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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um padrão de pensamento e ação compartilhado por um grupo é conhecido como:
cultura organizacional.
política organizacional.
clima organizacional.
efeito Howthorne.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A liderança e o poder são variáveis de âmbito grupal, cuja compreensão é relevante no mundo corporativo. Com relação a essa temática, julgue os itens que se seguem.
Poder é a capacidade que uma pessoa X tem de influenciar outra, Y. O aspecto mais importante da relação de poder é a dependência que uma pessoa tem da outra, ou seja, quanto mais Y for dependente de X, mais X exerce poder sobre Y.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Maria Helena Souza Patto, no Prefácio do livro Psicologia Escolar: em busca de novos rumos escreve "Mais direta ou mais remota, a Psicanálise marca presença em todas as propostas" referindo-se aos textos das autoras deste livro. Sobre a relação da Psicanálise com a Educação pode-se dizer que a Psicanálise busca trazer contribuições para a área educacional, destacando-se
Maria Cristina Machado Kupfer e Catherine Millot.
David Ausubel e Helen Bee
Gisela M. Pires Castanho e Dermeval Saviani.
Dulce Helena Penna Soares e Barbel Inhelder.
Várias terapias são denominadas Terapias de Insight. Embora elas apresentem diferenças entre si, seu objetivo comum é
Considerando que cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e padrões de comportamento que formam o núcleo de identidade de uma organização, assinale a alternativa que constitui elemento formador da cultura organizacional.
pressões externas (consumidores, órgãos públicos e concorrência são exemplos)
programas periódicos de estabelecimento de novos valores e crenças
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens seguintes, acerca de cultura e clima organizacional.
O clima organizacional influencia negativamente e de maneira unidirecional o nível de estresse no trabalho e causa prejuízo à saúde do trabalhador.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Leia atentamente as duas opiniões que seguem.
A partir dessas duas opiniões, podemos afirmar que
é consenso que os psicólogos que trabalham em escolas devem possuir um modelo de trabalho.
não é consenso que os psicólogos que trabalham em escolas devem possuir um modelo de trabalho.
é consenso que a ausência de um modelo de trabalho impede o exercício profissional do psicólogo numa escola.
um psicólogo sem um modelo de trabalho não é definido como psicólogo, segundo o Conselho Federal de Psicologia.
8A Gestalt-Terapia introduzida por Frederick S. Perls é uma terapia
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens seguintes, acerca de cultura e clima organizacional.
O clima organizacional é a percepção dos funcionários a respeito de várias dimensões e componentes, sendo os mais freqüentes a estrutura, o estilo de liderança, a comunicação, o controle, o apoio organizacional, os conflitos e a confiança.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Em 17/10/92, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresentou ao Ministério do Trabalho sua contribuição para integrar o Catálogo Brasileiro de Ocupações. Nele, o Psicólogo Educacional tem, entre suas atribuições, a de atuar
realizando a identificação e análise de funções, tarefas e operações típicas das ocupações, organizando e aplicando testes e provas, realizado entrevistas, sondagem de aptidões e de capacidade profissional e no acompanhamento e avaliação de desempenho de pessoal.
empregando conhecimentos dos vários ramos da psicologia, para apropriar o desenvolvimento intelectual, social e emocional do indivíduo.
junto a equipes multiprofissionais, identificando e compreendendo os fatores emocionais, para intervir na saúde geral do indivíduo em unidades básicas, ambulatórios, hospitais, adaptando os indivíduos a fim de propiciar a elaboração das questões concernentes à sua inserção social.
elaborando e aplicando técnicas psicológicas, como exames psicotécnicos, para a determinação de aptidões motoras, físicas, sensoriais e outros métodos de verificação, para possibilitar a habilitação de candidatos.
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