Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às visões de profissionais que trabalham com adolescentes infratores, julgue os itens seguintes.
Os delitos desses jovens são manifestações de que estão ainda funcionando em um esboço de subjetividade, fixado na crueldade que, em geral, aparece facilmente na natureza infantil, já que a capacidade para a piedade se desenvolve relativamente tarde.
A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.
As características próprias das atividades de ensino envolvem os seguintes processos psicológicos da aprendizagem: problematização, fixação, transferência e generalização.
De acordo com a teoria da hierarquia das necessidades de A. H. Maslow, as pessoas são motivadas por cinco tipos distintos de necessidades. Essas necessidades estão dispostas segundo uma hierarquia, de acordo com sua capacidade de
modificar o grau de satisfação de uma pessoa.
motivar o comportamento.
gerar necessidade no indivíduo.
diminuir o nível de estresse causado por um processo de desmotivação.
gerar equilíbrio psíquico.
Com relação às visões de profissionais que trabalham com adolescentes infratores, julgue os itens seguintes.
Observa-se que a indiferença e a naturalidade com que muitos desses meninos falam de seus delitos é algo mais próximo da ingenuidade da criança, em que não há manifestação de cinismo ou de frieza típica dos psicopatas.
A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.
A competência profissional do professor pode ser identificada por meio das atividades de ensino adotadas, que devem ser alinhadas aos objetivos educacionais, aos conteúdos das matérias e às características dos alunos.
O trabalho multidisciplinar consiste em
uma proposta em que as fronteiras ficam relativizadas e o fundamento desse espaço de trabalho deve ser procurado na negação e na superação de fronteiras disciplinares.
exploração científica especializada de determinado domínio homogêneo de estudo, isto é, o conjunto sistemático e organizado de conhecimentos que apresentam características próprias nos planos de ensino, da formação, dos métodos e das matérias.
estudar um objeto sob diferentes ângulos, mas sem que tenha necessariamente havido um acordo prévio sobre os métodos a seguir ou sobre os conceitos a serem utilizados, havendo uma justaposição de recursos de uma ou várias disciplinas.
trocas intensas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas, no interior de um projeto específico de pesquisa, tendo por horizonte epistemológico o campo unitário do conhecimento.
uma etapa superior, que não se contenta em atingir interações ou reciprocidade entre pesquisas especializadas, mas que situa essas ligações no interior de um sistema total, sem fronteiras estabelecidas entre as disciplinas.
Psicologia - Psicopatologia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
No processo terapêutico de integração (grupo operativo), no qual o terapeuta pretende diminuir a ansiedade do paciente, que tipo de depressão é passível de resultados positivos?
Depressão regressiva.
Depressão desencadeante.
Protodepressão.
Depressão iatrogênica.
Depressão esquizo paranóide.
Com relação às visões de profissionais que trabalham com adolescentes infratores, julgue os itens seguintes.
Para alguns agentes sócio-educativos, que lidam diretamente com internos, é inútil investir em ressocialização, consideram que esses adolescentes uma vez no caminho do mal, não saem mais, e devem ser mantidos em presídio.
A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.
O planejamento de ensino elaborado para uma turma de alunos é influenciado pelas diferenças individuais, em virtude dos estilos e estratégias de aprendizagem de cada aluno.
No Teste de Bender, na criança e no adolescente, Koppitz considera que, no item da linha ondulada, quando há duas ou mais mudanças abruptas na direção da linha de pontos ou círculos, a interpretação corresponde à presença de
expressão típica de crianças bem ajustadas, com desejo de agradar aos adultos e um sentimento de liberdade na escola.
timidez e retraimento.
impulsividade, agressividade, possível atuação.
instabilidade na coordenação motora e na personalidade, por fatores orgânicos e/ou emocionais.
comportamento desajustado, sendo expressão de criança com personalidade egocêntrica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...