Questões de Psicologia

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Nos casos em que os trabalhadores já sofreram o problema, um acompanhamento psicológico não é aconselhável.

  • A. intelectuais e os espirituais.
  • B. sociais e os intuitivos.
  • C. sociais e os intuitivos.
  • D. clássicos e os conservadores.
  • E. higiênicos e os motivacionais.

De acordo com Goldstein (1991), a análise das necessidades de treinamento é caracterizada pelo diagnóstico em três níveis. Essa abordagem deixa evidente que é preciso considerar não apenas o público-alvo das ações de capacitação e o tipo de treinamento que as pessoas necessitam, mas também a

  • A. identificação de fatores do ambiente organizacional que possam interferir nos resultados dos treinamentos.
  • B. avaliação das competências do mercado concorrente que não estejam presentes na empresa.
  • C. metodologia de treinamento usualmente adotada pela empresa e seus resultados de sucesso.
  • D. identificação de fatores sociais presentes na vida dos funcionários que possam interferir no processo de aprendizagem.
  • E. avaliação de treinamentos já aplicados que se tornaram casos de sucesso na empresa e possam ser replicados.

Com relação aos processos sensoriais, perceptuais e da consciência, julgue os itens que se seguem. A antecipação do resultado de um evento indica a ocorrência de processamento perceptual descendente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da elaboração de procedimentos educacionais diferenciados, julgue os próximos itens. O atendimento de estudantes com altas habilidades ou superdotação deve ser feito em sala de recursos que se constitua em um espaço de mediação entre os conhecimentos adquiridos no ensino regular e o desenvolvimento do potencial talento desse estudante em sua(s) área(s) ou tópico(s) de interesse.

  • C. Certo
  • E. Errado

Como seres sociais, “Cada indivíduo é uma parte componente de numerosos grupos, acha-se ligado por vínculos de identificação em muitos sentidos e construiu seu ideal do ego segundo os modelos mais variados. Cada indivíduo, portanto, partilha de numerosas mentes grupais − as de sua raça, classe, credo, nacionalidade etc. − podendo também elevar-se sobre elas, na medida em que possui um fragmento de independência e originalidade”. (Freud,1921, p.163)

Sobre as diferentes concepções teóricas e técnicas psicanalíticas que fundamentam o trabalho dos psicólogos com grupos terapêuticos,

  • A. Bion propõe que, em um grupo de psicoterapia, a tarefa é a compreensão dos problemas de cada um e as suposições básicas devem ser impedidas de expressão ou eliminadas para que alcance-se êxito.
  • B. para Kaës, o grupo tem o mesmo mecanismo psíquico do sonho, ou seja, o lugar para a realização imaginária dos desejos inconscientes.
  • C. de acordo com Bion, os membros do grupo agem fundamentados em suposições básicas sobre o próprio grupo e que são iguais à realidade da tarefa proposta.
  • D. segundo Kaës, grupo é um dispositivo de investigação e de tratamento das formações e dos processos da realidade psíquica de seus membros.
  • E. Bleger entende que nos grupos psicoterápicos um indivíduo vê a si mesmo, sua parte recalcada, refletida nas interações de outros membros dos grupos, levando-o a conhecer-se, pela ação que exerce sobre os outros e pela imagem que fazem dele.

A obesidade acomete 300 milhões de pessoas no mundo, com uma tendência ao aumento na maioria dos países (Who, 2014). Sua ocorrência está associada ao desenvolvimento de enfermidades como o diabetes, doenças coronarianas, derrame, entre outras (Eckersley, 2001). A base do tratamento é multidisciplinar pois visa: perda de peso, melhora de parâmetros clínicos e mudanças de hábitos associados à alimentação inadequada. A busca pela perda de peso pode ser iniciada por diferentes profissionais de saúde. E, se trabalhados conjuntamente, os resultados são mais rápidos e eficazes. São profissionais que podem e/ou devem estar envolvidos neste processo:

I. Nutricionistas e endocrinologistas.

II. Profissionais de educação física.

III. Psiquiatras e psicólogos.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

No que se refere ao absenteísmo nas empresas, é correto afirmar que ele está relacionado a

  • A. causas sociais e psíquicas geradoras de sofrimento.
  • B. equilíbrio na carga laboral.
  • C. clima satisfatório.
  • D. fonte de prazer.
  • E. boa comunicação entre os funcionários.

Segundo Hirigoyen (2002, p. 17), o “assédio moral no trabalho é definido como qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude...) que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho”. Sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:

  • A. Somente na última década do século XX foram usados os termos bullying (Adams, 1992) e mobbing (Leymann, 1990) para descrever o fenômeno da agressão de forma repetitiva no local de trabalho.
  • B. Trata-se, portanto, da exposição do trabalhador a situações de constrangimento e humilhações, feitas de maneira repetitiva e prolongada durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.
  • C. Freitas (2001) registra que o assédio moral está ligado ao esforço repetitivo de desqualificação de uma pessoa por outra. As agressões cotidianas levam a um processo inconsciente de destruição psicológica constituído de procedimentos hostis, evidentes ou escondidos, de um ou vários indivíduos sobre o outro, na forma de palavras insignificantes, alusões, sugestões e não ditos, que podem desestabilizar alguém ou mesmo destrui-lo, sem que os que o cercam intervenham.
  • D. As diferentes formas de poder são possíveis fontes para um desequilíbrio das relações de poder, mas o assédio moral no trabalho é limitado à agressão vertical de supervisores sobre subordinados. O desequilíbrio nas relações de poder não pode ser consequência de outras características individuais, situacionais ou sociais, ou seja, as diferenças nas relações de poder requeridas para o assédio moral no trabalho também podem ocorrer entre pares e, em alguns casos, alguns subordinados, especialmente agindo dentro de um grupo, podem assediar um supervisor (Cleveland; Kerst, 1993).

Com relação aos processos sensoriais, perceptuais e da consciência, julgue os itens que se seguem. Os limiares absolutos permitem a detecção da diferença entre dois estímulos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da elaboração de procedimentos educacionais diferenciados, julgue os próximos itens. A sustentabilidade do processo inclusivo é responsabilidade exclusiva do professor, visto que a aprendizagem do estudante com necessidades especiais depende diretamente do contato que ele mantém com o professor.

  • C. Certo
  • E. Errado
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