Questões de Psicologia do ano 2004

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nos processos de desenvolvimento patológico encontramos uma patologia onde o paciente vive a perda de algo que não chegou a existir para ele, se vê lançado a uma multidimensionalidade, sem saber como e por que, nem tampouco como regressar deste estado. Neste contexto o mundo interno e externo é experenciado sem discernimento ou proteção, é vivenciada a porosidade entre o eu e o não-eu todo o tempo, bem como, manifesta estados extremos e conturbações nos processos de pensamento. Esta patologia é conhecida como:

  • A.

    Fobia.

  • B.

    Histeria.

  • C.

    Depressão

  • D.

    Psicose.

A compreensão das diferenças individuais permite a busca de pessoas adequadas para a realização de trabalhos que sejam compatíveis com essas diferenças, promovendo um ajustamento entre o que elas são e o trabalho que realizam, beneficiando tanto as pessoas como a empresa. Dentro dessa perspectiva caracterizamos o processo de:

  • A.

    Treinamento de pessoal.

  • B.

    Recrutamento de pessoal.

  • C.

    Desenvolvimento de pessoal.

  • D.

    Seleção de pessoal.

Sobre a entrevista psicológica está INCORRETO afirmar que:

  • A.

    O entrevistador controla a entrevista, mas quem a dirige é o entrevistado.

  • B.

    Para obter o campo particular da entrevista devemos contar com um enquadramento rígido, que consiste em transformar um conjunto de constantes em variáveis.

  • C.

    A entrevista não pode substituir e nem excluir outros procedimentos de investigação da personalidade.

  • D.

    O enquadramento funciona como uma espécie de padronização da situação estímulo que oferecemos ao entrevistador.

A terapia que não possui técnicas, mas sim formas características, inspiradas e limitadas ao mesmo tempo pelos princípios nos quais ela se apóia é conhecida como:

  • A.

    Terapia Cognitiva.

  • B.

    Psicodrama.

  • C.

    Gestalt Terapia.

  • D.

    Terapia Rogeriana.

Nas organizações, equipes de trabalho são tipos especiais de grupos em que os integrantes estão comprometidos e, principalmente, envolvidos com as atividades que realizam em conjunto, independentemente do tipo de formação. Cada grupo é diferente do outro e possui uma personalidade própria, a qual denominamos:

  • A.

    Eqüidade

  • B.

    Sintalidade

  • C.

    Tecnonimia.

  • D.

    Cultura

Há diversas definições e conceitos ligados à identificação usados em psicopatologia. Ao mecanismo que implica o acesso ao nível superior de desenvolvimento psíquico, supondo sempre um ganho, denominamos de:

  • A.

    identificação progressiva.

  • B.

    identificação projetiva.

  • C.

    identificação regressiva.

  • D.

    identificação transitória.

O pioneiro na área da psicologia do corpo e na terapia orientada para o corpo foi:

  • A.

    Fritz Perls.

  • B.

    Alfred Adler.

  • C.

    Carl Jung.

  • D.

    Wilhelm Reich.

O movimento que se interessou pela utilidade dos processos mentais, estudando a atividade mental não em si e por si, mas como parte de todo o mundo da atividade biológica, como parte integral da evolução orgânica, buscando descobrir como age um processo mental, é conhecido por:

  • A.

    Estruturalismo.

  • B.

    Psicanálise.

  • C.

    Funcionalismo

  • D.

    Behaviorismo.

Na psicologia da educação encontramos diversas abordagens sobre o processo ensino-aprendizagem. A citação: "Não se pode ensinar diretamente a uma outra pessoa, pode-se, tão somente, facilitar-lhe a aprendizagem." É atribuída a:

  • A.

    Teoria da auto-atualização de Abraham Maslow.

  • B.

    Teoria da personalidade: aprendizagem centrada no aluno de Carl Rogers.

  • C.

    Teoria da psicologia da consciência de William James.

  • D.

    Teoria da aprendizagem e psicogênese de Jean Piaget.

Dentro dos princípios básicos de aprendizagem, podemos diferenciar o condicionamento clássico do condicionamento operante sob três aspectos: a natureza do estímulo, o tipo de resposta aprendida, a relação entre a resposta e o reforçamento. Assinale a alternativa abaixo que está INCORRETA.

  • A.

    A diferença mais importante é a relação entre o reforçamento à resposta dada.

  • B.

    No condicionamento operante o estímulo é uma situação duradoura que tem vários aspectos, apenas um dos quais é significativo para a aprendizagem.

  • C.

    No condicionamento clássico, a resposta, como estímulo, é específica.

  • D.

    No condicionamento operante o estímulo é um acontecimento específico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...