Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens, referentes à educação da pessoa com necessidades especiais na aprendizagem. A oferta de educação especial restringe-se a indivíduos que tenham transtornos globais de desenvolvimento ou deficiência intelectual/mental, sensorial, física ou múltipla.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, referentes à educação da pessoa com necessidades especiais na aprendizagem. Um currículo inclusivo deve possibilitar que o estudante com necessidades especiais seja tão autônomo na concretização de sua aprendizagem quanto os demais estudantes. Nesse sentido, a escola deve oferecer, sem distinção, condições para que os estudantes se adéquem ao ritmo e à dinâmica da aula e dos espaços de aprendizagem já existentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, referentes à educação da pessoa com necessidades especiais na aprendizagem. A participação integral dos estudantes com necessidades especiais na aprendizagem depende de um ambiente escolar com oportunidades educacionais, isto é, com professores e equipe educacional preparados e dedicados, prestação de apoio apropriado e disponibilização de recursos especializados.

  • C. Certo
  • E. Errado

São características fundamentais de uma perspectiva psicodinâmica, EXCETO:

  • A. entende o funcionamento da mente humana a partir de uma perspectiva racionalista e cognitivista.
  • B. tem na noção de conflito um importante operador conceitual.
  • C. considera que a dinâmica entre diferentes forças e impulsos é fundamental para compreensão do comportamento humano.
  • D. entende o sintoma como uma manifestação de impulsos e demandas contrárias.
  • E. com frequência debruça-se sobre as relações primordiais do sujeito como uma forma de entender padrões de relacionamento com o mundo.

Julgue os próximos itens, referentes à educação da pessoa com necessidades especiais na aprendizagem. A necessidade de introduzir ou eliminar conteúdos e a flexibilização da carga horária e da temporalidade constituem critérios a serem observados na estruturação do currículo e da proposta pedagógica para estudantes com necessidades especiais na aprendizagem.

  • E. Errado
  • C. Certo

Treinamento, segundo Chiavenato, é um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais e se tornarem cada vez mais valiosas. Assim, o treinamento é uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam efetivamente para os resultados do negócio. Com a realização do treinamento, funcionário e empresa ganham com a aprendizagem que irão adquirir durante este processo. O treinamento dentro de uma organização percorre um processo cíclico e contínuo que compõe quatro etapas. As etapas do treinamento são:

  • A. Necessidades organizacionais: diagnóstico organizacional. Desenho de cargos e salários: decisão de como será estruturado os cargos na empresa. Condução das descrições: ação. Avaliação dos cargos: controle das atividades realizadas por cada cargo dentro da organização.
  • B. Necessidades a satisfazer: diagnóstico da situação. Desenho do treinamento: decisão de como será estruturado os cargos na empresa. Realização do treinamento: ação. Avaliação dos resultados: avaliação das atividades realizadas.
  • C. Necessidades a satisfazer: diagnóstico da situação. Desenho do treinamento: decisão quanto à estratégia que será utilizada. Condução do treinamento: implementação ou ação. Avaliação dos resultados: avaliação e controle do processo.
  • D. Leitura do diagnóstico organizacional: verificação das necessidades da organização. Técnicas de treinamento: atividades que serão utilizadas. Condução do treinamento: implementação ou ação. Avaliação dos resultados: transmissão dos resultados para a organização.
  • E. Nenhuma das alternativas está correta.

Considerando os quadros neurodegenerativos, assinale a afirmativa INCORRETA:

  • A. os quadros demenciais são mais frequentes em faixas etárias mais avançadas.
  • B. a doença de Alzheimer é caracterizada por anormalidades histopatológicas, como emaranhados neurofibrilares e placas de amiloide.
  • C. sintomas comportamentais e psicológicos, como transtorno de humor, delírios e agitação, podem estar presentes em quadros demenciais.
  • D. os termos demência e doença de Alzheimer são sinônimos.
  • E. o termo demência refere-se a uma síndrome, com diferentes apresentações e patologias específicas.

As organizações muitas vezes utilizam a avaliação de desempenho para diversos propósitos. Os mais comuns são a administração de salários, o feedback do desempenho e a identificação dos pontos fortes e fracos dos empregados. Em relação às avaliações de desempenho, assinale a afirmativa correta.

  • A. Nos EUA , a lei do emprego não exige que a avaliação de desempenho se baseie somente em fatores relacionados ao cargo.
  • B. As avaliações de cargo são utilizadas para se estabelecer o valor comparável de diferentes cargos com base nos fatores compensáveis de cada cargo.
  • C. A análise de cargos não é um processo de coleta de informações sobre os elementos orientados para o cargo e os elementos orientados para o trabalhador antes de realizarem a avaliação de desempenho.
  • D. Os métodos baseados em resultados, embora pareçam indicar, não envolvem mensurações objetivas, tais como a quantidade e a qualidade do trabalho, dados pessoais, sistemas de administração por objetivos e avaliação de desempenho por computador.

Julgue os próximos itens, referentes à educação da pessoa com necessidades especiais na aprendizagem. O projeto pedagógico da escola deve estabelecer como será realizado o atendimento às necessidades especiais na aprendizagem, em observância às finalidades da educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No âmbito teórico e prático da gestão do conhecimento nas organizações, Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi propuseram um modelo teórico que consiste em um ciclo composto por quatro etapas, no qual as organizações vão criando e incrementando o próprio capital de conhecimento. As etapas do ciclo de Nonaka e Takeuchi são as seguintes:

  • A. combinação, externalização, afetação, internalização.
  • B. internalização, efetivação, moderação, socialização.
  • C. socialização, internalização, treinamento, incrementação.
  • D. socialização, externalização, combinação, internalização.
  • E. internalização, moderação, combinação, externalização.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...