Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Camila recebeu uma avó que estava procurando vaga para seu neto, de 10 anos de idade, recém-chegado do norte, onde morava apenas com a mãe, que veio a falecer. A avó trazia consigo apenas a certidão de nascimento da criança e não sabia dar informações sobre a escolaridade anterior do garoto.

A auxiliar de educação, nesse caso, deve

  • A.

    informar que não poderá efetivar a matrícula do aluno, por falta de documentos.

  • B.

    matricular a criança na primeira série do Ensino Fundamental, por não ter comprovação de escolaridade anterior.

  • C.

    agendar, juntamente ao seu superior imediato, uma avaliação que defina o grau de conhecimento da criança, para efetivar a matrícula na série adequada.

  • D.

    pedir para que a avó retorne à escola quando estiver de posse do histórico escolar da criança.

  • E.

    encaminhar o caso ao Conselho Tutelar da região, uma vez que criança não pode ficar sem escola.

A auxiliar de educação, Sandra, observou uma mudança repentina no comportamento de Caio, 9 anos. Ele estava medroso e apático. Sandra aproximou-se da criança para conversar e pôde observar uma marca de cinto no antebraço dele. Assustada, pediu para ver as costas da criança, que em um primeiro momento recusou, cedendo em seguida. A auxiliar de educação verificou que as costas de Caio estavam com marcas de cinto e até mesmo de fivelas. Depois de muita insistência, ela conseguiu fazer com que Caio delatasse o seu agressor: o padrasto.

Sandra, nessa situação, deve

  • A.

    guardar sigilo do fato, a fim de preservar a integridade da imagem da criança.

  • B.

    lavrar um boletim de ocorrência na delegacia policial da região.

  • C.

    medicar a criança, inclusive com uso de antiinflamatório, diante da gravidade dos ferimentos, a fim de minimizar sua dor.

  • D.

    comunicar o fato ao seu superior imediato, para que as providências cabíveis sejam tomadas.

  • E.

    aconselhar a criança a se comportar melhor, com o objetivo de evitar deixar o padrasto nervoso.

"O ofício de professor se dá dentro de um sistema de educação formal, numa determinada instituição escolar, num coletivo de profissionais que fazem a escola, numa sociedade específica". (Rios, 2001)

A competência profissional possui 4 (quatro) dimensões: técnica, estética, ética e política. Para haver uma docência da melhor qualidade é preciso que o professor busque essas dimensões continuamente, entretanto, a competência profissional é fundada, primordialmente,

  • A.

    na dimensão ética, pois o trabalho só ganhará seu significado pleno se pautado nos princípios éticos com vistas a uma vida digna e solidária.

  • B.

    na dimensão técnica, pois refere-se à capacidade de o professor trabalhar com os conteúdos e estratégias variadas.

  • C.

    nas dimensões éticas e políticas, tendo em vista que elas atendem à participação coletiva na sociedade, ao exercício de direitos e deveres e ao princípio da solidariedade.

  • D.

    na dimensão estética, pois diz respeito à sensibilidade importante às relações interpessoais.

  • E.

    na dimensão política, no que diz respeito à participação na construção coletiva da sociedade.

O Governo do Estado de São Paulo vem desenvolvendo um projeto que abre a escola aos finais de semana, quando são desenvolvidas, para e pela comunidade, atividades recreativas e culturais. Esse projeto é denominado

  • A.

    Família na Escola.

  • B.

    Escola, Família e Comunidade.

  • C.

    Parceiros do Futuro.

  • D.

    Escola da Família.

  • E.

    Amigos da Escola.

Na Escola "Brasil Unido", localizada na periferia da Cidade de São Paulo, região de baixo nível de desenvolvimento humano, com altos índices de violência, tráfico e consumo de drogas, a comunidade apresenta problemas de saúde e os alunos têm apresentado baixo desempenho em termos de aprendizagem. Pensando que os professores não podem ficar alheios a essa realidade, e que existe necessidade de trabalhar em equipe para enfrentar tais problemas, leia as frases a respeito dessa competência específica do professor.
I. Demonstrar auto-suficiência em sua formação continuada.
II. Ser capaz de captar representações comuns e conduzir reuniões de trabalho.
III. Enfrentar e analisar, em conjunto, situações complexas e problemas profissionais.
IV. Administrar crises ou conflitos interpessoais.
V. Utilizar recursos de multimídia para inovar suas práticas pedagógicas.

Referem-se, corretamente, à competência do professor para trabalhar em equipe, apenas as frases contidas nos itens

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    IV e V.

  • D.

    II e V.

  • E.

    I e II.

A descentralização da escola e a implantação dos colegiados é algo recente, sendo comum que suas discussões estejam centradas em questões financeiras, administrativas e pedagógicas. Analisando as atas de reuniões desses grupos, Abranches (2003) detectou alguns problemas freqüentes que podem ser minorados com a participação efetiva dos professores e da comunidade. Pensando no melhor funcionamento e eficácia dos colegiados, assinale a alternativa que aponta um importante problema a ser sanado.

  • A.

    A pauta da reunião é elaborada pela comunidade, cabendo a ela muitas decisões.

  • B.

    A diretora dá muita abertura à comunidade, o que gera problemas com os professores.

  • C.

    Os pais centralizam as discussões em questões financeiras e administrativas, não dando importância às pedagógicas.

  • D.

    Há centralização das discussões sobre as questões financeiras e administrativas pelo grupo de pais.

  • E.

    As questões pedagógicas são monopolizadas pelos professores e diretores, mesmo sendo poucas vezes abordadas.

Na formação permanente de professor, é essencial
I. estender-se ao terreno das capacidades, habilidades e atitudes, a fim de atender às exigências do mercado de trabalho sem questionar os valores dos professores;
II. estender-se ao terreno das capacidades, habilidades e atitudes e questionar permanentemente os valores e concepções de cada professor;
III. restringir-se à Psicologia da Educação e à Didática, pois são as ciências essenciais para atender às demandas da prática docente.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    II e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    III.

  • D.

    II.

  • E.

    I.

Durante muito tempo, acreditou-se que a repetência beneficiaria o aluno, possibilitando-lhe a recuperação da aprendizagem, no entanto, a repetência tem sido geradora de novas repetências. Visando combater essa problemática, a Secretaria de Educação do Estado do Paraná adotou
I. o Projeto Correção de Fluxo;
II. o sistema de Promoção Automática;
III. a sistemática de formação de classes de alunos multirrepetentes;
IV. um programa de recuperação nos moldes da pedagogia tradicional a ser aplicado nas classes de repetentes;
V. uma nova abordagem dos conteúdos e da prática docente para os alunos repetentes.

Estão corretos apenas os itens

  • A.

    I, III e V.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II e V.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    I e II.

A avaliação da aprendizagem é um dos grandes desafios da educação brasileira a fim de, efetivamente, viabilizar a Educação Básica, garantindo o acesso e a permanência das crianças na escola. Ao considerar que o Ensino Fundamental pode ser organizado por ciclos e que é possível adotar o regime de progressão continuada, a avaliação é

  • A.

    suprimida, aprovando automaticamente os alunos; desta forma, permite que eles permaneçam na escola até o final do ensino fundamental.

  • B.

    somativa, permitindo, assim, a classificação e a aprovação dos alunos ao final de cada série cursada.

  • C.

    realizada sob a forma de testes, a fim de classificar, reprovar e aprovar os alunos ao final de cada ciclo.

  • D.

    contínua e cumulativa da aprendizagem do aluno de forma a permitir a apreciação do desempenho do aluno em cada ciclo.

  • E.

    um mecanismo que mede, quantitativamente, conhecimento retido pelo aluno durante o ciclo.

Nos últimos anos, observou-se uma maior demanda pelo Ensino Médio, gerando a necessidade de as escolas e os professores se preocuparem com um aspecto fundamental quando elaboram e implantam seus projetos pedagógicos. Que aspecto fundamental é esse?

  • A.

    As transformações ocorridas no mundo, que afetam esse nível de educação.

  • B.

    As mudanças no mercado de trabalho, que desencadeiam novas demandas sociais.

  • C.

    A pluralidade da clientela e o novo perfil do aluno que hoje freqüenta o Ensino Médio.

  • D.

    A necessidade de atender as peculiaridades da região onde a escola está inserida.

  • E.

    As rápidas e profundas mudanças que ocorreram no cenário cultural contemporâneo.

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