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Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Sobre o processo grupal e os fenômenos associados a este, considere as definições abaixo.
I. Quantidade de pressão exercida sobre os membros de um grupo, a fim de que esses membros permaneçam no grupo. Essa pressão depende do nível de satisfação experimentada pelos membros no grupo e da intensidade de comunicação existente entre eles.
II. Organização duradoura de cognições, em geral dotada de uma carga afetiva pró ou contra determinado objeto social e que predispõe uma ação coerente com tais cognições e afetos, dirigida a esse objeto.
III. Padrões ou expectativas de comportamentos partilhados pelos membros de um grupo e que obedecem à seguinte estruturação: especificação das atitudes e comportamentos desejados, fiscalização pelo grupo e aplicação de sanções aos não-conformistas.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente cada item com o conceito descrito.
I - Coesão, II - Atitude e III – Norma.
I - Norma, II - Preconceito e III – Coesão.
I - Atitude, II - Preconceito e III – Altruísmo.
I - Norma, II - Coesão e III – Atitude.
I - Coesão, II - Atitude III – Status
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As relações entre os colaboradores da Escola ABC são relações
de interesse.
destrutivas.
de medo.
ocasionais.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Leia as afirmativas abaixo acerca do modelo de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de Richard Walton:
I - A QVT é afetada pelas condições de segurança e saúde no trabalho, que envolve as dimensões de jornada no trabalho e ambiente físico adequado.
II - A QVT não é influenciada pelas oportunidades de crescimento contínuo e estabilidade no emprego.
III - O trabalho não deve absorver todo o tempo e energia do trabalhador em detrimento de sua vida particular.
Marque a alternativa que corresponde à análise correta dos itens do quadro acima:
I é falso
II é falso.
III é falso
II e III são falsos.
I, II e III são falsos
Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Com relação ao treinamento de pessoas nas organizações, é correto afirmar:
É um processo de pouca importância para a organização e que apenas apresenta-se como um custo desnecessário para a mesma.
O desenho de um processo de treinamento começa com uma análise das necessidades de treinamento e termina com a avaliação dos resultados do treinamento.
Não se faz necessário definir objetivos para o treinamento a ser realizado.
A escolha dos métodos de treinamento não é relevante para a qualidade do treinamento a ser desenvolvido
A avaliação das necessidades de treinamento possui apenas duas etapas: análise organizacional e análise da tarefa.
Sem treinamento específico de desenvolvimento interpessoal, o que se torna de difícil aplicação?
A visão sistêmica e contingencial.
A administração por objetivos.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
No cotidiano, muitas vezes, escutamos a seguinte afirmação: "Querer é poder". Quando olhamos esse mesmo cotidiano, observamos enormes camadas da população que não podem comer, estudar, ter lazer, ter acesso à saúde etc, portanto, segundo a afirmação, diríamos que tais pessoas não têm esses bens, porque não quiseram suficientemente. Será que realmente é assim ou tal enunciado/crença esconde uma estratégia psicossocial de perpetuação da exclusão? Admitindo esta outra possibilidade, assinale a alternativa que identifica corretamente essa estratégia.
Culpabilização.
Competitividade.
Esteriotipia.
Preconceito.
Marginalização.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A comunicação entre os colaboradores, na situação hipotética da Escola ABC, é denominada comunicação
limitada.
deficiente.
bilateral.
excessiva.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Com relação à qualidade de vida no trabalho pode-se afirmar que a mesma envolve uma série de fatores. Marque o item que não corresponde a um desses fatores:
A satisfação com o trabalho executado.
O reconhecimento pelos resultados alcançados.
A qualidade das relações interpessoais estabelecidas na organização.
O ambiente físico e psicológico do trabalho.
A possibilidade de sempre vencer os demais membros do grupo ao qual se pertence.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considere as afirmativas abaixo acerca do modelo de comprometimento organizacional de Allen e Meyer:
1. Afirma-se que o comprometimento de um modo geral reflete a relação do funcionário com a organização e influencia na decisão de continuar ou não na organização.
2. O componente afetivo do comprometimento refere-se ao vínculo emocional e à identificação do funcionário com a organização.
3. O componente de permanência diz respeito ao sentimento de obrigação do funcionário em permanecer na organização.
Assinale a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:
Somente 1 é verdadeira.
Somente 2 é verdadeira.
Somente 3 é verdadeira
Somente 1 e 2 são verdadeiras
1, 2 e 3 são verdadeiras.
Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes.
É necessária a assistência psicológica e psiquiátrica, estando ou não o jovem em regime de internação, em casos de abuso sexual, violação do patrimônio público, coerção de pares mais jovens, roubo e abuso de drogas psicoativas.
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