Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao tratamento da obesidade, julgue os itens de 83 a 90.

Para o tratamento comportamental em grupo de obesidade, em parceria com um nutricionista e um endocrinologista, o psicólogo treina o grupo a identificar gatilhos que desencadeiam a superalimentação e situações de risco para a ingesta inadequada, bem como ensina técnicas de manejo da ansiedade, de modo que todos os participantes possam se beneficiar da resposta dos demais membros às técnicas utilizadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atualmente, considera-se benéfico utilizar os diferentes talentos, pontos de vista e formações que os funcionários de uma organização possuem, combatendo a crença de que todos os que não fazem parte de um grupo dominante devem a ele se adaptar. Tal situação é caracterizada pelo conceito de

  • A. assimilação de grupos.
  • B. reserva de cotas para minorias
  • C. reserva de cotas a portadores de necessidades especiais
  • D. diversidade da força de trabalho.
  • E. homogeneização dos funcionários.

Em uma reunião realizada com o objetivo de discutir a interação e o processo de tomada de decisão dos integrantes dos diferentes setores de uma organização, o psicólogo alerta para o pensamento de grupo, que tem aspectos positivos e negativos para o setor e para a organização como um todo. O pensamento de grupo é caracterizado por ser um(a)

  • A. padrão de tomada de decisão que pode ser prejudicial para a empresa e que se desenvolve a partir de um elevado grau de unidade e desejo de consenso entre os membros.
  • B. estrutura semelhante à matricial, pelo fato de o grupo ser reunido para desenvolver um determinado plano, desde os estágios iniciais até a conclusão do projeto.
  • C. passagem de um grupo para uma posição mais extrema do que a posição individual dos componentes, já que o anonimato é favorecido, diminuindo as chances de retaliação diante de um comportamento socialmente proibido.
  • D. discussão conjunta sobre as pessoas reais e menos participativas da organização, com o propósito de trocar informações, conquistar influências e exercer controle social.
  • E. forma de tornar os empregados mais conscientes das mudanças transformacionais que são possíveis e de levar a maior satisfação com a maneira pela qual a organização está funcionando.

A avaliação de desempenho nas organizações, quando não apoiada em instrumentos adequados, está sujeita a diversos tipos de erros. Dentre eles, pode-se destacar o erro de halo, que ocorre quando o avaliador

  • A. é demasiadamente benevolente ou demasiadamente severo em suas avaliações
  • B. tende a agrupar as avaliações em torno de um ponto médio da escala.
  • C. dá maior peso ao desempenho recente do que ao desempenho durante todo o período avaliado
  • D. utiliza a si mesmo como modelo a ser seguido pelos avaliados.
  • E. deixa-se influenciar pelo conhecimento de um traço ou comportamento do avaliado, contaminando toda a avaliação

A melhor maneira de conceituar o tipo de seleção por processo de comparação é representá-lo como uma relação entre duas variáveis: requisitos do cargo (X) e característica do candidato (Y). Nessa perspectiva, analise os itens a seguir.

I – X > Y

II – X = Y

III – X < Y

Considera(m)-se condição(ões) ideal(ais) APENAS o(s) item(ns)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. II e III.

Acerca do ensino inclusivo como abordagem das dificuldades de aprendizagem, julgue os itens de 94 a 100.

Na avaliação no ensino inclusivo, é feita uma análise do percurso de cada aluno, de suas competências e de seus progressos no trabalho escolar, na participação na vida social da escola, sendo a prova final uma opção para a complementação da avaliação de seu rendimento escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre as vantagens do recrutamento externo, destaca-se o fato de

  • A. afetar positivamente a motivação dos funcionários da organização.
  • B. possibilitar o enriquecimento mais rápido e mais intenso do capital intelectual da empresa
  • C. ser de menor custo operacional.
  • D. ser ideal para empresas burocráticas e mecanísticas
  • E. incentivar, na organização, a permanência e a fidelidade dos funcionários.

Acerca do ensino inclusivo como abordagem das dificuldades de aprendizagem, julgue os itens de 94 a 100.

Na forma inclusiva de ensino, o professor compartilha com os alunos a autoria dos conhecimentos produzidos na aula, desconsidera o ditar como recurso didático-pedagógico básico, reconhece e valoriza o aluno em seu saber e sua identidade social.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Desenvolvimento Organizacional é uma abordagem de mudança organizacional na qual os próprios funcionários formulam e implementam as devidas ações para melhorar a capacidade da empresa e aumentar as habilidades nas resoluções de problemas. Esta abordagem tem como principal característica ser baseada na

  • A. pesquisa e na ação.
  • B. administração de conflitos.
  • C. remuneração por competência
  • D. disseminação de conhecimento.
  • E. capacidade motivacional

Quanto ao âmbito, a Psicologia _________________ supõe uma intervenção em nível dos grupos da instituição; isto, não só em termos da dinâmica intra, mas sobretudo, da intergrupal, a ponto do objeto do trabalho não serem necessariamente os grupos mas o organograma.

  • A.

    Clínico

  • B.

    Jurídico

  • C.

    Social

  • D.

    Educacional

  • E.

    Institucional

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...