Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Uma professora propôs aos seus alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental uma atividade matemática com uso da calculadora. Para isso, dividiu a turma em duplas. A professora então ditou dois números e pediu para que os alunos registrassem na calculadora. Em seguida, pediu para que eles formassem todos os números possíveis com esses dois dígitos. Propôs então uma discussão nas duplas: Qual dos números formados é maior? Qual é menor? A cada resposta, os alunos precisavam justificar suas afirmações.
É correto afirmar que o uso da calculadora nessa tarefa étão dispensável quanto o seu uso em outras atividades matemáticas, pois faz com que o aluno se acomode na utilização de recursos para resolver situações-problema.
desaconselhável nesse momento da aprendizagem. A criança primeiro tem que aprender a pensar, a resolver seus problemas, para depois fazer uso desse tipo de recurso.
indispensável, não só nesta atividade, mas em todas, por se tratar de um recurso motivacional de que o professor pode lançar mão para tornar as aulas de matemática mais atraentes.
desnecessário, tendo em vista que a mesma proposta pode ser aplicada sem o uso desse equipamento, além de tornar as crianças dependentes da máquina.
importante para que o aluno reflita sobre o que sabe a respeito da escrita de números.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
1 a; 2 b; 3 c.
1 b; 2 c; 3 a.
1 c; 2 a; 3 b.
1 c; 2 b; 3 a.
1 b; 2 a; 3 c.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Conforme Zabala (in Coll, 2006), o conteúdo que está sendo trabalhado nessa atividade, prioritariamente, é de natureza
factual.
atitudinal.
conceitual.
procedimental.
usual.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Sobre experiências colegiadas, Abranches afirma: É indispensável apontar que, para alcançar esse estágio na participação da comunidade, muito trabalho foi realizado, tanto no sentido de incentivar os pais a superar seus medos e suas próprias limitações, quanto para romper as resistências das pessoas que não acreditavam ou não queriam a inclusão dos pais nas decisões da escola.
Essa experiência revela queos indivíduos entram em contato com as estruturas burocráticas do poder público, incluindo a correlação de forças, e se tornam integrados a esta dinâmica.
a construção do espírito de grupo surge quando os pais reconhecem o trabalho como uma tarefa coletiva, sentem o compromisso e a representação sobre as decisões tomadas e passam a solicitar dos colegiados informações necessárias.
a inserção dos indivíduos em estruturas colegiadas propicia um aprendizado, possuindo principalmente direitos deliberativos.
cada participante, por meio de uma metodologia adequada, pode objetivar o início do processo participativo e de inserção.
a formação da participação coletiva, nos colegiados, pode garantir opiniões formadas pelo próprio membro da instância escolar como único porta voz do grupo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com as teorias de Wallon, a aprendizagem se dá pelas dimensões
social e cognitiva.
corporal, motora e afetiva.
corporal e social.
corporal e social.
afetiva, cognitiva e motora.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
É correto afirmar que a atividade tem como objetivo principal fazer o aluno
utilizar estratégias de seleção, antecipação e verificação.
avançar no conhecimento da escrita ao escrever conforme sua hipótese.
ampliar o seu repertório com informações sobre a vida marinha.
refletir sobre o sistema ortográfico.
participar de uma situação de escrita coletiva.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo estudos e análises dos registros em atas de reuniões de colegiado, em escolas públicas, Abranches (2003) declara:
[...] percebe-se que, na maioria das vezes, essas demandas partem da escola. A pauta apresentada pela diretora e presidente do colegiado vem pronta para a reunião e sem questões trazidas pela comunidade [...] a direção já apresenta uma planilha de gastos e de um valor predefinido para a contribuição dos pais, submetendo apenas a aprovação.
Nesse texto, a autora denuncia que
o Colegiado constitui um espaço de implantação democrática, pois todos os segmentos participam igualmente dos encontros.
a transição do processo de centralização de decisões para um movimento descentralizado ainda não ocorreu e os professores apresentam descrença diante do poder dos pais na deliberação de decisões.
a descentralização do poder na escola vem indicando a participação mais ativa de pais, professores, equipe gestora e representação de alunos.
apesar da burocracia, as resoluções tomadas nos colegiados se referem à opinião fornecida pelos pais e responsáveis comunitários.
com a ampliação do interesse dos pais em participação dos Colegiados, verifica-se a divisão de responsabilidade igualitária entre todos os envolvidos.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para usar o instrumento de autoavaliação, é preciso, entre outros aspectos,
perguntar de forma genérica e só no final do ano letivo.
fazer perguntas específicas e comentar o que os alunos disseram.
deixar o aluno dar a nota e perguntar de forma genérica.
usar os resultados para reformular as intervenções e não comentar os resultados.
comentar o que os alunos disseram e deixar o aluno dar a nota.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Maria.
Ana.
Flávia.
Maria e Flávia.
Ana e Maria.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com Abranches (2003), a Conferência Mundial sobre Educação para todos, em 1990, em Jontiem, na Tailândia, com a participação de 155 países, deixou como compromisso
a elaboração de um documento em 2010, caracterizando as propostas educacionais e as diretrizes governamentais.
plano decenal de educação para todos, que definiu novas modalidades educativas e governamentais.
a garantia da educação básica a todas crianças, jovens e adultos e a promoção da equidade.
o direcionamento de novos padrões de gestão, possibilitando a organização de um trabalho didático pedagógico de qualidade.
promover um ensino de qualidade, priorizando uma ampla interação com a comunidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...