Lista completa de Questões de Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para Parra, no artigo "cálculo mental na escola primária" (em Parra e Saiz), ela pleiteia o melhoramento da contagem em duas direções. E, numa delas, refere-se ao que diz respeito ao domínio e à extensão da série numérica oral. Nesse sentido, cita algumas capacidades que o aluno deve dispor da série numérica oral para o cálculo mental. Leia as afirmativas abaixo.
Dentre essas capacidades citadas, segundo a autora, estão corretas as afirmativas
I e II.
II e III.
I, II e III.
II, III e IV.
I, II, III e IV.
Para Brousseau, em Parra e Saiz, o objeto de estudo da didática da matemática é a situação didática. E, para análise das situações didáticas, Brousseau distingue quatro tipos nos processos didáticos, e dentre eles, apenas um, dentre as opções abaixo, não faz parte deste contexto. Assinale-o.
Situações de ação.
Situações de obstáculos.
Situações de formulações.
Situações de validação.
Situações de institucionalização.
Para Brousseau, em Parra e Saiz, a escolha das condições de ensino se justifica, exclusivamente, pela necessidade de dar sentido aos conhecimentos, e, para isso, descreve quatro características que dão sentido aos conhecimentos. Sabendo disto, assinale a alternativa que não corresponde a um desses quatro sentidos.
Modelos "incitativos".
Tramas de raciocínios e provas.
Trama de reformulações e formulações.
Modelos implícitos.
Relações essencialmente dialéticas.
Na aplicação do exercício, ligar os alimentos da coluna "A" com a coluna "B", conforme a ilustração abaixo.
O professor poderá utilizar com seus alunos esse exercício para
conhecer as conseqüências da desnutrição.
saber quais os produtos finais da digestão das proteínas, gorduras e dos carboidratos.
reconhecer os diferentes tipos de alimentos quanto à composição química.
conhecer os principais métodos de conservação dos alimentos.
saber explicar onde ocorrem, no organismo, transformações dos alimentos, de acordo com sua constituição.
De acordo com os estudos de Telma Weiss, sobre a avaliação, analise as afirmativas.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
I e II.
II e III.
I e III.
apenas a III.
Todas.
Durante muitos anos, a educação desvinculou-se das questões sociais, criando um abismo entre escola, família e comunidade. Atualmente, ao discutirmos a questão da qualidade do ensino, as atenções voltam-se para vários fatores. Em relação ao papel do docente, podemos afirmar que
é o maior responsável pela má qualidade da educação, devido à sua falta de compromisso e à desqualificação profissional.
este deve ser um articulador e colaborador na relação da escola com as famílias e a comunidade, deve zelar pela aprendizagem dos alunos e participar das atividades de planejamento, entre outras.
é o profissional responsável pelo processo de aprendizagem e pela avaliação dos alunos, sendo opcional colaborar com a articulação entre escola, família e comunidade.
é o responsável pela aprendizagem dos alunos, devendo exigir a participação e a presença dos pais na escola.
é um profissional que deve cumprir com os seus compromissos em sala de aula e não deve se envolver com a comunidade e a família dos alunos, para não ferir os princípios éticos contidos na LDB.
A construção da gestão democrática na escola é um processo que requer o envolvimento de todos os atores envolvidos internamente e externamente na busca de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesta perspectiva, analise as afirmativas abaixo.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
I e II.
I.
I e III.
III.
Todas.
De acordo com os estudos de Vygosky, é correto afirmar que
a brincadeira de faz de conta como brincar de casinha, de escolinha, com cabo de vassoura, embora pouco estruturada, possui papel fundamental no desenvolvimento de conceitos, uma vez que a criança é levada a agir num mundo imaginário, vivendo uma situação de transição entre objetos concretos e suas ações com significado.
os jogos e as brincadeiras possuem papel secundário no desenvolvimento de conceitos das crianças, uma vez que a carga genética herdada dos pais define a capacidade de pensar e agir em situações concretas.
os jogos e as brincadeiras, embora possuam um papel fundamental na aprendizagem infantil, em nada contribuem para a construção de conceitos pela criança.
através da imitação, a criança reproduz, mecanicamente, os conhecimentos adquiridos na interação com o meio social.
embora o brinquedo crie uma zona de desenvolvimento proximal, ao brincar, a criança não consegue distinguir objeto e significado.
O sistema educacional brasileiro, nas últimas décadas tem implementado mudanças no campo do currículo, de avaliação e na definição de políticas educacionais para educação básica. Visando nortear a prática educacional nas escolas brasileiras, o MEC elaborou os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (2001). Nesta perspectiva, é correto afirmar que
considerando os PCNS como elemento integrador de ações na busca da melhoria da qualidade na educação, estes devem ser implantados e seguidos rigorosamente pelas escolas, para que possamos mudar o quadro educacional atual.
a busca de qualidade impõe a necessidade de investimento em diferentes frentes, sendo necessário investir na formação inicial e continuada de professores, desenvolvendo uma política de salários digna e um plano de carreira para os professores, revendo a qualidade de livros didáticos, disponibilizando materiais didáticos e recursos tecnológicos, além de rever a questão curricular, considerando as diferenças regionais e culturais do nosso país.
com a criação dos PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais), o governo federal soluciona os problemas educacionais brasileiros, na medida em que centraliza as propostas pedagógicas das escolas nas secretarias de educação municipal e estadual.
o currículo das escolas deve atender às exigências nacionais, sendo construído pela base comum nacional que contempla todas as necessidades de conhecimento produzido socialmente, no mundo do trabalho e em qualquer espaço do território nacional.
visando garantir a qualidade da educação, o governo federal centralizou as ações relacionadas à elaboração do currículo, ao sistema de avaliação, à formação de professores e à parte diversificada do currículo.
Vygotsky analisou, em suas pesquisas, os diversos aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem, tendo como referência a abordagem genética na qual se destacam as teorias de Jean Piaget e Henri Wallon. Diante dos estudos desenvolvidos por Vygotsky, analise as afirmativas abaixo.
Conclui-se que estão corretas as afirmativas
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e V.
I, IV e V.
E) Todas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...