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Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Escreve Novaes, em Psicologia Escolar: "Quando temos alguma coisa a decidir, o bom-senso nos aconselha a, primeiramente, avaliar e medir a situação..." Sob esse prisma, conclui-se que um psicólogo, em uma escola,
sempre saberá o que fazer de imediato.
às vezes não saberá o que fazer de imediato e o melhor é avaliar e medir a situação.
nunca saberá o que fazer de imediato.
negar-se-á a buscar resolver uma situação imediata que surge numa escola, pois o principal são as ações previamente planejadas.
Com relação ao uso do genetograma na terapia familiar sistêmica, assinale a opção incorreta.
O genetograma mostra as relações legal e biológica entre os membros da família.
Os padrões de interação entre os membros da família são omitidos no genetograma.
A coleta de informações para o genetograma pode ser feita por entrevista ou por observação e pode incluir um ou mais membros da família.
Para montar o genetograma, é útil ao psicólogo formular perguntas avaliativas acerca de pessoas do contexto familiar em diferentes graus de relação e acerca de pessoas do sistema social, como professores, médicos e babás.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As atribuições de um psicólogo que trabalha em uma empresa exigem que ele domine práticas de gestão de pessoas, tais como seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento (T&D) e avaliação de desempenho. Considerando o domínio desse conhecimento, julgue os próximos itens.
O processo de seleção consiste em recrutar e selecionar pessoas que preencham o perfil profissiográfico no qual conhecimentos, habilidades e atitudes mais se aproximem ao desejado para o cargo. Para tanto, o psicólogo deve empregar técnicas que, reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia, fazem parte do escopo de atuação do psicólogo. Entre elas, destacam-se: entrevistas, testes de conhecimento, testes psicométricos e testes grafológicos.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Novaes, em Psicologia Escolar, fala que o psicólogo, em uma escola, é "muitas vezes percebido como elemento persecutório" e que se constata "ainda uma resistência da própria comunidade escolar" para o trabalho deste profissional. Conclui-se que o psicólogo, em uma escola,
deve estar atento a essas dificuldades para poder melhor exercer suas ações.
Não deve dar atenção às dificuldades listadas por Maria Helena Novaes, pois se trata de uma autora sem experiência na área escolar.
Não deve dar a mínima para essas dificuldades, pois são coisas da comunidade escolar e não dele.
Deve apenas pensar nas dificuldades que irá encontrar a fim de previamente ir planejando o que fazer quando na escola estiver trabalhando.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens que se seguem, relativos a desenvolvimento do trabalho e das organizações.
Entende-se por organização virtual uma forma organizacional caracterizada por uma coleção permanente ou temporária de pessoas, grupos e departamentos dispersos geograficamente, não necessariamente da mesma organização, e dependentes de comunicação eletrônica para conduzir seus processos produtivos.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
No texto A clínica e a clínica em um contexto escolar, Rita de C. N. Leite escreve sobre o seu trabalho de psicóloga em uma escola: "O desafio era realmente muito grande, mas nossa disposição de enfrentá-lo era maior. É claro que essa disposição não foi suficiente para indicar os caminhos por onde deveríamos seguir. Mas, mesmo sem noção clara do que fazer, tínhamos algumas idéias que, embora não nos mostrassem alternativas seguras, nos possibilitavam dar um pontapé inicial para começar a construir nosso trabalho na escola." A mesma autora, remetendo-se a Martins, 1996, p.268, cita a seguinte frase deste psicólogo: "...a realidade de cada escola é uma construção social..." A partir dos comentários acima, entendemos que o trabalho de um psicólogo numa escola,
é sempre previamente estabelecido.
é sempre uma construção.
deve ser totalmente imprevisível e ao acaso.
é baseado num modelo rígido de uma técnica específica e com uma linha teórica imutável.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens que se seguem, relativos a desenvolvimento do trabalho e das organizações.
As organizações modernas devem ser estruturadas como sistemas fechados, ou seja, devem ser independentes do ambiente em que se encontram.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Rita de Cássia N. Leite escreve, em: A clínica e a clínica em um contexto escolar, "a expectativa da escola em relação a nós, psicólogos e estagiários de Psicologia, era de que assumíssemos o lugar de disciplinadores... Essa expectativa sugere a não implicação dos professores e técnicos da escola com os problemas de comportamento e disciplina ocorridos em sala de aula..." Já João Batista Martins, em O disciplinamento escolar e a prática do psicólogo escolar, escreve: "Considerando que as expectativas que foram construídas socialmente acerca do trabalho do psicólogo o colocam no lugar do "mantenedor da ordem" e que tais expectativas se objetivam no interior da escola, ocupar "outro lugar" torna-se tarefa bastante difícil." Tais comentários sugerem que cabe a um psicólogo, em uma escola,
tomar para si os problemas ligados à indisciplina no colégio.
sempre estar presente nas questões de indisciplina em sala de aula.
convencer a direção que questões disciplinares devem passar para a alçada do psicólogo.
não se confundir com um disciplinador ou com um mantenedor da ordem.
Psicologia - Clima e cultura Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Marque dentre as afirmativas abaixo a que não corresponde a uma concepção de Andrew M. Petigrew sobre o modo como a cultura organizacional se manifesta nas organizações:
A manifestação da cultura organizacional se dá por meio de símbolos, da linguagem, da ideologia, das crenças, dos ritos e dos mitos
Os símbolos são as maiores manifestações da cultura, pois são referências por si sós, servindo como meio para a formação da identidade da organização.
São identificados seis tipos básicos de ritos: de passagem, de degradação, de confirmação, de reprodução, para a redução de conflitos e de integração.
A linguagem é um conjunto de crenças sobre o mundo social e sua operação, contendo fatos sobre o arranjo social e as ações esperadas em tal arranjo social.
A criação de mitos é a forma encontrada para estabelecer o comportamento correto e valorizado contra atitudes inaceitáveis, sendo ricas fontes para revelar a cultura de uma organização.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens que se seguem, relativos a desenvolvimento do trabalho e das organizações.
A chamada terceira revolução industrial que se configura ainda hoje apresenta, entre outros, os seguintes marcos conjunturais: crescimento lento da economia, intensificação das desigualdades sociais decorrentes da distribuição de renda, generalizada percepção de instabilidade no emprego.
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