Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando-se a negociação no contexto organizacional, é correto afirmar que

  • A.

    as mulheres são negociadoras mais cooperativas que os homens.

  • B.

    seu resultado final é sempre do tipo soma-zero.

  • C.

    a barganha distributiva focaliza o longo prazo.

  • D.

    suas motivações primárias abrangem a divisão de certa quantidade de recursos.

  • E.

    a relação ganha-ganha caracteriza a barganha integrativa.

Transtorno caracterizado por amplo espectro de disfunções cognitivas e emocionais, incluindo delírios e alucinações, discurso e comportamento confusos e emoções inapropriadas. Trata-se de

  • A.

    transtorno somatoforme.

  • B.

    esquizofrenia.

  • C.

    transtorno de identidade dissociativa.

  • D.

    transtorno de estresse pós-traumático.

  • E.

    ansiedade generalizada.

As alterações da percepção podem indicar a presença de certos transtornos mentais. Ao que se refere à percepção, pode-se afirmar:

I. Percepção é a sensação acompanhada de significados atribuídos por experiências anteriores. Ou seja, é a interpretação da sensação.

II. O processo da percepção conta com 5 etapas: a recepção do estímulo, a seleção, a aquisição, a transformação e a organização da informação.

III. A atenção não interfere na percepção.

IV. O estado psicológico de quem percebe, ou seja, seus motivos, emoções e expectativas são responsáveis por variar as percepções.

V. As ilusões de ótica são interpretações falsas da realidade, onde, tal como nas alucinações, nosso cérebro cria objetos não existentes o que interfere em nossa percepção visual.

São corretas as seguintes afirmações:

  • A.

    I, II, III, IV e V

  • B.

    I, II e IV, apenas

  • C.

    I, II, IV e V, apenas

  • D.

    II, IV e V, apenas

  • E.

    II, III e IV, apenas

Essa abordagem atualmente possui um entendimento abrangente do fenômeno do processo saúde e doença, considerando o ser humano na sua integralidade, nas suas dimensões biopsicossocial. Além disso, busca complemento para sua prática na atividade interdisciplinar dos profissionais da saúde. Trata-se da:

  • A.

    Psicanálise

  • B.

    Abordagem Cognitivo-Comportamental

  • C.

    Psicossomática

  • D.

    Gestalt-Terapia

  • E.

    Análise Experimental do Comportamento.

Não se deve enxergar a liderança apenas como habilidade pessoal, mas como um processo interpessoal dentro de um contexto complexo, no qual outros elementos estão presentes. A liderança não é apenas um atributo da pessoa, mas uma combinação de quatro variáveis ou elementos: as características do líder; as dos liderados; as da missão ou tarefa a ser realizada e

  • A.

    a conjuntura social, econômica e política.

  • B.

    os elementos imponderáveis apresentados na estrutura organizacional.

  • C.

    o conjunto de regras estabelecido a ser cumprido por cada colaborador na empresa.

  • D.

    os fatores socioambientais presentes na comunidade em que a empresa está instalada.

  • E.

    as crenças religiosas e culturais praticadas pelos colaboradores de uma dada comunidade.

A abordagem junguiana descreveu quatro funções psicológicas fundamentais, além da orientação da energia psíquica, introvertida e extrovertida. São elas:

  • A.

    psíquica, moral, coletiva e individuada.

  • B.

    racional, irracional, principal e auxiliar.

  • C.

    simbólica, corporal, arquetípica e coletiva.

  • D.

    interna, externa, amplificada e simplificada.

  • E.

    pensamento, sentimento, sensação e intuição.

Os testes psicológicos são instrumentos importantes ao psicólogo, exclusivos de sua prática profissional. Podem auxiliar no processo de avaliação psicológica, no que diz respeito à coleta e interpretação de dados. Sobre os testes projetivos, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    HTP – Testes gráficos utilizados com crianças, adolescentes e adultos. No teste é solicitado que o sujeito desenhe uma casa, uma árvore, uma pessoa com o propósito de obter informação sobre como uma pessoa vivencia a sua individualidade em relação aos outros, e em facilitar a projeção de elementos da personalidade e de áreas de conflitos.

  • B.

    TAT – o teste consiste em apresentar uma série de pranchas, selecionadas pelo examinador, ao sujeito e este deverá contar uma história sobre cada uma das pranchas. As histórias obtidas com frequência revelam componentes importantes da personalidade.

  • C.

    Teste de Rorschach – O teste consiste em dar respostas sobre com o que se parecem as dez pranchas com manchas de tinta simétricas. A partir das respostas, procura-se obter um quadro amplo da dinâmica psicológica do indivíduo.

  • D.

    Teste de fábulas – compreende uma forma verbal e uma pictórica. A forma verbal inclui 10 pequenas historietas, incompletas, que o sujeito deve completar. A forma pictórica é composta por 12 lâminas, com ilustrações adequadas a cada uma das fábulas, que devem ser apresentadas concomitantemente à forma verbal.

  • E.

    CAT – teste que consiste na apresentação de figuras geométricas para serem completadas pelo avaliado. Tem o objetivo de investigar a personalidade por meio do estudo do significado dinâmico das diferenças individuais na percepção de estruturas padronizadas.

A emoção envolve mudanças na forma como pensamos e também como agimos. Para compreender esse complexo processo existem várias teorias. Como se denomina a teoria segundo a qual as emoções ocorrem a partir de nossas reações corporais?

  • A.

    Teoria de James-Lange.

  • B.

    Teoria Cannon-Bard.

  • C.

    Teoria de Schachter-Singer.

  • D.

    Teoria Langevin-Wallon.

  • E.

    Neurociência-afetiva.

A autoridade formal e liderança nem sempre andam e nem precisam andar juntas. A pessoa que ocupa uma posição de autoridade formal pode não ter liderança informal sobre seus colaboradores. Uma característica da autoridade formal é de que

  • A.

    a liderança é produto de inúmeros fatores.

  • B.

    o líder é instrumento para resolver os problemas da comunidade.

  • C.

    o colaborador participa ativamente na definição das metas de trabalho.

  • D.

    a liderança tem duração de utilidade do líder para o grupo de colaboradores.

  • E.

    se fundamenta em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridades dotadas do poder de comando.

Mitos e crenças errôneos a respeito da aprendizagem na idade madura são veiculados livremente e aceitos sem exame crítico. Moscovici (2008, p. 58-59) propõe a prática da andragogia em oposição à perspectiva pedagógica no treinamento e desenvolvimento de adultos. Em relação aos pressupostos da andragogia, afirmase:

I. O autoconceito se apresenta com autodireção crescente.

II. A experiência é de pouco valor.

III. A perspectiva temporal é de aplicação imediata.

IV. A prontidão parte de tarefas de desenvolvimento de papéis sociais.

V. A orientação da aprendizagem é centrada na matéria.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Apenas as afirmativas II, III e V.

  • B.

    Apenas as afirmativas III, IV e V.

  • C.

    Apenas as afirmativas I, III, e IV.

  • D.

    Apenas as afirmativas I, II e III.

  • E.

    Apenas as afirmativas I, II, III e V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...