Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma professora propôs aos seus alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental uma atividade matemática com uso da calculadora. Para isso, dividiu a turma em duplas. A professora então ditou dois números e pediu para que os alunos registrassem na calculadora. Em seguida, pediu para que eles formassem todos os números possíveis com esses dois dígitos. Propôs então uma discussão nas duplas: Qual dos números formados é maior? Qual é menor? A cada resposta, os alunos precisavam justificar suas afirmações.

É correto afirmar que o uso da calculadora nessa tarefa é

  • A.

    tão dispensável quanto o seu uso em outras atividades matemáticas, pois faz com que o aluno se acomode na utilização de recursos para resolver situações-problema.

  • B.

    desaconselhável nesse momento da aprendizagem. A criança primeiro tem que aprender a pensar, a resolver seus problemas, para depois fazer uso desse tipo de recurso.

  • C.

    indispensável, não só nesta atividade, mas em todas, por se tratar de um recurso motivacional de que o professor pode lançar mão para tornar as aulas de matemática mais atraentes.

  • D.

    desnecessário, tendo em vista que a mesma proposta pode ser aplicada sem o uso desse equipamento, além de tornar as crianças dependentes da máquina.

  • E.

    importante para que o aluno reflita sobre o que sabe a respeito da escrita de números.

  • A.

    1 – a; 2 – b; 3 – c.

  • B.

    1 – b; 2 – c; 3 – a.

  • C.

    1 – c; 2 – a; 3 – b.

  • D.

    1 – c; 2 – b; 3 – a.

  • E.

    1 – b; 2 – a; 3 – c.

Conforme Zabala (in Coll, 2006), o conteúdo que está sendo trabalhado nessa atividade, prioritariamente, é de natureza

  • A.

    factual.

  • B.

    atitudinal.

  • C.

    conceitual.

  • D.

    procedimental.

  • E.

    usual.

Sobre experiências colegiadas, Abranches afirma: “É indispensável apontar que, para alcançar esse estágio na participação da comunidade, muito trabalho foi realizado, tanto no sentido de incentivar os pais a superar seus medos e suas próprias limitações, quanto para romper as resistências das pessoas que não acreditavam ou não queriam a inclusão dos pais nas decisões da escola.”

Essa experiência revela que

  • A.

    os indivíduos entram em contato com as estruturas burocráticas do poder público, incluindo a correlação de forças, e se tornam integrados a esta dinâmica.

  • B.

    a construção do espírito de grupo surge quando os pais reconhecem o trabalho como uma tarefa coletiva, sentem o compromisso e a representação sobre as decisões tomadas e passam a solicitar dos colegiados informações necessárias.

  • C.

    a inserção dos indivíduos em estruturas colegiadas propicia um aprendizado, possuindo principalmente direitos deliberativos.

  • D.

    cada participante, por meio de uma metodologia adequada, pode objetivar o início do processo participativo e de inserção.

  • E.

    a formação da participação coletiva, nos colegiados, pode garantir opiniões formadas pelo próprio membro da instância escolar como único porta voz do grupo.

De acordo com as teorias de Wallon, a aprendizagem se dá pelas dimensões

  • A.

    social e cognitiva.

  • B.

    corporal, motora e afetiva.

  • C.

    corporal e social.

  • D.

    corporal e social.

  • E.

    afetiva, cognitiva e motora.

É correto afirmar que a atividade tem como objetivo principal fazer o aluno

  • A.

    utilizar estratégias de seleção, antecipação e verificação.

  • B.

    avançar no conhecimento da escrita ao escrever conforme sua hipótese.

  • C.

    ampliar o seu repertório com informações sobre a vida marinha.

  • D.

    refletir sobre o sistema ortográfico.

  • E.

    participar de uma situação de escrita coletiva.

Segundo estudos e análises dos registros em atas de reuniões de colegiado, em escolas públicas, Abranches (2003) declara:

“[...] percebe-se que, na maioria das vezes, essas demandas partem da escola. A pauta apresentada pela diretora e presidente do colegiado vem pronta para a reunião e sem questões trazidas pela comunidade [...] a direção já apresenta uma planilha de gastos e de um valor predefinido para a contribuição dos pais, submetendo apenas a aprovação”.

Nesse texto, a autora denuncia que

  • A.

    o Colegiado constitui um espaço de implantação democrática, pois todos os segmentos participam igualmente dos encontros.

  • B.

    a transição do processo de centralização de decisões para um movimento descentralizado ainda não ocorreu e os professores apresentam descrença diante do poder dos pais na deliberação de decisões.

  • C.

    a descentralização do poder na escola vem indicando a participação mais ativa de pais, professores, equipe gestora e representação de alunos.

  • D.

    apesar da burocracia, as resoluções tomadas nos colegiados se referem à opinião fornecida pelos pais e responsáveis comunitários.

  • E.

    com a ampliação do interesse dos pais em participação dos Colegiados, verifica-se a divisão de responsabilidade igualitária entre todos os envolvidos.

Para usar o instrumento de autoavaliação, é preciso, entre outros aspectos,

  • A.

    perguntar de forma genérica e só no final do ano letivo.

  • B.

    fazer perguntas específicas e comentar o que os alunos disseram.

  • C.

    deixar o aluno dar a nota e perguntar de forma genérica.

  • D.

    usar os resultados para reformular as intervenções e não comentar os resultados.

  • E.

    comentar o que os alunos disseram e deixar o aluno dar a nota.

De acordo com Abranches (2003), a Conferência Mundial sobre Educação para todos, em 1990, em Jontiem, na Tailândia, com a participação de 155 países, deixou como compromisso

  • A.

    a elaboração de um documento em 2010, caracterizando as propostas educacionais e as diretrizes governamentais.

  • B.

    plano decenal de educação para todos, que definiu novas modalidades educativas e governamentais.

  • C.

    a garantia da educação básica a todas crianças, jovens e adultos e a promoção da equidade.

  • D.

    o direcionamento de novos padrões de gestão, possibilitando a organização de um trabalho didático pedagógico de qualidade.

  • E.

    promover um ensino de qualidade, priorizando uma ampla interação com a comunidade.

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