Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito do gerenciamento de conflitos nas organizações, julgue os itens subsequentes.
As pesquisas indicam que o bom desempenho no trabalho está relacionado à motivação do funcionário e que a habilidade não tem relevância para o desempenho produtivo.
Na perspectiva vygotskiana, as funções psicológicas superiores são:
sígnicas, filogenéticas e discordantes.
instrumentais, biológicas e consensuais.
imediatas, biológicas e involuntárias.
mediadas, sociais e voluntárias.
peculiares, idiossincráticas e multiculturais.
No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.
O princípio da correspondência postula que tudo aquilo que se faz e que se conhece é um produto fiel da estrutura do ambiente e corresponde à realidade.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito do gerenciamento de conflitos nas organizações, julgue os itens subsequentes.
A negociação de conflitos integrativa, que se fundamenta na premissa de que acordos podem gerar uma solução ganha-ganha, é preferível à distributiva no que se refere ao comportamento intraorganizacional, visto que propicia a construção de relacionamentos de longo prazo.
As principais funções da linguagem, de acordo com Vygotski, são:
intercâmbio social, mediação e dialogia interativa.
socialização, expressão motriz e denotação conotativa.
comunicação, planejamento e autorregulação da conduta.
representação, sentidos orais e significados escritos.
interpretação, formação de conceitos e organização mental.
No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.
De acordo com os princípios do behaviorismo, o processo de aprendizagem é universal entre pessoas e espécies.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens seguintes.
Considera-se o estabelecimento de metas uma ferramenta motivacional eficaz, desde que a meta seja específica e mensurável, aceita, e represente um desafio para o funcionário, cujo desempenho deve ser monitorado e acerca do qual deve receber feedback.
Para que possamos superar qualquer dificuldade, é necessário que conheçamos a realidade da organização e, para isso, temos que levar em consideração:
A importância de se observar e registrar, com rigor científico, a forma com que os atuais líderes de equipes lidam com a nova forma de gerir pessoas. A necessidade constante de se trabalhar com equipes das quais se espera uma altíssima produtividade com o menor custo e com o maior nível de satisfação possível.
A necessidade de um estudo mais aprofundado que busque a realidade atual e sirva para embasar a reformulação dos treinamentos sobre liderança de equipes, adaptando-os para a formação de líderes alinhados com a nova realidade da gestão de pessoas e mais capacitados a lidar com as constantes mudanças de paradigmas da gestão humana.
A necessidade existente de esclarecer qual será a melhor estratégia para possibilitar uma adaptação, por parte dos atuais gestores e líderes, aos novos conceitos de liderança participativa, no menor tempo e com o menor impacto possível nos atuais modelos hierárquicos das empresas em questão. A observação destes pontos servirá de alicerce para uma transição segura entre a liderança tradicional, muitas vezes conservadora e a liderança participativa, onde o líder se coloca dentro da equipe, compartilhando as decisões, o poder e a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso dos objetivos do time.
As alternativas A, B e C estão corretas.
Somente a alternativa A está correta.
A distância metafórica entre o que somos capazes de fazer sozinhos e o que somos capazes de fazer com a ajuda dos outros é denominada
zona de desenvolvimento real.
nível de desenvolvimento real.
nível de desenvolvimento próximo.
zona de desenvolvimento próximo.
nível de desenvolvimento retrospectivo.
No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.
A contiguidade, a repetição e a contingência são mecanismos associativos empregados em situações de aquisição de novos repertórios comportamentais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...