Questões de Psicologia do ano 0000

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O planejamento do treinamento empresarial é fundamental porque:

  • A. énecessárioelevaracompetitividade empresarial através de ações de baixo custo e do controle de despesas.
  • B. deve-se montar treinamento numa postura de consumir conhecimento de forma rápida e utilitária.
  • C. como a redução do prazo de validade do conhecimento, é uma realidade, deve-se ser pragmático centrando-se no aqui e agora.
  • D. é necessário incorporar ao treinamento novos elementos, como recursos tecnológicos e métodos de aprendizagem, que promovam a passagem de aprendizes passivos para ativos colaboradores de negócios no cenário global.
  • E. é preciso clareza de que as ações de treinamento devem espelhar cada vez mais as tarefas específicas de cada cargo.

As empresas não são entidades isoladas, mas estão em interação dinâmica com o ambiente em que se encontram. As transformações que ocorrem hoje no mundodotrabalhotrazemmudançasno funcionamento das organizações, tendo como conseqüência:

  • A. a busca de participação e autonomia por parte dos colaboradores, parcerias, alianças, alta competitividade, ausência de fronteiras.
  • B. um acelerado desenvolvimento tecnológico, ênfase em serviços que dependem de habilidades mecânicas bem diferenciadas.
  • C. visão e ação estratégica voltadas para os processos das áreas-meio.
  • D. prática da ética no ambiente de negócio de cada empresa.
  • E. tecnologia da informação que promove grandes alterações no fluxo e tratamento das informações, garantindo melhor desempenho quanto à comunicação interpessoal.

Por que é necessário fazer avaliação de treinamento?

  • A. Para dispor de dados objetivos que reforcem a crença de que capacitar pessoas é uma estratégia organizacional eficaz.
  • B. Para ter parâmetros para diminuir despesas com treinamento.
  • C. Para obter informações sobre a reação dos participantes.
  • D. Para definir características dos participantes.
  • E. Para consequir uma avaliação da aprendizagem quantificável.

Sobre a importância e interligação dos fatores individuais, grupais e organizacionais, é correto afirmar que:

  • A. a unidade-chave de aprendizagem na organização é o indivíduo, e não o grupo.
  • B. anecessidadedeaprimoramentoe desenvolvimento no contexto organizacional deve ser buscada na pesquisa de atitudes e comportamentos individuais.
  • C. desenvolver recursos humanos é a mesma coisa que desenvolver os potenciais individuais.
  • D. a organização não é a soma de indivíduos, mas a manifestaçãodasrelaçõessocioculturais, políticas e econômicas que eles estabelecem entre si.
  • E. é recomendável a utilização dos mesmos métodos e instrumentos para abordagem do indivíduo, do grupo e da organização.

Algumas mudanças contemporâneas colocaram em xeque o modelo tradicional de gestão e desenvolvimento de organização adotado pela maioria das empresas. Esse modelo foi criado e desenvolvido:

  • A. segundo os princípios do taylorismo-fordismo e do modelo hierárquico-funcional.
  • B. com base na empresa organizada em estruturas matriciais.
  • C. com uso do raciocínio sistêmico, aquele que apreende toda a realidade, considerando que todas as suas partes estão articuladas.
  • D. na crença de que valores e objetivos são compartilhados, e pelo compartilhamento chega- se ao engajamento.
  • E. considerando que é necessário investir na qualidade do raciocínio, na capacidade de reflexão e na unidade de comando.

Para manutenção e desenvolvimento da saúde psíquica das pessoas no trabalho, faz-se necessário que a organização formal:

  • A. modifique sua estrutura, a fim de que as pessoas se sintam mais protegidas.
  • B. amplie os desafios profissionais, para que haja oportunidade de atualização das aptidões individuais mais importantes.
  • C. reduza a variedade e amplitude das tarefas, para diminuir o desgaste emocional.
  • D. direcionadasestimulerelaçõespessoais exclusivamente às necessidades de realização das metas.
  • E. estimule a criação de grupos e atividades adaptativas informais, para minimizar sintomas como apatia, passividade e dependência.

Sobre Gestão de Recursos Humanos, podemos afirmar que:

  • A. a alta gerência responsável, generosa e esclarecidadesenvolveráumgrupode funcionários eficazes, pois suas práticas atenciosas e humanas se disseminarão e permearão a organização.
  • B. como recursos humanos superiores criam a vantagem competitiva mais central, básica e poderosa possível, a gestão de recursos humanos precisa ter alta prioridade.
  • C. as pessoas adaptam-se a uma ampla variedade de tarefas e condições.
  • D. estimule relações pessoais direcionadas exclusivamente às necessidades de realização das metas.
  • E. estimule a criação de grupos e atividades adaptativas informais, para minimizar sintomas como apatia, passividade e dependência.

Sobre o comportamento humano numa organização, é incorreto afirmar que ele depende de:

  • A. fatores individuais.
  • B. fatores intragrupais
  • C. fatores intergrupais.
  • D. fatores da organização formal.
  • E. da combinação de todos estes fatores, os quais obedecem aos mesmos princípios de funcionamento.

Estudos feitos por Lewin, Lippit, White e Bales relacionam a eficácia de um grupo à competência da liderança. Nesse sentido, o papel do líder eficaz é:

  • A. exortar e incentivar os membros do grupo a exercitar uma boa comunicação entre si e com o líder.
  • B. em situações adversas compessoas diferentes,criar objetivos comuns, mediar os conflitos, utilizando o poder pessoal mais do que o poder formal.
  • C. fixar as tarefas que cada um deve realizar com clareza e cobrar os resultados.
  • D. autorizar os membros do grupo a estabelecerem a ordem de prioridade para execução de um elenco de projetos pré-determinados.
  • E. fornecer material, estabelecer metas para que o grupo escolha o que e como realizar suas atividades, mantendo-se como observador.

Em situações de mudança, a sobrevivência do grupo corre perigo quando:

  • A. a estrutura do grupo é pouco flexível.
  • B. existem subgrupos unidos ao grupo principal.
  • C. os subgrupos dentro do grupo são diferentes.
  • D. as redes de comunicação estão bem articuladas.
  • E. há pouca diferença entre os membros do grupo.
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