correta.
Apenas a III está correta.
Apenas a II e a III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
No livro, o Construtivismo na sala de aula, Solé e Coll enfocam os professores e a concepção construtivista. De acordo com os autores, sobre esta concepção, analise as afirmativas abaixo.
I. No decorrer das situações de ensino, os referenciais e as teorias são a base que determinam a ação educativa de responsabilidade exclusiva do professor.
II. Seja qual for o grau em que influem e são influenciados pela experiência prática e cotidiana, os professores ou qualquer profissional cujo desempenho deve contar com a reflexão sobre o que faz e por que se faz precisam recorrer a determinados referenciais que guiem, fundamentem e justifiquem sua atuação.
III. A concepção construtivista considera aspectos sociais, econômicos e políticos, vinculados à metodologia e à avaliação que permitam aos professores tomar decisões sobre o ensino e a aprendizagem em contextos escolares e não escolares.
IV. O Construtivismo ignora a dimensão mais individual do ensino para analisá-la num projeto mais amplo de escola, de sociedade e de educação.
V. Uma escola de qualidade, na concepção construtivista, caracteriza-se por atender, exclusivamente, a três exigências do sistema educacional: nível elevado de compromisso dos professores; o trabalho coletivo e uma gestão democrática.
Analise a alternativa correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
Apenas II, III e IV estão corretas.
Apenas III, IV e V estão corretas.
Todas estão corretas.
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