Questões de Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

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De acordo com Oliveira in Ferreira e Aguiar (2001), a discussão sobre a importância da gestão democrática na Escola Pública surgiu a partir da década de 80, no contexto da reforma do Estado. Analise as afirmativas a seguir.

I. Visando atender as pressões populares, o Estado implementa reformas educacionais de forma gradativa, baseando-se nos conceitos de produtividade, eficácia, excelência e eficiência, importados das teorias administrativas, transpondo-os para as teorias pedagógicas.

II. A Educação Básica é constituída pela Educação Infantil, pelos Ensinos Fundamental e Médio, sendo direito público e subjetivo.

 III. A luta pela democratização da educação básica assume aspecto de ampla defesa do direito à escolarização para todos, à universalização do ensino e à defesa de maior participação da comunidade na gestão da Escola.

Assinale a alternativa que contém a resposta correta.

  • A. Apenas a I está correta.
  • B. Apenas a II está correta.
  • C. Apenas a III está correta.
  • D. II e III estão corretas.
  • E. I, II e III estão corretas.

Aos candidatos aprovados no concurso para o cargo de Pedagogo, será aplicado um questionário, com o objetivo de conhecer suas expectativas, as estratégias de trabalho que gostariam de conhecer melhor e suas necessidades. A aplicação deste instrumento está relacionada à modalidade de avaliação

  • A.

    somativa.

  • B.

    formativa.

  • C.

    prognóstica.

  • D.

    diagnóstica.

  • E.

    quantitativa.

Observe as indagações que foram relacionadas por um pedagogo em uma discussão com seus professores sobre o tema AVALIAÇÃO: Que condições reprovariam um aluno? O que utilizar para a avaliação: notas ou conceitos? Como elaborar instrumentos precisos para avaliar nossos alunos? Um parecer descritivo sobre meus alunos substituiria uma prova? O que deve ser preponderante: resultados do bimestre ou da recuperação? Estas preocupações retratam a visão de avaliação como um instrumento principal de

  • A.

    ação / reflexão

  • B.

    construção / diálogo.

  • C.

    constatação / registro.

  • D.

    investigação / dinamização.

  • E.

    mensuração / diagnóstico.

Sobre a gestão democrática da escola, analise as afirmativas abaixo, indicando V(verdadeira) ou F(falsa).

( ) Democratizar a educação, também, implica considerar que novas modalidades de tecnicismo começam a se configurar, facilitadas pela presença do computador na vida de um grande contingente de crianças, mas não de todas, o que pode vir a constituir-se como um mecanismo adicional de exclusão social. A gestão tecnológica deve ser incluída no processo de gestão democrática da escola.

( ) A discussão sobre autonomia da Escola e gestão democrática passa pela definição de responsabilidades do poder público: Municipal, Estadual e Federal e dos atores envolvidos no processo educativo: gestores, professores, famílias, alunos e comunidade.

( ) O debate nacional e o internacional sobre a democratização da educação têm colocado o foco sobre o vínculo sistêmico entre educação, conhecimento e desenvolvimento e a ênfase no ensino fundamental e médio, no profissional e no desenvolvimento tecnológico.

( ) Os novos padrões de gestão educacional fortalecem a gestão e ampliam a autonomia através do compromisso na elaboração e implementação do Projeto Político-Pedagógico da escola.

( ) O foco na escola leva o estado a definir ações de políticas educacionais voltadas à gestão democrática, autonomia escolar, ao financiamento da educação e melhoria da qualidade do ensino, relacionando a aprendizagem de certas habilidades e conteúdos com vistas à inclusão social.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta.

  • A.

    VVFFV.

  • B.

    VVVVV.

  • C.

    FVFVV.

  • D.

    VFVFF.

  • E.

    FVVFV

Com base no pensamento de Selma Garrido Pimenta(1988), analise a afirmação abaixo.

Ao criticar a formação do Pedagogo no contexto atual, a autora destaca que os cursos de Pedagogia apresentam uma organização curricular apoiada em

  • A.

    correlação de matérias.

  • B.

    especialização dos conteúdos.

  • C.

    organicidade dos conhecimentos

  • D.

    complementaridade de metodologias.

  • E.

    concepção interdisciplinar de formação.

LIBÂNEO (in Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998) destaca que a Pedagogia, na atualidade, vive um grande paradoxo.

Assinale a alternativa que expressa o paradoxo por ele abordado.

  • A.

    A sociedade muda e, somente mais tarde, muda a educação

  • B.

    Os profissionais do meio educacional não buscam respaldo junto à sociedade.

  • C.

    Os setores profissionais da sociedade fazem concorrência aos profissionais da educação.

  • D.

    A sociedade valoriza o pedagógico, embora deprecie os intelectuais do meio educacional.

  • E.

    Os pedagogos e a sociedade precisam ser valorizados.

Considerando, ainda, a situação colocada na questão 49 acima

1. Os alunos estão sendo considerados "tabulas-rasas".

2. As tarefas realizadas em pares dificultam a aprendizagem do aluno.

 3. Traçar metas não ajuda a atingir objetivos.

4. As tarefas realizadas em pares podem favorecer atividades comunicativas.

5. Esse modelo é insignificante para a aprendizagem.

Está correta apenas a afirmativa

  • A. 1.
  • B. 2.
  • C. 3.
  • D. 4.
  • E. 5.

Analise o contexto a seguir: um professor de língua inglesa de uma determinada escola organiza seus alunos para trabalhos em pares, traçando tarefas e metas a serem atingidas. Considerando a prática desse professor, é correto afirmar.

1. O professor está inserido em um modelo tradicional de ensino de línguas.

2. Trabalhar em pares não é compatível com o ensino de línguas.

3. Esse modelo não favorece tarefas comunicativas.

4. O professor deve conhecer as orientações da abordagem comunicativa.

5. A abordagem tradicional de ensino não está presente no contexto analisado.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. apenas a 5
  • B. apenas a 4.
  • C. apenas 1, 2 e 3.
  • D. apenas 4 e 5.
  • E. apenas 2 e 3.

Segundo Almeida Filho, as principais características teóricas de avaliações comunicativas poderiam ser colocadas nos seguintes termos:

1. Os instrumentos de avaliação devem ser capazes de produzir ação comunicativa concreta. ("o que o aprendiz já pode fazer?").

2. O contexto lingüístico e situacional para o desempenho dos alunos deve ser comunicativamente autêntico ou verossímil ("com que fim ou devido a que necessidade comunicativa a linguagem será criada?").

3. Enquanto amostras de desempenho, as tarefas e recortes comunicativos devem permitir, pelo menos, alguma imprevisibilidade no insumo (na produção) em tempo real. 4. A avaliação será mais qualitativa do que numérica (quantitativa).

5. As validades de conteúdo e externa das amostras de desempenho terão precedência sobre a confiabilidade que possam possuir.

Estão corretas

  • A. 1, 2, 3, 4 e 5.
  • B. apenas 1, 2 e 3.
  • C. apenas 2 e 3.
  • D. apenas 3, 4 e 5.
  • E. apenas 4 e 5.

Analise este outro contexto: o professor de língua inglesa trabalha com o grande grupo, organizando os alunos em um único círculo, de forma que todos possam interagir entre si bem como com o próprio professor, com o intuito de trabalhar informações genéricas. Para tarefas mais específicas, o professor organiza seus alunos em pares, definindo metas de aprendizagem a serem atingidas. Considerando a prática desse professor, é correto afirmar que

1. a forma como o professor organiza as cadeiras na sala de aula não favorece a comunicação entre os alunos.

2. é incompatível com o que preconiza a abordagem comunicativa.

3. é irrelevante para a comunicação entre os alunos.

4. o professor deve conhecer as orientações da abordagem comunicativa.

5. o modelo tradicional de ensino de línguas não está presente no contexto analisado. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. Apenas 1 e 2.
  • B. Apenas 3 e 4.
  • C. Apenas 4 e 5
  • D. Apenas a 4.
  • E. Apenas a 5.
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