Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2007
Retirar a família de seu isolamento, colocá-la na história, tratá- la como instituição cujas raízes sociais são inequívocas, compreendê-la aí dentro e, ao mesmo tempo, reconhecer o âmbito da intimidade e a formação da subjetividade é tarefa complexa. Com relação aos estudos sobre a família, assinale a alternativa incorreta.
A abordagem diacrônica da família permite perceber as diversas configurações familiares que coexistem num determinado momento histórico
A instituição família, ao definir relações de parentesco e regular as relações sexuais, marca a passagem da ordem natural para a ordem cultural.
Toda família constrói certa mitologia que dá forma à sua imagem interna e lhe permite manter um certo equilíbrio.
O trabalho com a família exige que ela seja considerada como produtora e mantenedora da ordem social e como assujeitada a essa mesma ordem.
A família freqüentemente impõe a seus membros injunções contraditórias seja em si mesmas, seja com relação às condições oferecidas para a sua realização.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No mundo contemporâneo, a gestão de pessoas assume um papel cada vez mais decisivo e participativo na gestão das organizações e na deliberação de políticas internas, com o objetivo de cumprir os preceitos erradicados através da responsabilidade social. Sobre os indicadores de desenvolvimento social é correto afirmar:
Os gestores podem definir as medidas de desempenho sem precisar analisar os cenários de determinada situação.
O desenvolvimento social pode ser mensurado através de indicadores, como a expectativa de vida.
Todo e qualquer indicador, mesmo que sem propiciar mensuração, pode ser considerado medida de desempenho.
É importante, independente do porte do órgão, escolher sempre uma gama de indicadores.
Questões de 11 a 40 = Específica.
Nas questões que se seguem serão avaliados além dos conhecimentos específicos em Psicologia, sua capacidade de estabelecer relações e de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações da vida cotidiana. Neste sentido, leia com atenção os enunciado das questões antes de marcar a alternativa que achar mais correta para cada situação. BOA SORTE!!!
Alberto é uma criança de 8 anos e estuda o 4o ano do Ensino Fundamental. Sempre foi muito reservado. Alberto tem reclamado à sua mãe que não gosta da sua professora, pois ela não lhe trata bem, é grosseira, fala alto e reclama de tudo. Nestes últimos dias, Alberto tem apresentado crises freqüentes de vômito em sala de aula. Essa conduta pode ser analisada como:
um mecanismo de defesa do tipo agressão;
um mecanismo de defesa do tipo racionalização;
um mecanismo de defesa do tipo simbolismo;
um mecanismo de defesa do tipo projeção.
Questões de 11 a 40 = Específica.
Nas questões que se seguem serão avaliados além dos conhecimentos específicos em Psicologia, sua capacidade de estabelecer relações e de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações da vida cotidiana. Neste sentido, leia com atenção os enunciado das questões antes de marcar a alternativa que achar mais correta para cada situação. BOA SORTE!!!
Quando frustrada, por não conseguir alcançar seus objetivos, uma pessoa pode apresentar várias formas de reação:
todas adultas e reveladoras de maturidade;
todas infantis e reveladoras de imaturidade;
ainda não há informações cientificas sobre o assunto;
algumas reações podem ser consideradas adequadas e outras como mecanismos de defesa.
Psicologia - Psicologia Escolar - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
O Psicólogo Escolar dispõe de uma grande variedade de instrumentos para ajudá-lo a realizar uma completa avaliação individual. Para avaliar o funcionamento cognitivo, ele conta com Testes de Inteligência, onde o escore é representado pelo Quoeficiente Intelectual (Q. I),que significa:
verificar se a criança está no nível de desenvolvimento intelectual considerado normal para sua idade
a proporção entre idade cronológica e idade mental mais 100
a proporção entre idade mental e cronológica menos 100
verificar se a criança está evoluindo satisfatoriamente em seus aspectos psíquicos
a proporção entre idade mental e maturacional mais 100
Questões de 11 a 40 = Específica.
Nas questões que se seguem serão avaliados além dos conhecimentos específicos em Psicologia, sua capacidade de estabelecer relações e de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações da vida cotidiana. Neste sentido, leia com atenção os enunciado das questões antes de marcar a alternativa que achar mais correta para cada situação. BOA SORTE!!!
As frustrações são estados psicológicos decorrentes da impossibilidade de se atingir um objetivo. Sobre as fontes ou natureza das frustrações é correto afirmar que:
elas só podem ser internas ao indivíduo;
elas só podem ser externas ao individuo;
elas tanto podem ser internas como externas ao indivíduo;
não há como precisar a natureza da frustração.
Questões de 11 a 40 = Específica.
Nas questões que se seguem serão avaliados além dos conhecimentos específicos em Psicologia, sua capacidade de estabelecer relações e de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações da vida cotidiana. Neste sentido, leia com atenção os enunciado das questões antes de marcar a alternativa que achar mais correta para cada situação. BOA SORTE!!!
A psicose é uma forma extrema de desorganização da personalidade. Alucinações, ilusões, delírios, idéias fixas, perda de memória são alguns dos sintomas próprios dos quadros:
neuróticos;
psicóticos;
desajustamentos psicológicos de pouca gravidade;
N.A.A.
Questões de 11 a 40 = Específica.
Nas questões que se seguem serão avaliados além dos conhecimentos específicos em Psicologia, sua capacidade de estabelecer relações e de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações da vida cotidiana. Neste sentido, leia com atenção os enunciado das questões antes de marcar a alternativa que achar mais correta para cada situação. BOA SORTE!!!
O objetivo da Psicologia é estabelecer leis analisando E e R. Essa é a orientação preliminar de qual escola psicológica?
Gestalt;
Behaviorismo;
Estruturalismo;
Psicanálise.
Questões de 11 a 40 = Específica.
Nas questões que se seguem serão avaliados além dos conhecimentos específicos em Psicologia, sua capacidade de estabelecer relações e de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações da vida cotidiana. Neste sentido, leia com atenção os enunciado das questões antes de marcar a alternativa que achar mais correta para cada situação. BOA SORTE!!!
Dada a afirmativa abaixo, assinale a alternativa correta: Para os behavioristas, o ambiente não é tão importante quanto a hereditariedade na configuração da personalidade.
afirmativa totalmente correta;
não tem nenhuma escola psicológica que defenda tal afirmação;
todas as escolas psicológicas defendem essa idéia;
o behaviorismo defende exatamente o contrário.
Questões de 11 a 40 = Específica.
Nas questões que se seguem serão avaliados além dos conhecimentos específicos em Psicologia, sua capacidade de estabelecer relações e de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações da vida cotidiana. Neste sentido, leia com atenção os enunciado das questões antes de marcar a alternativa que achar mais correta para cada situação. BOA SORTE!!!
Os desejos de destruição, produtos de frustrações , Freud os denominou de:
libido;
Eros;
tânatos;
superego.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...