Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o movimento da Antipsiquiatria abordado por AMARANTE (2007), assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Franco Basaglia, um dos ativistas do movimento Antipsiquiatria, formulou o pensamento de uma prática institucional voltada para a ideia de superação do aparato manicomial, entendido não apenas como o conjunto de práticas e saberes científicos, sociais, legislativos e jurídicos que fundamentam a existência de um lugar de isolamento e segregação e patologização da experiência humana.
  • B. A Antipsiquiatria sofreu forte influência da Teoria da Lógica das Comunicações da Escola de Palo Alto, donde extraiu o conceito de duplo vínculo, que está no âmago da experiência esquizofrênica.
  • C. Para a Antipsiquiatria, não existe a doença mental enquanto objeto natural, como considerava a psiquiatria clássica, e sim uma determinada experiência do sujeito em sua relação com o ambiente social.
  • D. A Antipsiquiatria teve início na Inglaterra no final dos anos 1950, mas a maior repercussão foi na conturbada década de 1960 quando alguns psiquiatras iniciaram a implantação de experiências de Comunidade Terapêutica e Psicoterapia Institucional nos hospitais em que trabalhavam.

“Um cientista, 39 anos, foi encaminhado para tratamento, após seu retorno de excursão a trabalho na Antártica onde havia parado de cooperar com os outros, havia se isolado em seu quarto e começado a beber sozinho. Órfão aos 4 anos, foi criado por uma tia até os 9 anos e, na sequência, recebeu cuidados de uma governanta indiferente. Na universidade destacou-se em física; o xadrez era o único meio pelo qual mantinha contato com os colegas. Em toda sua vida subsequente, não teve amigos próximos e preferia atividades solitárias. Até antes de partir para a Antártica, havia se saído muito bem em suas pesquisas em física. Agora, alguns meses após seu regresso, estava consumindo pelo menos uma garrafa de bebida de alto teor alcoólico por dia e seu trabalho estava deteriorando. Agia de modo independente e distante e era difícil atuar de forma eficaz. Não conseguia explicar a irritação de seus colegas em razão de seu distanciamento na Antártica e parecia indiferente à opinião dos outros. Não aparentava precisar de nenhuma relação interpessoal, embora se queixasse de tédio e em um momento da entrevista ficou triste, expressou vontade de visitar seu tio na Alemanha, o único parente vivo.” De acordo com o caso clínico, assinale o diagnóstico correto.

  • A. Transtorno de personalidade esquizoide.
  • B. Transtorno de personalidade paranoide.
  • C. Transtorno de personalidade antissocial.
  • D. Transtorno de personalidade borderline.

Julgue os itens a seguir, relativos ao papel do psicólogo na análise dos problemas e potencialidades do cotidiano escolar. O psicólogo escolar deve desenvolver ações a respeito das concepções dos professores acerca dos processos de aprendizagem, os quais integram aspectos contextuais complexos e singulares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Foulkes, psiquiatra e psicanalista alemão, desenvolveu trabalhos em “grupo análise” articulando a teoria de campo de Kurt Lewin com a abordagem psicanalítica do grupo, especialmente o trabalho de Bion.

Analise as alternativas sobre o funcionamento grupal desenvolvido por Foulkes e assinale a alternativa CORRETA.

  • A. O grupo funciona em dois níveis: o nível da tarefa, que implica objetivos e regras conscientes, e o nível da valência, que compreende a esfera afetiva e inconsciente do grupo.
  • B. O desenvolvimento do sentimento de grupo está ligado às primeiras experiências em família e sustentado por mecanismos psicológicos de identificação e sublimação.
  • C. O processo grupal não acontece sem conflitos e angústias. O conflito é inerente ao grupo e pode ser entendido com base na tensão entre o interesse de cada um e o interesse do grupo.
  • D. O grupo funciona por meio de suposições básicas que são estruturas específicas de funcionamento que o grupo adota para se defender de sua angústia e, assim, se preservar.

Fatores psicológicos e sociais desempenham papel fundamental no desenvolvimento e na manutenção de alguns transtornos físicos. A psicologia da saúde é um subcampo que foca nos fatores psicológicos envolvidos na promoção da saúde e do bem-estar. A respeito da psicologia da saúde, analise as afirmativas a seguir.

I. Os fatores psicológicos e sociais podem contribuir diretamente para as doenças por meio de efeitos psicológicos do estresse sobre o sistema imunológico e outras funções orgânicas.

II. Se o sistema imunológico estiver comprometido, pode perder a capacidade para atacar e eliminar efetivamente os antígenos do corpo ou até mesmo começar a atacar os tecidos do corpo, um processo conhecido como doença autoimune.

III. A crescente consciência das muitas conexões entre o sistema nervoso e o sistema imunológico tem resultado em um campo de estudo chamado psiconeuroimunologia.

IV. Doenças que podem estar, em parte, relacionadas com os efeitos do estresse sobre o sistema imunológico incluem a AIDS, doenças cardiovasculares e câncer.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. I, II e IV, apenas.

Julgue os itens a seguir, relativos ao papel do psicólogo na análise dos problemas e potencialidades do cotidiano escolar. De acordo com o procedimento de avaliação e intervenção das queixas escolares (PAIQUE), a intervenção do psicólogo quando ocorrerem tais queixas deve ser realizada com a finalidade de descentralizar o problema do aluno e envolver o professor que encaminhou a queixa, de modo que sejam enfatizadas as relações em sala de aula e as estratégias e recursos que caracterizam o trabalho pedagógico no caso encaminhado.

  • C. Certo
  • E. Errado

No DSM-5, os transtornos relacionados a substâncias e os transtornos aditivos incluem problemas com o uso de depressores (álcool, barbitúricos e benzodiazepinas), estimulantes (anfetaminas, cocaína, nicotina e cafeína), opioides (heroína, codeína e morfina) e alucinógenos (cannabis e LSD), assim como jogo patológico. Sobre algumas dessas substâncias, analise as afirmativas a seguir.

I. Cafeína: substância psicoativa mais comum por ser legalizada, melhorar o estado de ânimo e diminuir a fadiga. Encontra-se facilmente em muitas bebidas.

II. Cocaína: causa euforia, perda do apetite e estado de maior alerta. A dependência aparece após anos de uso. As mães dependentes dessa droga podem dar a luz a bebês com irritabilidade.

III. Alucinógenos: essas drogas, incluindo o LSD, influenciam a percepção, distorcendo sentimentos, visões, sons e odores.

IV. Opioides: levam a euforia, sonolência e bradipneia. São substâncias analgésicas que aliviam a dor. Os usuários tendem a ser reservados, o que dificulta as pesquisas nessa área.

V. Nicotina: estimula o sistema nervoso e alivia o estresse. O DSM-5 descreve sintomas da abstinência em vez de um padrão de intoxicação.

VI. Anfetaminas: dão sensação de euforia e vigor e diminuem a fadiga. São prescritas a pessoas com narcolepsia e transtornos de déficit de atenção.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III, IV, V, VI.
  • B. I, III e V, apenas.
  • C. II, IV e VI, apenas.
  • D. I, II, III e VI, apenas.

Com relação ao fracasso escolar, julgue os próximos itens. Visto que a repetência e a evasão escolar são partes do processo do fracasso escolar, é recomendável que o psicólogo escolar avalie as crianças individualmente, com vistas a identificar as múltiplas causas das dificuldades delas em aprender, ainda que não consiga tratá-las.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em milhares de estudos, psicólogos acumularam evidências para ajudar a explicar os transtornos de humor e sugerir maneiras mais eficazes de tratá-los e preveni-los. O pesquisador Peter Lewinsohn e seus colegas (1985, 1998, 2003) resumiram os fatos que em qualquer teoria da depressão deve explicar; são eles:

I. Muitas mudanças comportamentais e cognitivas acompanham a depressão.

II. A depressão é muito difundida.

III. Em comparação com os homens, as mulheres são quase duas vezes mais vulneráveis à depressão maior.

IV. A maioria dos episódios de depressão maior termina por si só.

V. Eventos estressantes relacionados ao trabalho, ao casamento e a relações íntimas muitas vezes precedem a depressão.

VI. A cada nova geração, a depressão está atacando mais cedo (agora com frequência no final da adolescência) e afetando mais pessoas.

Explicam a teoria da depressão as afirmativas

  • A. I, II, III, IV, V e VI.
  • B. I, II, III e V, apenas.
  • C. I, II, V e VI, apenas.
  • D. I, II, III e IV, apenas.

Com relação ao fracasso escolar, julgue os próximos itens. Com base em uma epistemologia materialista dialética, especialistas da área afirmam que o fato de crianças de bairros periféricos constituírem um grupo muito heterogêneo revela que o fracasso escolar não pode partir de generalizações de processos intrapsíquicos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...