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De acordo com Spector (2005 Psicologia nas organizações), existem cinco agentes mais comuns na produção de ferimentos e doenças no trabalho. Assim, além de doenças infecciosas e substâncias tóxicas, podem ser citados
A grave crise que o setor de saúde no Brasil vem enfrentando nos últimos anos se expressa como uma crise de governabilidade do sistema e das organiza- ções de saúde, de resolutividade e eficiência. Esta crise tem impulsionado experiências inovadoras no que se refere tanto ao desenho de novos sistemas de gestão, como ao desenvolvimento de ferramentas gerenciais. (AZEVEDO; BRAGA NETO; SÁ, 2002, p. 236). Dessas transformações surge a necessidade de revisão da concepção de organização, da noção de sujeito e do entendimento dos processos intersubjetivos em seu interior, donde entende-se a abordagem psicossociológica uma contribuição importante neste sentido. Pergunta-se, dentre as contribuições da abordagem psicossociológica para a análise e intervenção na problemática da relação entre indivíduos e organizações, encontramos
O fato de que para a abordagem psicossociológica o reconhecimento da incerteza quanto aos resultados da intervenção é dispensável, uma vez que o foco é a análise da situação desde a demanda inicial;
O fato de que a intervenção começa pela própria análise do pedido de intervenção e da(s) demanda(s) que o sustenta(m), sendo fundamental a compreensão do cliente como o conjunto dos indivíduos e grupos integrantes da organização, apontando os riscos de se ligar exclusivamente a um determinado grupo;
O fato de que a simplicidade dessa abordagem promove práticas complexas, restritas a uma dimensão pouco reflexiva;
O fato de que essa abordagem não favorece a reflexão na busca de sentidos para as interações humanas, pautando na solução objetiva das questões surgidas na organização;
N.D.A.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para Boruchovitch (A motivação do aluno, 2004, p.81), algumas condições podem aumentar a vontade de os estudantes se esforçarem e se tornarem ativamente envolvidos com as atividades escolares. Uma delas é quando
o professor não revela o significado de uma atividade, o que desafia os alunos.
o aluno identifica que uma atividade relaciona-se com interesses distintos dos seus.
o aluno não percebe que aquela atividade relaciona-se com o programa de ensino.
o tempo para realização de uma atividade é livre e realizá-la é facultativo.
a proposta de atividade é definida em termos de metas específicas e de curto prazo.
A introdução de recompensas externas, como pagamento, para trabalhos gratificantes por seu conteúdo tende a reduzir a motivação.
O principal objetivo da terapia cognitiva, segundo A. Beck (Rangé, B., 2001) é
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Uma política de avaliação de desempenho individual e institucional deve conter
instrumentos de escalonamento e classificação de desempenhos.
princípios de justiça distributiva e de procedimentos para a determinação dos patamares salariais e de remuneração variável.
descrição clara e objetiva de aspectos inerentes à manutenção e ao desenvolvimento dos recursos humanos das organizações.
descrição clara e objetiva de procedimentos, regras, condutas, instrumentos e demais aspectos inerentes à gestão e avaliação de desempenho.
um modelo clássico de aplicação de recursos humanos.
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Até 2007, como esclarece o documento Matrizes de referência para avaliação: documento básico (2009, p.8), as diretrizes e parâmetros definidos pela LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, eram desenvolvidos pelas escolas na forma de uma proposta pedagógica baseada num currículo presumido, muitas vezes inspirado nos livros didáticos. Essa situação
impediu a adoção de parâmetros de equidade sistêmica entre as escolas.
determinou que aumentassem a criatividade e a autonomia dos professores das escolas.
permitiu a definição das expectativas de aprendizagem adotadas hoje pelo Saresp.
possibilitou aos alunos uma melhor adaptação ao processo de aprendizagem.
reforçou os vínculos entre os diversos níveis de gestão dentro das escolas.
As conclusões da teoria motivacional da avaliação cognitiva devem ser descritas da seguinte forma:
Os sintomas que melhor descrevem a depressão, são
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Com relação à gestão do conhecimento e à gestão por competências, assinale a opção correta.
A tipologia de competência indica o grau de complexidade dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes exigido no desempenho do trabalho.
Apenas o conhecimento procedimental ou estruturado pode ser assimilado por meio da combinação de dados, informações e experiências.
As competências organizacionais são classificadas de acordo com seu papel ocupacional.
Os espaços de interação para compartilhamento de conhecimentos devem ser ambientes sobre os quais a organização mantenha estrito controle.
A denominada abordagem de processo social é uma das mais utilizadas para a compreensão e gestão do conhecimento organizacional.
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