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Em uma situação de ensino-aprendizagem, o professor deve trabalhar relações temporais, objetivando
I. explicar que o estudo do passado busca dar sentido aos questionamentos e dúvidas do presente.
II. fazer o aluno perceber que o estudo da História é já uma prática do seu cotidiano.
III. mostrar que o estudo do passado nos aliena do presente, provocando mudanças nas relações sociais.
IV. explicar que o caminho para o ensino da História em qualquer tempo, objeto de estudo, deve ser o da curiosidade e o do interesse livre.
Estão corretas
apenas I, II e III.
apenas II, III e IV
Sobre o Trabalho com o eixo tempo no estudo da História, analise as seguintes proposições:
I. É necessário esclarecer que as marcações e as ordenações do tempo, por meio de calendários, são uma construção que pode variar de uma cultura para outra.
II. A ordenação de seqüências de fotos ou figuras do ser humano, de uma planta ou de um animal, nas diferentes etapas da sua vida, é um exercício que propicia aos alunos lidar com o tempo de uma maneira concreta.
III. Em história, considera-se a dimensão do tempo que predomina como ritmo de organização da vida coletiva, ordenando e seqüenciando, cotidianamente, as ações individuais e sociais.
IV. "A história procura estudar o homem através dos tempos, nos diferentes lugares em que tem vivido".
Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
Apenas I, III e IV
Apenas I, II e IV.
Todas.
A ocupação do território pernambucano em função das atividades econômicas é tema de uma aula para o ensino fundamental. O relato de como ocorreu a conquista do interior da capitania, a partir dos rios da região, que funcionaram como verdadeiros corredores de penetração, é uma exposição em que se deve ressaltar para o aluno as seguintes relações:
I. Condições naturais X atividades econômicas.
II. Necessidades humanas X atividades econômicas.
III. Atividades econômicas X povoamento.
IV. Melhoria da qualidade de vida X crescimento populacional.
Estão corretas
somente I e II.
somente II e III.
somente II e IV.
somente III e IV.
todas.
Numa sala de aula de matemática, a professora cede a cada aluno três dados. Em seguida, pede que os enfileire e conte o número de faces. Passados alguns minutos, ela observou que havia três respostas: 11, 13 e 15. Numa análise com um grupo de professoras, chegou-se a construir três afirmativas:
Dentre essas afirmativas, pode-se dizer que
todas estão corretas.
somente a 2ª está correta.
a 1ª e a 3ª estão corretas.
a 2ª e a 3ª estão corretas.
nenhuma está correta.
Vergnoud (1995), em Carraher, Carraher & Schliemann, no texto sobre "cultura matemática e modelos matemáticos", propõe uma abordagem sobre os estudos dos conceitos, apresentando nele três aspectos. Esses aspectos são
objetivos-obstáculos; os invariantes e a questão da simbolização.
conjunto de situações; os invariantes e a questão da simbolização.
heurística; objetivos-obstáculos e os invariantes.
heurística; os invariantes e os objetivos-obstáculos.
conjunto de situações, os invariantes e os objetivos-obstáculos.
Numa sala de aula de matemática, a professora pergunta aos alunos: "Como é que vocês sabem que um número é maior do que outro?" Ouve, então, as respostas:
A professora conclui que
todas as afirmativas estão corretas.
somente a 2ª afirmativa está correta.
somente a 3ª afirmativa está correta.
as afirmativas 2ª e 3ª estão corretas.
somente a 1ª afirmativa está correta.
Pergunta-se a uma criança quanto é 200 – 35. Ela responde: "se fosse 30 daria 70. Mas é 35, então é 65, 165". Este procedimento desenvolvido por ela
está errado.
é o de agrupamentos repetidos.
é o da decomposição.
estaria certo, se fosse para a operação 100–35.
é do algoritmo do empréstimo.
Segundo o texto "Matemática escrita versus matemática oral" de Carraher, Carraher & Schliemann, é incorreto dizer que
dados sobre as habilidades cognitivas dos alunos das escolas públicas e particulares, em geral, e matemática, em particular, mostraram diferenças significativas entre os dois grupos.
as crianças entre 10-11 anos exercem uma atividade econômica, a qual faz com que a matemática elementar seja uma habilidade necessária à sobrevivência entre as crianças das classes populares nas cidades grandes.
para o primeiro ano de aprendizagem formal da matemática, os resultados mostraram que 98% das crianças das escolas particulares foram aprovadas ao final do ano, contra apenas 68% das crianças das escolas públicas.
este estudo mostrou que a diferença entre a eficiência das crianças na escola e na venda resulta das estratégias cognitivas escolhidas por elas para a resolução dos problemas.
o procedimento oral era o preferido nas situações de venda e o procedimento escrito era o mais freqüente nos exercícios de computação.
Uma professora distribui cartões com a configuração de nove quadrados, conforme figura abaixo e um conjunto de dois pontos (fichas abaixo), denominado de constelações. A seguir, pede que os alunos preencham o quadro com as constelações (dois) de diversos modos possíveis para o quadrado dado, contando, em seguida, o número de possibilidades diferentes de preenchimentos.
Esta atividade didática/metodológica desenvolvea geometria métrica e a probabilidade, com 36 possibilidades diferentes, para se preencher o cartão com essa dada constelação.
as representações de um número e a geometria formal, no sentido de informar apenas o nome da figura e as possibilidades, que são de 49 modos possíveis, para se preencher o cartão com essa dada constelação.
a noção de espaço e as possibilidades, que são de 36 modos diferentes, para se preencher o cartão com essa dada constelação.
as representações de um número e a geometria formal, no sentido de informar, apenas, o nome da figura e as possibilidades, que são de 36 modos possíveis, para se preencher o cartão com essa dada constelação.
a geometria métrica e a probabilidade com 49 possibilidades diferentes, para se preencher o cartão com essa dada constelação.
Uma professora, na sala de aula da quarta série do ensino fundamental, propõe que seus alunos resolvam a operação 13 : 4. Ao analisar as respostas de seus alunos, comenta com outros professores que obteve respostas onde: ora o quociente era 3 e resto 2; ora o quociente era 3,52 e o resto 0. Diante disto, ouviu os seguintes comentários:
Deste modo, está(ão) correta(s) a(s) professora(s)
X, Y e Z.
Y e Z.
X apenas.
X e Y apenas.
Y apenas.
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