Lista completa de Questões de Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em sua obra Pedagogia da Autonomia, Freire (1996) descreve os saberes necessários à prática educativa a partir da reflexão sobre a dimensão ética, política e epistemológica. Nesta perspectiva, analise as afirmativas abaixo.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I e III.
II e III.
I e II.
apenas a I.
Todas.
Davis (1992), em seu livro Psicologia na Educação, analisa as contribuições da psicologia para a aprendizagem escolar e destaca as bases psicológicas do desenvolvimento e da aprendizagem. De acordo com seu estudo, é correto afirmar que
a criança se desenvolve em contato com o ambiente e com outras pessoas, embora a aprendizagem só ocorra no ambiente escolar.
devido às condições de pobreza, miséria e privação cultural, em que a maioria das crianças brasileiras vivem, a escola é o único lugar onde ela poderá desenvolver suas hipóteses sobre a língua escrita e a noção de quantidade que lhe permitirá a aprendizagem da matemática.
a escola e o professor possuem papel fundamental na educação de crianças, jovens e adultos, pois, no ambiente escolar, existe uma intenção prévia de criar condições de interação professor-aluno-objeto que propiciem o aprimoramento dos processos de pensamento e da capacidade de aprender. Neste sentido, a psicologia do desenvolvimento e a da aprendizagem poderão auxiliar no desenvolvimento do aluno.
a aprendizagem possui natureza estritamente pedagógica e psicológica, cabendo ao professor o papel fundamental de contribuir para que o aluno supere suas limitações e dificuldades de aprendizagem, decorrentes de sua experiência social.
o ambiente não interfere no desenvolvimento e na aprendizagem, uma vez que ao contrário de outras espécies, as características humanas são biologicamente herdadas.
De acordo com Veiga (1996), os princípios norteadores do Projeto Político-Pedagógico são: a igualdade de condições de acesso e permanência na escola; a qualidade; a gestão democrática, a liberdade e a valorização do magistério. Nesta perspectiva, é correto afirmar que
o Projeto Político-Pedagógico é um documento que expressa o desejo coletivo de mudança, devendo ser elaborado internamente, apenas, pelos professores e pela equipe técnica da escola. Ao tomar conhecimento do PPP, os pais, alunos e comunidade poderão acompanhá-lo e seguir suas orientações.
o Projeto Político-Pedagógico é uma ação intencional que se constitui num processo democrático e coletivo de organização e planejamento pedagógico da escola em sua globalidade. Enquanto instrumento de luta, visa superar a fragmentação do trabalho, o autoritarismo e a centralização do poder, na perspectiva de formar cidadãos críticos e participativos na sociedade.
o Projeto Político-Pedagógico é um documento de apoio à prática docente, garantindo, nesse sentido, a autonomia do professor para decidir isoladamente o perfil do cidadão que deseja formar, a metodologia e os critérios de avaliação deve adotar em sala de aula.
no Projeto Político-Pedagógico, estão definidos os conhecimentos e os saberes coletivos que fazem parte dos programas oficiais de ensino com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrizes Curriculares Nacionais, devendo ser seguidos, rigorosamente, visando a uma Educação de qualidade.
ao elaborar o Projeto Político-Pedagógico, a escola cria mecanismos democráticos que garantem o repasse de verba direto para a escola, visando solucionar os problemas financeiros.
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