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Embora a compreensão das diferenças individuais ajude a explicar o comportamento humano, outros aspectos também podem ajudar a explicá-lo. Dentre eles, podemos destacar um considerado como uma proposição básica em psicologia.
Assinale-o.
A causa desencadeadora da fobia do pequeno Hans foi:
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O trabalho como regulador social é fundamental para a subjetividade humana, e essa condição mantém a vida do sujeito. Acerca das situações que podem ocorrer quando a produtividade exclui o sujeito, assinale a opção correta.
Uma alta exigência de qualificação, com maiores habilidades, mais ágil e eficaz, vem-se tornando um desafio que contribui para a qualidade de vida do homem no trabalho, o qual, ao ambicionar galgar postos de poder e de liderança, fortalece-se e sente-se valorizado nessa busca constante.
Para um pessoa, a perda do trabalho pode criar doenças psíquicas específicas, como os surtos psicóticos e a formação das neuroses. Essas são aspectos cada vez mais abordados, por envolverem a psicodinâmica do trabalho, tornando-se pontos fundamentais de preocupação para os que lidam com a saúde das pessoas no trabalho.
A ameaça de perder seu trabalho causa a sensação de inutilidade, acompanhada de progressiva deterioração identitária, fazendo que as pessoas sintam-se sobressaltadas, pois a força de trabalho de que dispõem pode ser dispensada a qualquer momento, mas isso motiva a pessoa a manter-se no trabalho, que se a única forma de sobrevivência para muitos.
Manter-se em seu trabalho sem nenhuma realização, associado ao defeito crônico de uma vida mental sem saída mantida pela organização do trabalho, tem provavelmente um efeito que favorece as descompensações psiconeuróticas.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa que não corresponde às bases ou fontes de poder do modelo de French e Raven:
Poder coercitivo.
Poder de recompensa.
Poder legítimo.
Poder de cooperação.
Poder de talento
Sobre a relação entre traços de personalidade e câncer, assinale a alternativa FALSA.
As pesquisas cientificas mostram que a personalidade se configura como um preditivo nas formas de enfrentamento que a pessoa utilizará diante do câncer.
Uma disposição otimista no momento do diagnóstico está associada a um estilo de enfrentamento envolvido e menos perturbado psicologicamente.
Pesquisas mostram que pacientes que não estão dispostos a lutar contra o câncer têm o mesmo prognóstico daqueles que estão dispostos.
Tendencialmente, pessoas que se envolvem mais com o tratamento experimentam problemas psicológicos significativamente menores do que aquelas que não se envolvem.
O indivíduo age de modo que suas atitudes proporcionem o maior nível de prazer possível e o menor de sofrimento. Essa proposição fundamenta a teoria:
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Os erros de avaliação de desempenho mais comuns são resultantes de julgamentos e observações equivocadas e podem ser identificados quando se observam discrepâncias entre o desempenho real do avaliado e o julgamento feito pelo avaliador. Nesse sentido, para que não ocorram desmotivação, queda dos níveis de produtividade e ainda o fracasso do modelo de avaliação de desempenho, deve-se evitar
olhar o todo, pois uma impressão geral favorável sobre o desempenho de um fator pode resultar em pontuações positivas em todos os fatores.
ser complacente, pois isso pode gerar uma desconsideração pelas diferenças existentes entre os avaliados quanto aos padrões de desempenho.
retratar fielmente o empregado, pois é desnecessário identificar as diferenças sutis de desempenho expressas no dia-a-dia de cada avaliado.
avaliar pelas ações mais antigas e valorizar as mais recentes, que são mais representativas do comportamento do empregado ao longo do período de avaliação.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa que corresponde a características das organizações que estão em processo de mudança:
Manutenção dos sistemas de gestão.
Visão fragmentada dos processos organizacionais
Maior responsabilidade social e integração com a comunidade.
Desvalorização dos talentos e potenciais humanos.
Opção por estruturas organizacionais mais hierarquizadas
Muitas razões foram propostas para o fracasso das pessoas em aderir inteiramente às recomendações da comunidade médica no que diz respeito a testes preventivos para o câncer. A esse respeito e em relação às razões que levam as pessoas a não aderir às recomendações médicas, considere as seguintes afirmativas:
I - No caso do câncer de mama, algumas mulheres podem estar totalmente conscientes de sua suscetibilidade à doença e reconhecer a sua gravidade, mas não sentir confiança de que possam realizar um auto-exame corretamente.
II - Um fator decisivo relacionado com a adesão a práticas de prevenção é a percepção da vulnerabilidade à doença.
III - Mulheres deprimidas são mais propensas a procurar fazer testes de prevenção de câncer de mama.
IV - Mulheres com altos níveis de ansiedade são propensas a procurar os testes para o câncer de mama.
São corretas, apenas
I, II e IV
I e III
II, III e IV
I e II
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A empresa X&Z solicitou um programa de treinamento de habilidades sociais (THS) para seus empregados, visando eliminar dificuldades específicas como: falar em público, coordenar grupos, desenvolver solidariedade e lidar com críticas. No trabalho com vivências grupais para suprir esses déficits e maximizar essas habilidades sociais, cada uma exige um foco específico. Assinale a opção que relaciona, respectivamente, o foco da vivência e as dificuldades a serem eliminadas por solicitação da empresa X&Z.
Iniciar e manter conversação; opinar, concordar e discordar; expressar sentimentos positivos; expressar empatia.
Resolver problemas e tomar decisões; exercitar a automonitoria; expressar sentimentos positivos; iniciar e manter conversação.
Fazer e recusar pedidos; expressar empatia; identificar diferentes reações; expressar raiva e pedir mudança de comportamento.
Opinar, concordar e discordar; expressar sentimentos positivos; iniciar e manter conversação; expressar empatia.
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