Questões de Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

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Sobre os novos caminhos para a ação do pedagogo, alguns autores defendem que cabe a este profissional assumir com os educadores uma postura de parceria, ao invés de imposição. Esta forma de atuar pode servir tanto à burocracia estatal quanto à escola, ajudando a torná-la viável, autônoma e sedutora. Com base nesta reflexão, analise as afirmativas abaixo.

I. "Agir de modo autoritário não combina com a educação, mas perder a autoridade também não." (Pedro Demo)

II. "A questão fundamental é realmente a nova maneira de conceber a autoridade dentro da organização."(Myrthes Alonso)

III. "(...) o poder não é principalmente manutenção e reprodução das relações econômicas, mas, acima de tudo, uma relação de força." (Michel Foucault)

Indique a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).

  • A.

    Apenas I está correta

  • B.

    Apenas I e II estão corretas.

  • C.

    Apenas I e III estão corretas

  • D.

    Apenas II e III estão corretas.

  • E.

    I, II e III estão corretas.

O Pedagogo que pretende atuar junto às camadas populares, precisa levar em consideração aspectos sociais, psicológicos e educativos. Com base neste pensamento, analise as afirmativas abaixo.

I. Ao considerar a dimensão individual e a social em relação ao trato com crianças e adolescentes em situação de risco ou exclusão social, é preciso respeitar as diferenças. Para isso, as medidas sócio-educativas devem ter um caráter disciplinador, isolando-os e evitando a sua interação com outros menores, repressor e punitivo para evitar desvios de conduta, baseando-se nas experiências negativas como exemplos, para evitar que estes adolescentes e jovens retornem às situações de risco e/ou à criminalidade.

II. Em relação à questão da identidade cultural, Freire apresenta contribuições ao destacar que assumir a si próprio não significa a exclusão dos outros, ao contrário, implica reconhecer-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva e de amar. Capaz de assumir-se como sujeito, porque também é capaz de reconhecer-se como objeto. Este é um dos desafios postos ao educador na sociedade atual.

III. O Pedagogo, ao trabalhar com crianças e jovens em situação de risco, precisa compreender o valor dos sentimentos, das emoções, do desejo e da insegurança a ser superada através do exercício da criatividade e do resgate da auto-estima.

Indique a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).

  • A.

    Apenas I está correta.

  • B.

    Apenas I e II estão corretas.

  • C.

    Apenas I e III estão corretas.

  • D.

    Apenas II e III estão corretas.

  • E.

    I, II e III estão corretas

Em seu livro, Jussara Hoffman (2003) destaca aspectos importantes que caracterizam a prática da avaliação na escola. No que se refere à concepção de avaliação mediadora defendida pela autora, analise as afirmativas abaixo.


I.  Consiste em corrigir tarefas e provas do aluno para verificar respostas corretas e incorretas, visando tomar decisões quanto ao seu aproveitamento escolar, sua aprovação ou reprovação em cada série ou grau de ensino.
II.  A ação avaliativa está presente justamente entre uma tarefa do aluno e a tarefa posterior. Consiste na ação educativa decorrente da análise dos seus entendimentos, de modo a favorecer a essa criança o alcance de um saber competente, a aproximação com a verdade científica.
III.  Se a escola cumpre exigências burocráticas do sistema, tais exigências não ditam normas de correção das tarefas. O que se pede aos professores são menções finais sob a forma de graus numéricos, conceitos ou letras (bimestrais, semestrais e anuais), que representem definições em termos de promoção ou não do aluno para a série ou grau subseqüente (aprovado-reprovado). Legalmente e no regimento das escolas não está claramente configurado a obrigatoriedade do uso dessas menções nas tarefas das crianças. Tais procedimentos são práticas tradicionais que vêm sendo repetidas pelos professores, sem que reflitam sobre o seu significado ou coerência.


Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apenas a I está correta.

  • B.

    Apenas a II está correta.

  • C.

    Apenas a III está correta.

  • D.

    Apenas I e II estão corretas.

  • E.

    Apenas II e III estão corretas.

A questão da democratização da Educação Pública está inserida no contexto da reflexão sobre o papel do Estado e da qualidade do ensino. Diante deste cenário, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso dos termos Sistema de Educação Superior e Sistema de Educação Básica é inadequado, uma vez que não contribui para a compreensão global da Educação Pública. No contexto atual, a Educação Básica e Educação Superior complementam e compõem o Sistema Educacional Brasileiro.

II. Através do processo de democratização do ensino, a questão do acesso à Educação é contemplada através da garantia de vagas tanto na zona urbana quanto na zona rural, havendo uma melhor distribuição espacial e temporal das vagas.

III. A partir dos anos 90, a luta pela qualidade do ensino, através das pressões populares, implica exigência do acesso à educação e da qualidade dessa educação. O Estado atende a essas exigências sociais de forma ambivalente, na medida que garante o acesso, mas, por outro lado, imprime uma política de contenção de gastos públicos, que compromete a garantia da qualidade da educação.

Indique a alternativa correta

  • A. Apenas a I está correta.
  • B. Apenas I e II estão corretas.
  • C. Apenas II e III estão corretas.
  • D. Apenas I e III estão corretas.
  • E. I, II e III estão corretas.

O processo de comunicação sofre interferências ou barreiras, que limitam o desenvolvimento da ação pedagógica. Neste contexto, barulhos, mesas desarrumadas, arquivos desorganizados e interrupção de equipamentos são exemplos de barreiras conhecidas como

  • A.

    físicas.

  • B.

    pessoais.

  • C.

    semânticas.

  • D.

    institucionais.

  • E.

    estruturais.

No processo ensino-aprendizagem, são freqüentes as críticas feitas à memorização excessiva de dados que os professores cobram de seus alunos, o que revela uma concepção bancária de educação. Para que a prática pedagógica objetive uma aprendizagem crítico-reflexiva, é fundamental que o educador leve em consideração a diferença entre

  • A.

    técnica / saber científico

  • B.

    informação / construção de conceitos.

  • C.

    conteúdo / abordagem metodológica.

  • D.

    conhecimento / competência cognitiva

  • E.

    teoria/prática.

Vygotsky sustenta que é relevante para a educação conhecer a zona de desenvolvimento proximal de cada criança, conceituando-a como sendo à distância entre dois níveis: o de desenvolvimento atual, avaliado pela capacidade da criança para resolver problemas sozinha e o nível de desenvolvimento avaliado pela capacidade da criança para resolver problemas auxiliada por alguém. Qual a importância dessa afirmação para o ato pedagógico?

  • A.

    Auxiliar a compreender o potencial social, cognitivo e afetivo da criança.

  • B.

    Apontar para a mediação sociocultural, uma vez que irá sempre existir a interação aluno-professor.

  • C.

    Valorizar a transdisciplinaridade e a multiculturalidade.

  • D.

    Realizar a integração entre professor, aluno, comunidade, sempre na percepção do todo.

  • E.

    Organizar os saberes, de acordo com o planejamento previamente estabelecido.

Conforme as abordagens desenvolvidas por Philips,

  • A.

    a afetividade docente não é compatível com o desempenho da profissão de professor

  • B.

    a afetividade docente deve atuar de forma harmoniosa no ensino.

  • C.

    o professor deve priorizar a afetividade na sua prática docente.

  • D.

    Philips não trata de afetividade na prática docente.

  • E.

    o professor não deve considerar as questões afetivas na sua prática docente.

Assinale a afirmação que caracteriza o processo ensino-aprendizagem na dimensão cognitiva.

  • A.

    Valoriza o conhecimento enquanto descoberta, sendo a experimentação planejada à base do conhecimento.

  • B.

    Considera que o sujeito é responsável pela sua própria aprendizagem.

  • C.

    Define o ensinar, enquanto um ato de planejamento e de reforço através dos quais os alunos aprendem.

  • D.

    Considera as emoções articuladas ao conhecimento, as formas de como as pessoas lidam com o ambiente e resolvem problemas.

  • E.

    Entende que a aprendizagem é um processo de construção de liberdades e de desalienação pedagógica e política.

O capítulo I do livro Pedagogia da Autonomia, Freire (1996) aborda a temática "não há docência sem discência", em que aponta algumas exigências ao exercício da prática docente.

Dentre as alternativas a seguir, indique a que não corresponde ao pensamento de Paulo Freire.

  • A.

    O ato de ensinar exige estética, ética e rigorosidade metódica.

  • B.

    Ensinar não exige riscos, cabe ao educador escolher o grupo e a classe social com a qual deseja trabalhar.

  • C.

    Ensinar exige pesquisa, criatividade e respeito aos saberes dos educandos.

  • D.

    Ensinar exige coerência entre o discurso e a prática através do exemplo.

  • E.

    Ensinar exige do docente uma reflexão crítica sobre a prática, reconhecendo e assumindo sua identidade cultural.

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