Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens seguintes.
Tanto o comprometimento organizacional afetivo quanto o calculativo contribuem para a melhoria do desempenho no trabalho.
A Síndrome __________ é um conceito que surgiu no campo do estresse ocupacional e que recentemente tem chamado a atenção por parte dos pesquisadores. Antes de mais nada, cabe aqui, conceituar o estresse ocupacional para que se possa entender esta nova síndrome que ameaça o ser humano no tocante à sua saúde.
Assim temos: Estresse ocupacional pode ser entendido como as situações em que a pessoa percebe o seu ambiente de trabalho como ameaçador às suas necessidades de realização profissional e pessoal, e/ou à sua saúde física e mental, prejudicando a interação desta com o trabalho e com o ambiente de trabalho, à medida que esse ambiente contém demandas excessivas a ela, ou que não contém recursos adequados para enfrentar tais situações. (FRANÇA, 1999, p. 31).
Portanto, o estresse referido acima, nem sempre é prejudicial, porém quando se torna prolongado é uma das causas do esgotamento que pode levar a essa síndrome.
de Burnout.
de Crohn.
de Turner.
de Asperger.
de Riley Day
O princípio de que as características de um objeto permanecem estáveis a despeito de mudanças na aparência recebe, nos estudos de Piaget, o nome de
simbolismo.
egocentrismo.
reversibilidade.
conservação.
majoração.
No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.
A instrução programada aplica-se a situações educacionais para o ensino de disciplinas mais práticas do que conceituais.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens seguintes.
Segundo o modelo de liderança caminho-meta, um funcionário com lócus de controle interno é mais compatível com uma liderança diretiva.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando as diferentes formas e tecnologias de educação continuada dos profissionais da escola, julgue os itens subsecutivos.
A possibilidade de o aprendiz ou participante traçar seu caminho único e individual no processo de aprendizagem ocasiona, muitas vezes, a perda da sua motivação para aprender, o que é uma desvantagem da educação a distância.
Para Piaget, quando as pessoas se dão conta de que aquilo que fizeram pode ser desfeito, ou seja, são capazes de pensar tanto do começo para o fim quanto do fim para o começo, elas adquiriram
assimilação reversa.
conservação de substância.
egocentrismo dialógico.
função simbólica.
pensamento reversível.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
De acordo a concepção tradicional de organização competitiva, o objetivo maior da organização deve ser maximizar o retorno dos investimentos dos acionistas; de acordo com a concepção transformadora, deve ser atender aos diversos interesses e necessidades de todos os envolvidos (stakeholders) com a organização. Com relação à influência dessas concepções nas relações de trabalho e políticas de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
Em organizações geridas conforme a concepção transformadora, a tomada de decisão procede do nível hierárquico superior para o inferior.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando as diferentes formas e tecnologias de educação continuada dos profissionais da escola, julgue os itens subsecutivos.
Os programas de educação formulados pelos profissionais de uma escola devem ser embasados em metodologias que permitam a adoção e a implementação da educação inclusiva, contemplando outros atores envolvidos no contexto escolar.
Na proposta piagetiana, a ação mental recebe o nome de
associação.
operação.
enunciação.
imitação.
assimilação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...