Questões de Psicologia

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As culturas organizacionais podem ser qualificadas como fortes ou fracas. Cada uma dessas conformações traz vantagens e desvantagens. Comparando-se uma cultura organizacional forte com uma fraca, percebe-se que a cultura mais forte favorece a

  • A. estabilidade do sistema social
  • B. aquisição de outras empresas
  • C. diversidade de seus funcionários
  • D. flexibilidade em relação a mudanças
  • E. formalização das regras de comportamento

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta com relação a necessidade que Abraham Maslow expressou ao afirmar que:

O que um homem pode ser, ele deve ser?

(Weiten, W. Introdução à Psicologia: temas e variações. São Paulo: Cengage Learning, 2010)

  • A. A necessidade de conquista afetiva.
  • B. A necessidade de amor incondicional.
  • C. A necessidade de gratificação física.
  • D. A necessidade de autorrealização.

Com a globalização e com as novas formas de contrato de trabalho, a distinção da inclusão e da exclusão do mundo do trabalho vem sendo cada vez mais difícil de sustentar. No contexto contemporâneo, mesmo um trabalhador com vínculo estável pode experimentar a precarização subjetiva de seu trabalho quando

  • A. o equipamento utilizado é inadequado às características do corpo humano.
  • B. o exercício de sua função pode expô-lo a situações em que há risco de ele ser assaltado ou sequestrado.
  • C. os recursos necessários para responder às exigências de seu trabalho não estão sendo garantidos.
  • D. a possibilidade de crescimento e evolução na carreira e a adesão aos treinamentos oferecidos pela organização estão vinculadas.
  • E. as condições ambientais em que as tarefas vão ser realizadas estão aquém do limite da salubridade.

Leia as informações e escolha a alternativa INCORRETA:

  • A. Desenvolvimento é um processo razoavelmente ordenado e cumulativo, que abrange tanto as mudanças biológicas como as comportamentais decorrentes do envelhecimento das pessoas.
  • B. Psicologia Social é o ramo da psicologia que se preocupa com a maneira pela qual os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos indivíduos são influenciados por outras pessoas.
  • C. Um traço de personalidade é uma disposição duradoura a comportar-se de determinada forma em uma diversidade de situações, portanto, adjetivos como honesto, digno de confiança, temperamental, impulsivo, desconfiado, ansioso, excitável, dominador e amigável descrevem tendências que denominam traços de personalidade.
  • D. Para Skinner o reforço ocorre quando um evento seguido de uma resposta aumenta a tendência de um ser vivo produzir aquele reforço. Em outras palavras, uma resposta é reforçada porque leva a consequências compensadoras.

  • A. submissão a níveis elevados de ruído
  • B. presença de vírus, fungos e bactérias no local de trabalho
  • C. assunção da responsabilidade pela vida de outras pessoas
  • D. exposição a situações de risco necessárias à execução da tarefa
  • E. inadequação das características antropométricas do posto de trabalho

  • A. O transtorno da aprendizagem sem outra especificação é uma nova categoria no DSM-IV-TR para as condições que não satisfazem os critérios para algum transtorno da aprendizagem especifico, mas causam prejuízo e refletem em capacidade de aprendizagem abaixo daquela esperada para a inteligência, a escolaridade e a idade da pessoa, como por exemplo um déficit de habilidades de ortografia.
  • B. Crianças com transtorno da matemática têm dificuldade para aprender e lembrar numerais, conseguem lembrar fatos básicos relacionados a números, são lentas e não muito precisas em cálculo, podendo ocorrer sozinho ou em combinação com transtornos da linguagem e da leitura.
  • C. O transtorno da leitura é definido como desempenho da leitura abaixo do nível esperado para a idade, a escolaridade e a inteligência da criança, com o prejuízo interferindo de forma significativa no desempenho escolar ou nas atividades da vida diária que envolvem leitura.
  • D. O transtorno da expressão escrita é caracterizado por habilidades de escrita muito abaixo do nível esperado para a idade e a capacidade intelectual da criança. Essas dificuldades prejudicam o desempenho acadêmico e a escrita na vida cotidiana.

Em paralelo às estratégias motivacionais utilizadas oficialmente, a psicodinâmica do trabalho demonstrou que o zelo no trabalho e o comprometimento com a produtividade são promovidos, largamente, pela manipulação de ameaças veladas e pela gestão do medo do trabalhador. O zelo no trabalho, nesse contexto, é descrito como a

  • A. submissão estrita e literal às instruções recebidas dos superiores para a execução das tarefas.
  • B. ação transgressora e clandestina que subverte as regras prescritas para viabilizar o trabalho real.
  • C. vigilância discreta e permanente que controla os colegas que executam funções análogas às do trabalhador.
  • D. comunicação clara e frequente entre produção e supervisão que informa sobre possíveis melhorias dos procedimentos.
  • E. conformação ativa e intencional dos recursos físicos e psíquicos do trabalhador para superação das metas de produção.

Um psicólogo, trabalhando em um programa de treinamento, realiza um trabalho nas seguintes etapas: desenvolve uma série de critérios comparativos para estabelecer um padrão; produz um projeto de estudos especificando como os dados serão coletados e quais serão as medidas utilizadas para avaliar os critérios inicialmente produzidos; coleta dados com os sujeitos aos quais o treinamento se dirige e, finalmente, analisa os dados e interpreta resultados. Pela análise do trabalho descrito acima, conclui-se que o psicólogo se encontra na seguinte etapa do programa de treinamento:

  • A. Avaliação do treinamento
  • B. Avaliação das necessidades de treinamento
  • C. Aplicação do treinamento
  • D. Definição dos objetivos do treinamento
  • E. Projeto de treinamento

Uma avaliação de desempenho implica a construção de critérios que podem ser qualificados como teóricos ou reais. Um critério real é exemplificado no caso em que um desempenho avaliado como bom é o de um

  • A. professor que ministra conhecimentos relevantes e claros aos seus alunos.
  • B. vendedor que alcança a meta de vendas estabelecida pela gerência de sua loja.
  • C. policial que contribui para garantir a ordem e a segurança da população.
  • D. escritor que produz livros relevantes e interessantes para seu público.
  • E. motorista que conduz veículos de maneira segura e eficaz.

Em um ambiente de trabalho, duas equipes estão diante de uma negociação sobre uma meta de caráter trivial em que a barganha integrativa é impossível. Apesar de a resolução dessa questão ter igual importância para ambas as partes, e não haver pressão de tempo, há forte presença de conflitos interpessoais, com ameaça de rupturas irreversíveis durante o processo de negociação, independente do resultado. Havendo um problema muito mais importante a ser resolvido em um futuro próximo, o qual necessitará da atuação engajada e articulada das duas equipes, a estratégia de gerenciamento de conflitos mais adequada a ser tomada, nesse momento, por quem estiver no comando de uma dessas equipes é a

  • A. competição
  • B. colaboração
  • C. conciliação
  • D. evasão
  • E. benevolência
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