Questões de Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise o contexto a seguir: uma professora de língua inglesa costuma utilizar um tablado para escrever no quadro, enquanto os alunos, dispostos em filas (um atrás do outro), copiam do quadro as informações colocadas pela professora. Considerando a prática dessa professora, é correto afirmar que

1. a abordagem tradicional de ensino não está presente no contexto da aula.

2. o professor privilegia a abordagem comunicativa.

3. esse ambiente de aula não favorece tarefas comunicativas.

4. o contexto está compatível com os mais recentes paradigmas de ensino de línguas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. Apenas a 4.
  • B. Apenas 1 e 3.
  • C. Apenas a 2.
  • D. Apenas a 3.
  • E. Apenas 1 e 2.

Com base nos estudos de Solé e Coll, sobre a concepção construtivista da aprendizagem escolar do ensino, analise as afirmativas a seguir.

I. Para a concepção construtivista, aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade ou conteúdo que pretendemos aprender, a partir das experiências interesses e conhecimentos prévios, ou seja, através de uma aprendizagem significativa.

 II. A concepção construtivista considera o ensino como um processo conjunto compartilhado ao qual o aluno, graças à ajuda que recebe do professor, pode mostrar-se progressivamente competente e autônomo na solução de tarefas, na prática de determinadas atitudes e em numerosas questões.

III. A concepção construtivista oferece ao professor um referencial para analisar e fundamentar muitas das decisões que toma no planejamento e no decorrer do ensino, como, por exemplo, critérios para comparar materiais didáticos, para elaborar instrumentos de avaliação coerentes com o que se ensine e para elaborar unidades didática como também possibilita ao professor compreender o que ocorre em sala de aula.

Indique a alternativa correta.

  • A. Apenas a I está correta.
  • B. Apenas a II está correta.
  • C. Apenas a I e a II estão corretas.
  • D. Apenas a II e a III estão corretas.
  • E. I, II e III estão corretas.

Sobre a Educação na concepção Construtivista, analise as alternativas abaixo, indicando a alternativa incorreta.

  • A.

    Ao mesmo tempo em que aprendemos, estamos forjando nossa forma de ver o mundo e de nos relacionar com ele. Para que a aprendizagem aconteça, precisamos de uma explicação integrada sobre o funcionamento de alguns aspectos afetivos, relacionais e cognitivos.

  • B.

    Atribuir significados aos conteúdos concretos é um processo que nos mobiliza em nível cognitivo e que nos leva a revisar e recrutar nossos esquemas de conhecimento para dar conta de uma nova situação, tarefa ou conteúdo de aprendizagem, estabelecendo novos esquemas, conexões e relações.

  • C.

    Os novos paradigmas educacionais destacam a importância da contextualização, da aprendizagem significativa e dos conhecimentos prévios dos alunos em espaços escolares e não-escolares.

  • D.

    A construção de auto-conceitos, de representações e de atribuições só poderão ser realizadas e sistematizadas no contexto da Educação escolar.

  • E.

    Uma das exigências aos educadores, no contexto atual, é a participação na elaboração de projetos. Para desenvolver essas atividades, é necessário realizar uma análise e avaliação diagnóstica, para criar soluções às situações-problema e às necessidades sócio-educativas da escola, das instituições, dos grupos e dos indivíduos.

Para o trabalho de conscientização de um grupo, foram consideradas as seguintes metas:

 Ouvir com desenvoltura.

Entender melhor o outro.

Usar e controlar sua agressividade.

Ser curioso, criativo, inovador e aberto a mudanças.

O estímulo a estas metas faz parte do comportamento de um profissional voltado, principalmente, à competência

  • A.

    técnica.

  • B.

    gerencial.

  • C.

    interpessoal.

  • D.

    organizacional.

  • E.

    política.

Autores afirmam que muitos docentes, em várias ocasiões, elaboram provas para reprovar e não, para auxiliar os alunos na sua aprendizagem. Podemos inferir dessa afirmação que

  • A.

    é normal haver reprovações, embora os professores não precisem ser exigentes.

  • B.

    os professores estão reproduzindo um modelo de disciplinamento social.

  • C.

    este tipo de atitude é necessário para que o aluno se sinta na responsabilidade de estudar.

  • D.

    a avaliação é um processo natural que seleciona os que sabem dos que não sabem.

  • E.

    é uma ação pedagógica que não deixa de ser educativa para alunos e professores.

Em relação à Gestão da Educação, analise as afirmativas a seguir.

I. A gestão da Educação nos Municípios tem como principal objetivo a construção do Plano Municipal de Educação e do Projeto Político Pedagógico das Escolas, enfatizando a liderança, os processos democráticos e participativos.

II. A gestão democrática é um processo de coordenação de estratégias de ação, para alcançar objetivos definidos e requer liderança centrada na competência, legitimidade e credibilidade.

III. As diversas dimensões da gestão têm um foco privilegiado que determina sua finalidade principal (a pedagógica), assentadas em ações-meio que viabilizam sua finalidade (pessoal, matéria, patrimônio, financeira, entre outros). A dimensão pedagógica tem um papel privilegiado e central na construção do Plano Municipal de Educação e do Projeto Político-Pedagógico da Escola.

Indique a alternativa correta.

  • A. Apenas a I está correta.
  • B. Apenas I e II estão corretas.
  • C. Apenas II e III estão corretas.
  • D.

    Apenas I e III estão corretas

  • E. I, II e III estão corretas.

De acordo com Hoffmann (1993), analise as afirmativas abaixo.

I. O corpo docente do ensino médio e o do ensino superior revelam um sério descrédito em relação à possibilidade de avaliar numa concepção mediadora como também na mudança da concepção tradicional de educação.

II. A concepção behaviorista de educação considera a existência de alguém que ensina e alguém que aprende. Assim, se o professor oferecer explicações claras, textos explicativos e organizar o ambiente pedagógico, terá as condições ideais para a aprendizagem. Neste caso, o estímulo é determinante no processo de aprendizagem.

III. Na avaliação mediadora, a produção do conhecimento de um aluno é realizada a partir de dados precisos e objetivos, através de instrumentos fidedignos, evitando-se a subjetividade no processo de avaliação.

Assinale a alternativa que contempla a(s) afirmativa(s) correta(s).

  • A.

    Apenas I e II

  • B.

    Apenas II e III

  • C.

    Apenas a I.

  • D.

    Apenas a II.

  • E.

    Todas

Qual das afirmações abaixo expressa a Concepção Burocrática de Planejamento?

  • A.

    Ênfase na dimensão grupal e nos princípios da totalidade.

  • B.

    Ênfase na hierarquização vertical e no pragmatismo.

  • C.

    Ênfase no cumprimento de leis e normas.

  • D.

    Ênfase na subjetividade e na dimensão individual.

  • E.

    Ênfase nas condições do sistema econômico e na orientação determinista.

Com base nos estudos de Cool (2004), sobre a concepção construtivista de aprendizagem escolar e do ensino, analise as afirmativas abaixo.

I. Esta concepção oferece ao professor um referencial para analisar e fundamentar muitas das decisões que adota no planejamento e no decorrer do ensino como, por exemplo, critérios para comparar materiais didáticos e para elaborar instrumentos de avaliação.

II. Aprendemos, quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade ou conteúdo que pretendemos aprender a partir das experiências, interesses e conhecimentos prévios, ou seja, através de uma aprendizagem significativa.

III. O construtivismo considera o ensino como um processo conjunto, compartilhado, no qual o aluno, com a ajuda do professor, pode mostrar-se progressivamente competente e autônomo na solução de tarefas, na utilização de conceitos, na prática de determinadas atitudes e em numerosas questões.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas II e III.

  • C.

    Apenas I.

  • D.

    Apenas II.

  • E.

    Todas.

Assinale a alternativa correta que se refere a uma perspectiva de gestão inovadora.

  • A.

    A concepção de gestão da educação emancipatória está ligada a uma visão da educação, enquanto ato pedagógico, numa perspectiva fenomenológica.

  • B.

    A gestão da educação com enfoque tecnocrático é vivenciada na maioria das escolas públicas, constituindo-se exigência legal.

  • C.

    O planejamento da gestão escolar deve possuir um caráter desenvolvimentista, pois é característico das políticas governamentais.

  • D.

    A gestão da educação deve envolver, apenas, pais e alunos.

  • E.

    A concepção de gestão da educação dialógica deve ser a única visão pertinente para o trabalho administrativo e docente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...