Questões de Psicologia

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Embora a compreensão das diferenças individuais ajude a explicar o comportamento humano, outros aspectos também podem ajudar a explicá-lo. Dentre eles, podemos destacar um considerado como uma proposição básica em psicologia.
Assinale-o.

  • A. a interação da pessoa com o ambiente
  • B. os traços de personalidade coletivos
  • C. traços de caráter e seus desvios
  • D. a história individual
  • E. a interação entre organizações

A causa desencadeadora da fobia do pequeno Hans foi:

  • A. o nascimento de sua irmã Hanna.
  • B. o fato de sua mãe ameaçá-lo de "cortar o seu pipi" caso se tocasse nova-mente.
  • C. a percepção de que sua irmã Hanna não tinha os órgãos genitais como os seus.
  • D. o fato de ver cair o cavalo, associado ao desejo de que seu pai caísse da-quele modo e morresse.

O trabalho como regulador social é fundamental para a subjetividade humana, e essa condição mantém a vida do sujeito. Acerca das situações que podem ocorrer quando a produtividade exclui o sujeito, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma alta exigência de qualificação, com maiores habilidades, mais ágil e eficaz, vem-se tornando um desafio que contribui para a qualidade de vida do homem no trabalho, o qual, ao ambicionar galgar postos de poder e de liderança, fortalece-se e sente-se valorizado nessa busca constante.

  • B.

    Para um pessoa, a perda do trabalho pode criar doenças psíquicas específicas, como os surtos psicóticos e a formação das neuroses. Essas são aspectos cada vez mais abordados, por envolverem a psicodinâmica do trabalho, tornando-se pontos fundamentais de preocupação para os que lidam com a saúde das pessoas no trabalho.

  • C.

    A ameaça de perder seu trabalho causa a sensação de inutilidade, acompanhada de progressiva deterioração identitária, fazendo que as pessoas sintam-se sobressaltadas, pois a força de trabalho de que dispõem pode ser dispensada a qualquer momento, mas isso motiva a pessoa a manter-se no trabalho, que se a única forma de sobrevivência para muitos.

  • D.

    Manter-se em seu trabalho sem nenhuma realização, associado ao defeito crônico de uma vida mental sem saída mantida pela organização do trabalho, tem provavelmente um efeito que favorece as descompensações psiconeuróticas.

Assinale a alternativa que não corresponde às bases ou fontes de poder do modelo de French e Raven:

  • A.

    Poder coercitivo.

  • B.

    Poder de recompensa.

  • C.

    Poder legítimo.

  • D.

    Poder de cooperação.

  • E.

    Poder de talento

Sobre a relação entre traços de personalidade e câncer, assinale a alternativa FALSA.

  • A.

    As pesquisas cientificas mostram que a personalidade se configura como um preditivo nas formas de enfrentamento que a pessoa utilizará diante do câncer.

  • B.

    Uma disposição otimista no momento do diagnóstico está associada a um estilo de enfrentamento envolvido e menos perturbado psicologicamente.

  • C.

    Pesquisas mostram que pacientes que não estão dispostos a lutar contra o câncer têm o mesmo prognóstico daqueles que estão dispostos.

  • D.

    Tendencialmente, pessoas que se envolvem mais com o tratamento experimentam problemas psicológicos significativamente menores do que aquelas que não se envolvem.

O indivíduo age de modo que suas atitudes proporcionem o maior nível de prazer possível e o menor de sofrimento. Essa proposição fundamenta a teoria:

  • A. da dissonância cognitiva.
  • B. da instrumentalidade.
  • C. do máximo desempenho possível.
  • D. da expectância.
  • E. da busca da auto-afirmação.

Os erros de avaliação de desempenho mais comuns são resultantes de julgamentos e observações equivocadas e podem ser identificados quando se observam discrepâncias entre o desempenho real do avaliado e o julgamento feito pelo avaliador. Nesse sentido, para que não ocorram desmotivação, queda dos níveis de produtividade e ainda o fracasso do modelo de avaliação de desempenho, deve-se evitar

  • A.

    olhar o todo, pois uma impressão geral favorável sobre o desempenho de um fator pode resultar em pontuações positivas em todos os fatores.

  • B.

    ser complacente, pois isso pode gerar uma desconsideração pelas diferenças existentes entre os avaliados quanto aos padrões de desempenho.

  • C.

    retratar fielmente o empregado, pois é desnecessário identificar as diferenças sutis de desempenho expressas no dia-a-dia de cada avaliado.

  • D.

    avaliar pelas ações mais antigas e valorizar as mais recentes, que são mais representativas do comportamento do empregado ao longo do período de avaliação.

Assinale a alternativa que corresponde a características das organizações que estão em processo de mudança:

  • A.

    Manutenção dos sistemas de gestão.

  • B.

    Visão fragmentada dos processos organizacionais

  • C.

    Maior responsabilidade social e integração com a comunidade.

  • D.

    Desvalorização dos talentos e potenciais humanos.

  • E.

    Opção por estruturas organizacionais mais hierarquizadas

Muitas razões foram propostas para o fracasso das pessoas em aderir inteiramente às recomendações da comunidade médica no que diz respeito a testes preventivos para o câncer. A esse respeito e em relação às razões que levam as pessoas a não aderir às recomendações médicas, considere as seguintes afirmativas:

I - No caso do câncer de mama, algumas mulheres podem estar totalmente conscientes de sua suscetibilidade à doença e reconhecer a sua gravidade, mas não sentir confiança de que possam realizar um auto-exame corretamente.

II - Um fator decisivo relacionado com a adesão a práticas de prevenção é a percepção da vulnerabilidade à doença.

III - Mulheres deprimidas são mais propensas a procurar fazer testes de prevenção de câncer de mama.

IV - Mulheres com altos níveis de ansiedade são propensas a procurar os testes para o câncer de mama.

São corretas, apenas

  • A.

    I, II e IV

  • B.

    I e III

  • C.

    II, III e IV

  • D.

    I e II

A empresa X&Z solicitou um programa de treinamento de habilidades sociais (THS) para seus empregados, visando eliminar dificuldades específicas como: falar em público, coordenar grupos, desenvolver solidariedade e lidar com críticas. No trabalho com vivências grupais para suprir esses déficits e maximizar essas habilidades sociais, cada uma exige um foco específico. Assinale a opção que relaciona, respectivamente, o foco da vivência e as dificuldades a serem eliminadas por solicitação da empresa X&Z.

  • A.

    Iniciar e manter conversação; opinar, concordar e discordar; expressar sentimentos positivos; expressar empatia.

  • B.

    Resolver problemas e tomar decisões; exercitar a automonitoria; expressar sentimentos positivos; iniciar e manter conversação.

  • C.

    Fazer e recusar pedidos; expressar empatia; identificar diferentes reações; expressar raiva e pedir mudança de comportamento.

  • D.

    Opinar, concordar e discordar; expressar sentimentos positivos; iniciar e manter conversação; expressar empatia.

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