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O que define a autonomia de um aluno no seu processo de aprendizagem contínua é a capacidade de
concentração e absorção dos conteúdos e procedimentos desenvolvidos nas disciplinas.
organização do tempo dedicado ao estudo contemplando leitura com grifos, elaboração de resumos, resolução de exercícios e revisão.
retenção de um conhecimento que seja fruto da elaboração pessoal da informação recebida.
sistematização dos conteúdos e procedimentos aprendidos em respostas ou produtos claros e organizados.
decisão sobre suas estratégias de pensamento, sobre como utilizar seus conhecimentos para continuar aprendendo.
Ensino e aprendizagem são processos complexos que envolvem muitas variáveis. Esses processos que devem ocorrer em sala de aula podem ser mais bem compreendidos, segundo Coll, quando se coloca a ênfase do foco de análise
no estilo didático e nas ações educativas do professor, mediatizados por suas idéias e concepções de ensino e aprendizagem.
na relação do aluno com o conteúdo considerando a atividade do primeiro sobre o segundo na elaboração dos conhecimentos.
na interação entre o conteúdo selecionado, a atividade educativa do professor e a atividade mental dos alunos.
na interação afetiva que ocorre na sala de aula entre professor e alunos e alunos entre si que permitem a construção de conhecimentos coletivos.
nos processos psicológicos cognitivos e emocionais dos alunos como elementos fundamentais entre a ação educativa do professor e a aprendizagem.
A principal meta do processo de individuação, segundo Jung, é a
flexibilização do campo imaginário.
ampliação da consciência.
superação dos conflitos internos.
compreensão da vivência pessoal no processo histórico.
sabedoria na interpretação dos conteúdos inconscientes.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos, deve utilizar indicadores de medição na área de gestão de recursos humanos, para assegurar o nível de eficiência e eficácia não somente de seus processos, assim como dos programas e operações da área. Com relação ao absenteísmo é correto afirmar:
O absenteísmo pode ser considerado um indicador qualitativo, pois mede "o que" ocorreu, não dando pistas sobre as razões pelas quais um determinado fenômeno aconteceu.
Para o cálculo do absenteísmo não devem ser consideradas as faltas justificadas do empregado.
Deve ser considerada apenas a quantidade de horas não trabalhadas pelo empregado
O absenteísmo demonstra o nível de abstenção do empregado ao trabalho, considerando, além das faltas, os atrasos do empregado ao trabalho.
Coll, inspirado em Piaget, afirma que o objetivo da educação escolar é
a modificação dos esquemas de conhecimento do aluno: sua revisão, enriquecimento, diferenciação, construção e coordenação progressiva.
a construção de patamares espiralados de motivação e empenho, ingredientes fundamentais para a aprendizagem significativa.
o emprego, cada vez mais equilibrado, de esquemas de conhecimentos ricos em informações e detalhes, adequados à realidade circundante, notadamente ao seu contexto cultural.
a utilização dos diferentes esquemas de conhecimento que formam a estrutura cognoscitiva, mantendo as relações de extensão e complexidade implicadas entre si.
o emprego sistemático e construtivo das funções cognitivas e perceptivas na elucidação do real, na formação da memória e na formulação de novos esquemas.
A perspectiva junguiana postula que consciente e inconsciente
não são instâncias opostas, visto que ambas se complementam mutuamente para formar o si-mesmo (self).
são instâncias contraditórias entre si, uma vez que é do embate entre ambas que se constrói a subjetividade.
são instâncias distintas: a primeira refere-se ao conhecido historicamente e a segunda ao inferido subjetivamente.
são aspectos inseparáveis da tensão que incide sobre a formulação e funcionamento do si-mesmo (self).
não são nem instâncias nem aspectos: referem-se ao caráter simultaneamente idiossincrático e coletivo do si-mesmo (self).
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Embora o clima organizacional seja algo abstrato, ele se materializa nas organizações através de alguns indicadores que dão "sinais" sobre a sua qualidade. Sendo assim, podem-se destacar como indicadores do clima organizacional:
I. Turnover.
II. Absenteísmo.
III. Desperdício de material.
IV. Queixas ao serviço médico.
V. Conflitos interpessoais e interdepartamentais.
Dadas as afirmativas, estão corretas:
I, II, III, IV e V.
II, III, IV e V.
I, III e IV.
I, III e V.
Aprendizagem significativa é, segundo Ausubel, aquela que se refere
à funcionalidade da estrutura lógica dos conteúdos, que deve ser compatível com o desenvolvimento operatório já alcançado pelo aluno.
ao papel ativo do aluno no exercício de sua cognição e ao grau de clareza, organização e consecução dos conteúdos a serem aprendidos.
aos fatos, conceitos, relações, teorias e outros dados de origem não perceptiva, dos quais o aluno pode dispor a qualquer momento.
ao vínculo que relaciona, de forma substantiva e não arbitrária, o novo material de aprendizagem aos conhecimentos prévios dos alunos.
à relação de dependência entre a estrutura interna do conteúdo e seu significado psicológico, a qual articula elementos relacionáveis entre si.
As duas grandes áreas que influenciaram o pensamento de Piaget foram
a Zoologia e a Química.
a Fisiologia e a Sociologia.
a Biologia e a Filosofia.
a Neurologia e a Psicologia.
a Anatomia e a Educação.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre a cultura organizacional é correto afirmar que:
I. representa o conjunto de crenças, valores, estilos de trabalho e relacionamentos que distingue uma organização das outras.
II. molda a identidade de uma organização.
III. reforça o comportamento de seus membros, determinando o que deve ser seguido e repudiando o que deve ser evitado.
IV. é a atmosfera psicológica que envolve, num dado momento, a relação entre a empresa e seus funcionários.
Estão corretas somente as afirmativas:
I, II e III.
I, II e IV.
I e II.
III e IV.
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