Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O que define a autonomia de um aluno no seu processo de aprendizagem contínua é a capacidade de

  • A.

    concentração e absorção dos conteúdos e procedimentos desenvolvidos nas disciplinas.

  • B.

    organização do tempo dedicado ao estudo contemplando leitura com grifos, elaboração de resumos, resolução de exercícios e revisão.

  • C.

    retenção de um conhecimento que seja fruto da elaboração pessoal da informação recebida.

  • D.

    sistematização dos conteúdos e procedimentos aprendidos em respostas ou produtos claros e organizados.

  • E.

    decisão sobre suas estratégias de pensamento, sobre como utilizar seus conhecimentos para continuar aprendendo.

Ensino e aprendizagem são processos complexos que envolvem muitas variáveis. Esses processos que devem ocorrer em sala de aula podem ser mais bem compreendidos, segundo Coll, quando se coloca a ênfase do foco de análise

  • A.

    no estilo didático e nas ações educativas do professor, mediatizados por suas idéias e concepções de ensino e aprendizagem.

  • B.

    na relação do aluno com o conteúdo considerando a atividade do primeiro sobre o segundo na elaboração dos conhecimentos.

  • C.

    na interação entre o conteúdo selecionado, a atividade educativa do professor e a atividade mental dos alunos.

  • D.

    na interação afetiva que ocorre na sala de aula entre professor e alunos e alunos entre si que permitem a construção de conhecimentos coletivos.

  • E.

    nos processos psicológicos cognitivos e emocionais dos alunos como elementos fundamentais entre a ação educativa do professor e a aprendizagem.

A principal meta do processo de individuação, segundo Jung, é a

  • A.

    flexibilização do campo imaginário.

  • B.

    ampliação da consciência.

  • C.

    superação dos conflitos internos.

  • D.

    compreensão da vivência pessoal no processo histórico.

  • E.

    sabedoria na interpretação dos conteúdos inconscientes.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos, deve utilizar indicadores de medição na área de gestão de recursos humanos, para assegurar o nível de eficiência e eficácia não somente de seus processos, assim como dos programas e operações da área. Com relação ao absenteísmo é correto afirmar:

  • A.

    O absenteísmo pode ser considerado um indicador qualitativo, pois mede "o que" ocorreu, não dando pistas sobre as razões pelas quais um determinado fenômeno aconteceu.

  • B.

    Para o cálculo do absenteísmo não devem ser consideradas as faltas justificadas do empregado.

  • C.

    Deve ser considerada apenas a quantidade de horas não trabalhadas pelo empregado

  • D.

    O absenteísmo demonstra o nível de abstenção do empregado ao trabalho, considerando, além das faltas, os atrasos do empregado ao trabalho.

Coll, inspirado em Piaget, afirma que o objetivo da educação escolar é

  • A.

    a modificação dos esquemas de conhecimento do aluno: sua revisão, enriquecimento, diferenciação, construção e coordenação progressiva.

  • B.

    a construção de patamares espiralados de motivação e empenho, ingredientes fundamentais para a aprendizagem significativa.

  • C.

    o emprego, cada vez mais equilibrado, de esquemas de conhecimentos ricos em informações e detalhes, adequados à realidade circundante, notadamente ao seu contexto cultural.

  • D.

    a utilização dos diferentes esquemas de conhecimento que formam a estrutura cognoscitiva, mantendo as relações de extensão e complexidade implicadas entre si.

  • E.

    o emprego sistemático e construtivo das funções cognitivas e perceptivas na elucidação do real, na formação da memória e na formulação de novos esquemas.

A perspectiva junguiana postula que consciente e inconsciente

  • A.

    não são instâncias opostas, visto que ambas se complementam mutuamente para formar o si-mesmo (self).

  • B.

    são instâncias contraditórias entre si, uma vez que é do embate entre ambas que se constrói a subjetividade.

  • C.

    são instâncias distintas: a primeira refere-se ao conhecido historicamente e a segunda ao inferido subjetivamente.

  • D.

    são aspectos inseparáveis da tensão que incide sobre a formulação e funcionamento do si-mesmo (self).

  • E.

    não são nem instâncias nem aspectos: referem-se ao caráter simultaneamente idiossincrático e coletivo do si-mesmo (self).

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Embora o clima organizacional seja algo abstrato, ele se materializa nas organizações através de alguns indicadores que dão "sinais" sobre a sua qualidade. Sendo assim, podem-se destacar como indicadores do clima organizacional:

I. Turnover.

II. Absenteísmo.

III. Desperdício de material.

IV. Queixas ao serviço médico.

V. Conflitos interpessoais e interdepartamentais.

Dadas as afirmativas, estão corretas:

  • A.

    I, II, III, IV e V.

  • B.

    II, III, IV e V.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    I, III e V.

Aprendizagem significativa é, segundo Ausubel, aquela que se refere

  • A.

    à funcionalidade da estrutura lógica dos conteúdos, que deve ser compatível com o desenvolvimento operatório já alcançado pelo aluno.

  • B.

    ao papel ativo do aluno no exercício de sua cognição e ao grau de clareza, organização e consecução dos conteúdos a serem aprendidos.

  • C.

    aos fatos, conceitos, relações, teorias e outros dados de origem não perceptiva, dos quais o aluno pode dispor a qualquer momento.

  • D.

    ao vínculo que relaciona, de forma substantiva e não arbitrária, o novo material de aprendizagem aos conhecimentos prévios dos alunos.

  • E.

    à relação de dependência entre a estrutura interna do conteúdo e seu significado psicológico, a qual articula elementos relacionáveis entre si.

As duas grandes áreas que influenciaram o pensamento de Piaget foram

  • A.

    a Zoologia e a Química.

  • B.

    a Fisiologia e a Sociologia.

  • C.

    a Biologia e a Filosofia.

  • D.

    a Neurologia e a Psicologia.

  • E.

    a Anatomia e a Educação.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre a cultura organizacional é correto afirmar que:

I. representa o conjunto de crenças, valores, estilos de trabalho e relacionamentos que distingue uma organização das outras.

II. molda a identidade de uma organização.

III. reforça o comportamento de seus membros, determinando o que deve ser seguido e repudiando o que deve ser evitado.

IV. é a atmosfera psicológica que envolve, num dado momento, a relação entre a empresa e seus funcionários.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I e II.

  • D.

    III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...