Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Se a depressão é o “resfriado” dos transtornos psicológicos, a esquizofrenia crônica é o “câncer”. Quase uma em cada 100 pessoas desenvolve esquizofrenia, somando-se às estimadas 24 milhões em todo mundo que sofrem de um dos transtornos mais temidos da humanidade (OMS, 2008). Em tradução literal, esquizofrenia significa “mente dividida”. O termo refere-se não a uma divisão em múltiplas personalidades, mas a uma separação da realidade que se revela em pensamento desorganizado, percepções deturpadas, emoções e ações inadequadas. Em relação à esquizofrenia, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Tem como subtipos: esquizofrenia paranoide, esquizofrenia desorganizada, esquizofrenia catatônica, esquizofrenia indiferenciada e esquizofrenia residual.
  • B. Ela não é apenas o transtorno psicológico mais temido, mas também um dos mais intensamente pesquisados. Porém, a maioria dos novos estudos não a liga específica e unicamente a anomalias cerebrais e predisposições genéticas.
  • C. A esquizofrenia tipicamente ataca quando os jovens estão entrando na idade adulta. Ela não conhece fronteiras nacionais e afeta tanto homens quanto mulheres, embora os homens tendam a ser atingidos mais cedo, de forma mais grave e ligeiramente mais frequente.
  • D. Uma pessoa com esquizofrenia pode ter alucinações (experiências sensoriais sem estimulação sensorial), vendo, sentindo, saboreando ou sentindo o cheiro de alimentos inexistentes. É mais comum, no entanto, as alucinações serem auditivas, frequentemente vozes fazendo comentários ofensivos ou dando ordens.

Com relação ao fracasso escolar, julgue os próximos itens. Os padrões de interação entre pais e filhos podem minar a autoconfiança e repercutir no desenvolvimento intelectual, especialmente no das crianças de famílias de baixa renda. Por isso, as intervenções do psicólogo escolar devem focalizar as famílias das crianças com menor condição socioeconômica para minimizar seus efeitos sobre as repetências e o nível de escolaridade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da função preventiva na atuação do psicólogo escolar, julgue os itens a seguir. Em caso de aluno que tenha passado por avaliação psicológica, o psicólogo deve assessorar o professor e informá-lo da categoria e do nível de dificuldade do aluno; somente após ter conhecimento dessas informações, o professor deverá replanejar sua didática em sala de aula, conforme dispõe o documento de orientação pedagógica da SEE/DF.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que apresenta característica da síndrome de burn out.

  • A. sentimento de grande excitação com as relações de trabalho
  • B. aumento excessivo do desempenho do trabalho
  • C. melhoria gradativa das relações familiares
  • D. sentimento de mais valia pelas atividades desenvolvidas
  • E. aparecimento de outros distúrbios psicopatológicos

A respeito da função preventiva na atuação do psicólogo escolar, julgue os itens a seguir. No modelo de atuação preventivo das equipes do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem da SEE/DF, os objetivos específicos do trabalho do psicólogo consistem na dimensão coletiva do trabalho da escola e na atuação junto às famílias como corresponsáveis pela aprendizagem do aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paula, uma jovem de vinte e cinco anos de idade demonstrava satisfação com seu trabalho, gostava dos colegas e descrevia o ambiente como acolhedor e as atividades que realizava como gratificantes. Foi então designada para realizar atividades de um ou dois dias em outros estados. As viagens eram aéreas e não havia tempo para transporte terrestre. Paula manteve essas viagens por seis meses, mas sentia muito medo de que o avião caísse, situação que piorava nos momentos em que havia turbulências. Durante os voos, não conseguia comer, transpirava muito e respirava com dificuldade. Após algumas viagens apresentou desinteresse pelo trabalho, chorava facilmente, mostrava irritação, referia angústia, tristeza e passou a dormir muito mais que o habitual. Considerando o relato hipotético apresentado, assinale a opção que apresenta a caracterização da condição de Paula.

  • A. respostas de agorafobia
  • B. fobia de avião, seguida de depressão provavelmente associada à fobia
  • C. transtorno do pânico e depressão, provavelmente associada às características do trabalho
  • D. transtorno de ansiedade generalizada e depressão maior, provavelmente preexistente à ansiedade
  • E. claustrofobia

A respeito da função preventiva na atuação do psicólogo escolar, julgue os itens a seguir. O psicólogo que concebe o fracasso escolar como expressão de transtornos e, por isso, desenvolve ações junto aos professores, promovendo reflexões a respeito das concepções de ensino e da realidade escolar, parte de uma perspectiva preventiva a respeito dos processos de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

O transtorno do estresse pós-traumático é uma condição que surge após a exposição a eventos traumáticos, ameaçadores, e implica importantes consequências para a pessoa afetada. Assinale a opção correta a respeito dos sintomas e das condições típicos desse transtorno.

  • A. O evento traumático é definido por ameaça à vida da própria pessoa ou por violência sexual contra ela.
  • B. O evento traumático deve ocorrer a partir do final da adolescência ou início da idade adulta.
  • C. O esquecimento de detalhes relevantes do evento traumático pode acontecer, enquanto a lembrança de outros detalhes ocorre de modo intrusivo.
  • D. A pessoa apresenta respostas excessivas de alegria e satisfação frente a situações simples, geralmente consideradas neutras ou pouco relevantes.
  • E. A pessoa apresenta desrealização, sobressaltos, insistência em falar sobre o local do evento estressor e em visitá-lo.

A respeito da função preventiva na atuação do psicólogo escolar, julgue os itens a seguir. Considerando-se a prevenção relacionada ao binômio saúde-doença como a antecipação e impedimento do surgimento de problemas e fracassos, o psicólogo escolar em uma perspectiva clínica que atua de acordo com essa abordagem da saúde mental deve buscar, na prática, ajustar e adaptar os alunos à escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sabendo que o transtorno do pânico inclui respostas fisiológicas, comportamentais e cognitivas que podem limitar a qualidade de vida da pessoa, assinale a opção que apresenta corretamente técnicas ou procedimentos geralmente utilizados para o tratamento cognitivo-comportamental dessa doença.

  • A. treino na prática de ignorar lembranças de ataques de pânico para evitar estresse decorrente de episódios passados
  • B. treino na interrupção da visualização por imagens ao surgir indícios de ansiedade
  • C. treino em relaxamento muscular e exposição ao vivo a eventos ansiogênicos
  • D. treino em observação do aumento de batimento cardíaco e saída da situação desencadeadora
  • E. treino em respiração diafragmática e evitação de lugares fechados
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...