Questões de Psicologia

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De acordo com Spector (2005 – Psicologia nas organizações), existem cinco agentes mais comuns na produção de ferimentos e doenças no trabalho. Assim, além de doenças infecciosas e substâncias tóxicas, podem ser citados

  • A. ruídos excessivos, atividades com movimentos repetitivos e violência no local de trabalho.
  • B. equipamento de difícil operação, insatisfação no trabalho e falta de comprometimento.
  • C. falta de comprometimento, discordância da cultura da organização e falta de confiança na organização.
  • D. falta de treinamento, uso inadequado de equipamentos de segurança individual e falta de orientação dos supervisores.
  • E. dificuldade de concentração, absenteísmo e liderança autoritária.

“A grave crise que o setor de saúde no Brasil vem enfrentando nos últimos anos se expressa como uma crise de governabilidade do sistema e das organiza- ções de saúde, de resolutividade e eficiência. Esta crise tem impulsionado experiências inovadoras no que se refere tanto ao desenho de novos sistemas de gestão, como ao desenvolvimento de ferramentas gerenciais.” (AZEVEDO; BRAGA NETO; SÁ, 2002, p. 236). Dessas transformações surge a necessidade de revisão da concepção de organização, da noção de sujeito e do entendimento dos processos intersubjetivos em seu interior, donde entende-se a abordagem psicossociológica uma contribuição importante neste sentido. Pergunta-se, dentre as contribuições da abordagem psicossociológica para a análise e intervenção na problemática da relação entre indivíduos e organizações, encontramos

  • A.

    O fato de que para a abordagem psicossociológica o reconhecimento da incerteza quanto aos resultados da intervenção é dispensável, uma vez que o foco é a análise da situação desde a demanda inicial;

  • B.

    O fato de que a intervenção começa pela própria análise do pedido de intervenção e da(s) demanda(s) que o sustenta(m), sendo fundamental a compreensão do cliente como o conjunto dos indivíduos e grupos integrantes da organização, apontando os riscos de se ligar exclusivamente a um determinado grupo;

  • C.

    O fato de que a simplicidade dessa abordagem promove práticas complexas, restritas a uma dimensão pouco reflexiva;

  • D.

    O fato de que essa abordagem não favorece a reflexão na busca de sentidos para as interações humanas, pautando na solução objetiva das questões surgidas na organização;

  • E.

    N.D.A.

Para Boruchovitch (A motivação do aluno, 2004, p.81), algumas condições podem aumentar a vontade de os estudantes se esforçarem e se tornarem ativamente envolvidos com as atividades escolares. Uma delas é quando

  • A.

    o professor não revela o significado de uma atividade, o que desafia os alunos.

  • B.

    o aluno identifica que uma atividade relaciona-se com interesses distintos dos seus.

  • C.

    o aluno não percebe que aquela atividade relaciona-se com o programa de ensino.

  • D.

    o tempo para realização de uma atividade é livre e realizá-la é facultativo.

  • E.

    a proposta de atividade é definida em termos de metas específicas e de curto prazo.

A introdução de recompensas externas, como pagamento, para trabalhos gratificantes por seu conteúdo tende a reduzir a motivação.

  • A. é mais eficiente que a tomada de decisão individual.
  • B. é menos indicada que a tomada de decisão individual quando se precisa da aceitação de cada uma das pessoas do grupo em relação à decisão escolhida.
  • C. é menos indicada que a tomada de decisão individual porque um grupo não tem como superar o desempenho do seu membro mais competente.
  • D. é mais indicada que a decisão individual quando é preciso gerar conhecimentos mais completos.
  • E. é mais indicada que a decisão individual quando é preciso estabelecer responsabilidades claras.

O principal objetivo da terapia cognitiva, segundo A. Beck (Rangé, B., 2001) é

  • A. a reestruturação de sua vida emocional referente ao seu passado.
  • B. a modificação de crenças que a pessoa tem sobre si mesma.
  • C. a modificação de ideias inconscientes quanto ao seu futuro.
  • D. a reestruturação de seu funcionamento orgânico / físico.
  • E. a resignificação de seu relacionamento com o meio social.

Uma política de avaliação de desempenho individual e institucional deve conter

  • A.

    instrumentos de escalonamento e classificação de desempenhos.

  • B.

    princípios de justiça distributiva e de procedimentos para a determinação dos patamares salariais e de remuneração variável.

  • C.

    descrição clara e objetiva de aspectos inerentes à manutenção e ao desenvolvimento dos recursos humanos das organizações.

  • D.

    descrição clara e objetiva de procedimentos, regras, condutas, instrumentos e demais aspectos inerentes à gestão e avaliação de desempenho.

  • E.

    um modelo clássico de aplicação de recursos humanos.

Até 2007, como esclarece o documento Matrizes de referência para avaliação: documento básico (2009, p.8), as diretrizes e parâmetros definidos pela LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, eram desenvolvidos pelas escolas na forma de uma proposta pedagógica baseada num currículo presumido, muitas vezes inspirado nos livros didáticos. Essa situação

  • A.

    impediu a adoção de parâmetros de equidade sistêmica entre as escolas.

  • B.

    determinou que aumentassem a criatividade e a autonomia dos professores das escolas.

  • C.

    permitiu a definição das expectativas de aprendizagem adotadas hoje pelo Saresp.

  • D.

    possibilitou aos alunos uma melhor adaptação ao processo de aprendizagem.

  • E.

    reforçou os vínculos entre os diversos níveis de gestão dentro das escolas.

As conclusões da teoria motivacional da avaliação cognitiva devem ser descritas da seguinte forma:

  • A. Mais importante que as características das recompensas disponíveis ao trabalhador é a percepção da justiça na distribuição dessas recompensas.
  • B. A especificidade dos objetivos e a possibilidade de receber retorno (feedback) são situações que melhoram o desempenho.
  • C. Para que o pagamento e outras recompensas externas funcionem como motivadores eficazes, devem ser contingentes ao desempenho do grupo.
  • D. Para que o pagamento e outras recompensas externas funcionem como motivadores eficazes, devem ser contingentes ao desempenho do indivíduo.
  • E. A introdução de recompensas externas, como pagamento, para trabalhos gratificantes por seu conteúdo tende a reduzir a motivação.

Os sintomas que melhor descrevem a depressão, são

  • A. tristeza, choro fácil e constante, apatia, fadiga, cansaço fácil, insônia, dificuldade em se concentrar.
  • B. tristeza, choro fácil e constante, apatia, fadiga, cansaço fácil, insônia, medo de falar em público.
  • C. tristeza, choro fácil e constante, apatia, fadiga, cansaço fácil, insônia, preocupações catastróficas com o futuro.
  • D. apatia, fadiga, cansaço fácil, alucinações e delírios persistentes, isolamento.
  • E. retardo mental, raiva excessiva, medo do medo, euforia, amnésia, ideias obsessivas recorrentes.

Com relação à gestão do conhecimento e à gestão por competências, assinale a opção correta.

  • A.

    A tipologia de competência indica o grau de complexidade dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes exigido no desempenho do trabalho.

  • B.

    Apenas o conhecimento procedimental ou estruturado pode ser assimilado por meio da combinação de dados, informações e experiências.

  • C.

    As competências organizacionais são classificadas de acordo com seu papel ocupacional.

  • D.

    Os espaços de interação para compartilhamento de conhecimentos devem ser ambientes sobre os quais a organização mantenha estrito controle.

  • E.

    A denominada abordagem de processo social é uma das mais utilizadas para a compreensão e gestão do conhecimento organizacional.

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