Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Maslow apresentou uma teoria para explicar as razões da motivação dos funcionários dentro de uma organização, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência. A alternativa que ordena tais necessidades, das mais primitivas para as mais refinadas é:

  • A. Necessidade de autorrealização; necessidade de autoestima; necessidades sociais; necessidades de segurança e necessidades fisiológicas.
  • B. Necessidades fisiológicas; necessidades de segurança; necessidades sociais; necessidade de autorrealização; necessidade de autoestima.
  • C. Necessidade de compreensão; necessidade de segurança; necessidades sociais; necessidades fisiológicas; necessidades de autoestima.
  • D. Necessidades fisiológicas; necessidades de segurança; necessidades sociais; necessidade de autoestima; necessidade de autorrealização.
  • E. Necessidades sociais; necessidades de compreensão; necessidade de segurança; necessidades fisiológicas; necessidade de autoestima.

Julgue os próximos itens, referentes à educação da pessoa com necessidades especiais na aprendizagem. A competência para atuar com estudantes com necessidades especiais na aprendizagem é definida exclusivamente pela qualificação profissional, inicial e continuada, do professor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto os processos de aprendizagem nas empresas, assinale a alternativa correta.

  • A. O sistema de classificação e hierarquização de resultados de Bloom foca sua intervenção somente no domínio das habilidades motoras.
  • B. O sistema de classificação e hierarquização de resultados de Bloom ancora-se na perspectiva de aprendizagem de tradição behaviorista, chamada estímulo-resposta.
  • C. O sistema de classificação e hierarquização de resultados de Gagné tem como uma das categorias de análise as chamadas estratégias cognitivas.
  • D. Os sistemas de classificação e hierarquização de resultados de Bloom e de Gagné são os únicos aceitos na área de aprendizagem humana da psicologia das organizações e do trabalho.
  • E. As teorias de aprendizagem, no contexto organizacional, que se ancoram na tradição cognitivista foram amplamente utilizadas até o início do século 20, depois caíram em desuso.

O arranjo organizacional que visa outorgar suporte técnico em Saúde Mental, em áreas específicas às das equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações básicas de saúde para a população, é chamado de:

  • A. Apoio referencial.
  • B. Apoio matricial.
  • C. Equipe de triagem/encaminhamento.
  • D. Equipe de interreferência.
  • E. Responsabilização setorial.

A respeito do universo afetivo e sociocultural do estudante no cotidiano escolar, julgue os itens a seguir. Como agente de prevenção e promoção da saúde mental, o psicólogo escolar auxilia na construção de vínculos de afetividade entre o estudante e o professor.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da qualidade de vida no trabalho (QVT), assinale a alternativa correta.

  • A. Huse e Cummings (1985) enfatizam o conceito da QVT por meio da desnecessária participação dos trabalhadores nas decisões e nos problemas do trabalho, pelo fato de ela não interferir nos aspectos de bem-estar do trabalhador e de eficiência organizacional.
  • B. Nadler e Lawler (1983) consideram a QVT como uma forma de melhoria do ambiente de trabalho, mesmo não visando a alcançar maior produtividade e satisfação.
  • C. Guest (1979) conceitua a QVT como um processo pelo qual uma organização tenta revelar o potencial criativo do respectivo pessoal, não o envolvendo em decisões que o afetam no próprio trabalho.
  • D. Para Walton (1973), o termo QVT frequentemente é usado para descrever valores humanos e ambientais que foram deixados de lado pelas sociedades industriais em favor dos avanços tecnológicos, da produtividade e do crescimento econômico.
  • E. Fernandes (1996) define QVT como uma gestão estática e assídua de fatores físicos, tecnológicos e sociopsicológicos que afetam a cultura e renovam o clima organizacional, refletindo no bem-estar do trabalhador e na produtividade das empresas.

O desenvolvimento de um grupo passa pelos seguintes estágios: definição de princípios; negociação; consolidação e desempenho. No estágio de desempenho, o grupo

  • A. desenvolveu capacidade de resolver os conflitos dentro do próprio grupo.
  • B. começou a emergir traços de coesão com troca de afeto.
  • C. estabeleceu uma rede flexível de relacionamento que auxilia na execução das tarefas.
  • D. buscou ênfase em estabelecer normas e princípios de convivência.
  • E. iniciou o estabelecimento de acordos psicológicos e de logística.

A respeito do universo afetivo e sociocultural do estudante no cotidiano escolar, julgue os itens a seguir. Para que as relações afetivas no contexto escolar sejam construídas, é imprescindível que todos demonstrem equilíbrio emocional na comunicação; sem isso, é inviável a formação de um ambiente de confiança e respeito entre as pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, o Transtorno de personalidade histriônica (F60.4) caracteriza-se por:

  • A. Isolamento, não busca a apreciação dos outros e evita estar no centro de atenções.
  • B. Determinação, dificilmente influenciada por outros ou circunstâncias.
  • C. Afetividade excêntrica, porém estável.
  • D. Pouca preocupação com a atratividade física.
  • E. Autodramatização, teatralidade, expressão exagerada de emoções.

No âmbito da qualidade, a teoria das necessidades, de Abraham Harold Maslow (1943), parte do princípio de que, uma vez satisfeita uma necessidade, emerge imediatamente outra de nível mais elevado e passa a ser motivadora. Assinale a alternativa que corresponde aos cinco níveis de necessidades humanas, preconizadas pelo referido autor.

  • A. Fisiológicas básicas, segurança, necessidade de pertencer a um grupo, autoestima e prestígio, e autorrealização e sentimento de ter alcançado objetivos.
  • B. Reconhecimento, amor, autorrealização e sentimento de ter alcançado objetivos, necessidade de cumprir metas e segurança.
  • C. Autoestima e prestígio, segurança, autorrealização e sentimento de ter alcançado objetivos, fisiológicas básicas e amor.
  • D. Segurança, fisiológicas básicas, amor, autorrealização e sentimento de ter alcançado objetivos, e necessidade de cumprir metas.
  • E. Fisiológicas básicas, amor, autorrealização e sentimento de ter alcançado objetivos, segurança e reconhecimento.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...