Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nos delírios de perseguição, podemos explicar a posição ocupada pelo "perse-guidor" do sujeito como:
São características da psicose, segundo Freud, EXCETO:
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Cláudio sempre exerceu sua função de técnico de produção com excelente nível de competência, sendo por isso promovido a gerente de produção, como reconhecimento pelo seu desempenho. Após assumir sua nova posição, visando ajustar sua equipe, solicitou por várias vezes ao DRH a realização de processos seletivos, determinando a demissão dos novos empregados ao menor deslize deles. Iniciou então um procedimento de recrutamento interno, que resultou na demissão de antigos empregados, que, ao passarem pela área de produção, eram demitidos, e, em dois casos, os próprios empregados pediram para sair, alegando a rispidez de Cláudio no trato com a equipe. A diretoria, informada pelo relatório mensal de rotatividade de pessoal na empresa, solicitou ao DRH uma avaliação sobre as possíveis causas do alto turnover no setor gerenciado por Cláudio, desde a sua promoção.
Acerca da situação hipotética acima, assinale a opção que apresenta uma possível causa para o turnover descrito.
Com o objetivo de trazer novas pessoas para a equipe, Cláudio buscou renovar e enriquecer seu setor com novas experiências e competências, porém percebeu o alto custo com anúncios e que essa modalidade era mais insegura e demorada que o recrutamento interno.
Cláudio optou pelo recrutamento interno por ser mais econômico para a empresa, mais rápido, mais seguro, e por ser fonte de motivação para os empregados. Porém, provavelmente, desconhece que iniciou uma situação de conflito de interesses entre os candidatos internos.
Cláudio pode ter sido vítima de um processo seletivo equivocado. Ele deveria ter optado por um recrutamento misto, priorizando o recrutamento interno, oferecendo aos próprios empregados a disputa das oportunidades existentes.
Ao ser promovido a gerente de produção, Cláudio pode ter sido vítima do princípio de Peter, segundo o qual todos têm um nível de incompetência, sendo provável que o fato de ser um excelente técnico não garante que Cláudio apresente habilidades para gerente.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa incorreta com relação ao conflito organizacional:
A visão tradicional sobre o conflito afirma que todo conflito é ruim e deve ser evitado.
A visão de relações humanas acredita que o conflito é uma conseqüência natural nos grupos e nas organizações.
A visão interacionista sobre o conflito encoraja a ocorrência do mesmo para evitar estagnação e apatia dos grupos.
O conflito de tarefa relaciona-se ao conteúdo e objetivos do trabalho.
O conflito de relacionamento refere-se ao modo como o trabalho deve ser realizado.
Observe as afirmativas abaixo sobre o processo de reforma psiquiátrica no Brasil e sobre a saúde mental.
I. O movimento pela reforma psiquiatra no Brasil, cujo início está situado entre os anos 1978-1980, tendo à frente o MTSM (Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental), surge em oposição à concepção de que o portador de transtorno mental deve ser removido e excluído do meio social. Neste contexto, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dos Núcleos de Atenção Psicossocial (Naps) foram instituídos, enquanto unidades de assistência que, em oposição a essa concepção, procuram efetivar uma proposta de desinstitucionalização da loucura.
II. Uma forma de abordagem da saúde mental, numa perspectiva preventiva, é aquela que enfoca o processo de adoecimento como uma resposta às crises evolutivas, de caráter físico, emocional ou social, inerentes ao ciclo vital normal. Os conflitos subjacentes a esses momentos evolutivos têm a capacidade de promover um processo de desadaptação e, conseqüentemente, de adoecimento. Neste contexto, é importante frisar que o conceito de crise não se confunde com o de doença.
III. Para a promoção da saúde mental, considerando o conceito de crise, temos as ações preventivas que podem ser tipificadas como primária, secundária ou terciária. A primária, particularmente, corresponde ao conjunto de ações direcionado para as condições etiológicas, individuais e sociais, que favorecem o aparecimento das doenças mentais, ou seja, os fatores de risco. Intervindo sobre esses fatores, diminui-se a incidência das doenças.
Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) correto(s).
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
"Pacientes conflitantes, que procuram tratamento psicológico para seus problemas" e "competência interpessoal/crescimento" são, nessa ordem, algumas das diferenças entre psicoterapia de grupo e laboratório de sensibilidade. Tais diferenças se referem, respectivamente, a:
Psicologia - Documentos em Psicologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos laudos oficiais, julgue os itens a seguir.
O psicólogo e o psiquiatra não podem atuar juntos em uma sessão de avaliação familiar e nem assinar um laudo conclusivo elaborado por ambos.
Os fatores que contribuem para a dissolução do complexo de Édipo na criança são, EXCETO:
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
É estruturada sob a ótica da ergonomia e da organização do trabalho, com uma visão integral do trabalhador, considerandoo como um ser independente física e mentalmente, estruturando e prevendo todas as conseqüências de trabalho impostas à saúde e integridade do trabalhador, proporcionando-lhe qualidade de vida dentro e fora da empresa.
O texto acima se refere à(s)
Comissão de Estudos do Trabalho (CET).
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
Norma Regulamentadora (NR-5).
Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As afirmativas abaixo dizem respeito aos erros cometidos na avaliação de desempenho:
1. O efeito halo é o tipo de erro de avaliação em que o avaliador utiliza o mesmo valor para o desempenho do funcionário em várias dimensões.
2. O erro de tolerância consiste no avaliador conferir o desempenho de um número muito grande de avaliados sempre na média de uma escala de desempenho.
3. No erro de tendência central o avaliador avalia o desempenho de um número desproporcionalmente garnde de avaliados como bom ou como ruim.
A alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima é:
Somente 1 é verdadeira.
Somente 2 é verdadeira.
Somente 3 é verdadeira
Somente 1 e 3 são verdadeiras
1, 2 e 3 são verdadeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...